Copacabana Runners

Nove alimentos tops para retardar o envelhecimento

Frutas - National Cancer Institute Image Gallery

Embora a genética desempenhe um papel importante na determinação da velocidade que nós envelhecemos, os fatores ambientais desempenham um papel ainda maior. Fatores ambientais incluem clima, toxinas que estamos expostos e o fumo passivo. Mas, os fatores ambientais também incluem as escolhas do estilo de vida. Essas são decisões que nós escolhemos fazer – ou não. Isso inclui se nós fumamos ou fazemos exercícios. Mas a escolha mais importante nós fazemos todos os dias, é o que e quanto nós comemos. Essas escolhas podem, literalmente, afetar a nossa velocidade de envelhecimento. 

A qualidade das nossas calorias é tão importante quanto à quantidade. Nossas escolhas alimentares devem ser carregadas com o maior valor nutricional por caloria. 

Alimentos altamente processados e refinados (farinha branca, arroz branco, açúcar branco e macarrão) são carregados com calorias, mas sem valor nutricional.

Segue a lista com os grupos de alimentos ricos em antioxidantes e nutrientes densos para um Envelhecimento Positivo que pode ajudar a reduzir seu relógio enquanto você está tentando ou não perder peso

1. Frutas anti-envelhecimento: embora todas as frutas sejam em geral, excelentes fontes de nutrientes anti-envelhecimento, romãs, blueberries, ameixas e uvas roxas. As romãs se destacam, pois contêm a forma mais concentrada de antioxidantes das frutas. As ameixas contém boro, um mineral pensado para desempenhar um papel chave na prevenção da osteoporose. Junto com as ameixas, as uvas roxas também contêm componentes fenólicos. Essas ricas reservas de antioxidantes reduzem a incidência de doenças do coração por redução do processo de oxidação e por baixar os níveis do colesterol LDL.

Blueberries contém componentes que não só evitam a perda da memória e da coordenação motora decorrentes da idade, mas podem realmente ajudar a reverter o processo. As unidades contêm antocianina, um antioxidante que triplica o poder da vitamina C. Esse fitoquímico é conhecido por bloquear o envelhecimento celular causador do câncer e os efeitos de muitas doenças relacionadas à idade. Frescas ou secas, ameixas e uvas estão disponíveis durante o ano todo e oferecem uma maneira deliciosa de proteger o organismo contra os radicais livres, cânceres e outras doenças do coração. 

2. Vegetais anti-envelhecimento como tomate, abóbora, espinafre e outros folhosos verdes são excelentes fontes de lipídeos solúveis antioxidantes, significando que eles são armazenados no organismo. Os vegetais ricos em carotenóides (identificados por sua típica cor laranja-amarelado) são, talvez, os mais conhecidos por sua capacidade em ser convertidos em vitamina A, um aliado poderoso no anti-envelhecimento. Essencial para a saúde da visão, a vitamina A desempenha vários papéis na manutenção dos tecidos. É um poderoso antioxidante com efeitos que aumenta a função do sistema imune, oferecendo proteção contra queimaduras solares e inibindo o desenvolvimento de certos tipos de cânceres. A vitamina A está envolvida também na formação e manutenção da saúde da pele e do cabelo. 

3. Os grãos inteiros são uma poderosa fonte de nutrientes anti-envelhecimento. Eles contêm muitos dos mesmos antioxidantes encontrados em frutas e vegetais. Do fubá até o trigo e o arroz integral, os grãos inteiros são variados na forma e sabor e rico em proteínas, carboidratos complexos e fibras

4. Salmão e linhaça contém ômega 3, ácidos graxos essenciais. Já que nosso corpo não os produzem, eles são essenciais e nós devemos incluí-los na nossa dieta. Além de ajudar no nosso humor e função do cérebro, os ômega-3 são vitais para uma pele, cabelo e coração saudável. Além de peixes de água fria, como salmão, arenque e cavala, que são excelentes fontes, o ômega-3 também é encontrado em algas marinhas, agrião, semente de linhaça, nozes e amêndoas

5. Leguminosas. O grupo mais barato de alimentos anti-envelhecimento tem benefícios inestimáveis. Centenas de feijões, ervilhas, amendoim e lentilhas pertencem à família das leguminosas. Uma excelente fonte de fibras, as leguminosas também são ricas em ácido fólico, cálcio, ferro, potássio, zinco e antioxidantes. Além disso, suas proteínas e carboidratos complexos fornecem energia por horas. 

A família do feijão tem uma incomparável quantidade de fibras solúveis. Uma porção diária de feijões cozidos pode baixar os níveis sanguíneos de colesterol em até 18%, diminuindo assim o risco de doença cardíaca. A maioria das leguminosas contém proteases inibitórias. Outras leguminosas, como amendoim, contém resveratrol, um antioxidante que combate as doenças cardíacas por diminuir a oxidação do colesterol LDL e prevenir a coagulação do sangue. Amendoins também contêm fitoesteróis, que desempenham um papel protetor no combate ao câncer. 

6. Nozes e sementes são adições bem vindas em uma dieta anti-envelhecimento. É verdade que a maior parte de suas calorias são de gorduras, sendo o que nós precisamos para uma saciedade inteligente. Mas, em conjunto com uma dieta de frutas e vegetais frescos, proteína magra e grãos inteiros, as nozes e sementes promovem proteção contra doenças cardíacas e uma possível redução da pressão sanguínea. Elas também são ricas em proteínas e muitas das nozes também contém gorduras essenciais como o ômega 3. 

Como amendoim, abacate e alimentos a base de soja, muitas nozes e sementes também contém fitoesteróis, os “clones do colesterol”. Os fitoesteróis não só promovem a saúde cardíaca mas também são pensados para retardar a produção celular no intestino grosso, possibilitando assim a prevenção do câncer de colo.

7. Chá e cacau: ambos, tanto o chá verde e preto são excelentes fontes de potentes polifenóis, fortes antioxidantes com benefícios cardioprotetores, incluindo diminuição na absorção do colesterol, diminuição da atividade plaquetária e redução na oxidação do LDL colesterol. O chá verde também aparece para combater algumas células cancerígenas. 

Grama por grama, o cacau em pó natural apresenta a maior concentração de antioxidantes de todos. Os antioxidantes que eles contêm ajudam a reduzir as doenças cardíacas. Eles também são responsáveis pela dilatação do vaso sanguíneo, promovendo o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de doenças cardíacas. 

8. Azeite de oliva: Essa gordura saudável contém a maioria dos melhores nutrientes anti-envelhecimento. A primeira pressão ou azeite extra virgem tem uma alta concentração de vitamina E, ômega 3 e muitos antioxidantes. Escolha o azeite extra virgem para pratos prontos. Os azeites de oliva não extra virgens contém baixas concentrações de nutrientes anti-envelhecimento, mas eles resistem a altas temperaturas, necessárias para o cozimento. Eles também têm um sabor suave e podem ser usados em doces. Como outras gorduras boas encontradas no abacate e em nozes e sementes, o azeite de oliva é rico em calorias, devendo ser utilizados em pequenas quantidades, especialmente na tentativa de perda de peso. 

9. Especiarias e ervas: Uma grande variedade de especiaria e ervas são essenciais na despensa anti-envelhecimento. A canela contém um componente que torna mais sensíveis a insulina. Açafrão contém um potente antioxidante com propriedades anticarcinogênicas e os oréganos têm benefícios antibióticos. Outros temperos ricos em antioxidantes incluem cominho, alho, lavando, hortelã, cebola, alecrim e açafrão. 

Saiba mais:
Alimentação Saudável para Mulheres
Os 10 alimentos mais saudáveis
Alimentação e Coração Saudável
Alimentação e saúde dental
Alimentação Saudável
Linhaça e óleo de linhaça
Sementes de Linhaça
Benefícios e Propriedades da Linhaça
Azeite de Oliva
Frutas e Vegetais
Verduras, legumes e frutas para emagrecer
Frutas e verduras para emagrecer
Pirâmide alimentar atualizada
Reeducação alimentar



Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Créditos:
Dra. Bruna S. Burti 
Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Especializada em Suplementação: Prescrição de nutrientes e fitoterápicos na prática clínica e sportive.
Nutricionista CRN3-28101

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: