Copacabana Runners

Aloína

Aloe Vera - NIEHS

O que é aloína?

Aloína é um composto amarelo-limão isolado da planta aloe. Ela é usada como laxante para tratar constipação ao induzir os movimentos do intestino. Aloína pode causar cólicas abdominais.

Estrutura e preparação da aloína

A aloína extraída de fontes naturais é uma mistura de dois diastereómeros, chamados de aloína A (também conhecida como barbaloína) e aloína B (ou isobarbaloina), os quais têm propriedades químicas similares. 

Aloína é geralmente preparada pela extração a partir do látex da aloe, que é seco e transformado em pó para fazer o produto final, geralmente comercializado em tabletes ou como bebida. Produtos derivados do gel da planta aloe não contêm quantidades apreciáveis de aloína.

Efeitos da aloína

Uma vez ingerida, aloína eleva as contrações no cólon, o que induz a movimentos no intestino. Aloína também previne que o cólon reabsorva água do trato gastrointestinal, o que ocasiona fezes mais macias. 

Em altas doses, aloína pode ocasionar desequilíbrio eletrólito, diarréia e dor abdominal, os quais são os efeitos colaterais mais comuns. Mulheres grávidas não devem fazer uso da aloína, pois ela pode causar contrações uterinas.

Situação legal da aloína

Remédios derivados de plantas contendo aloína tem sido usados na medicina tradicional desde a antiguidade, porém seus efeitos colaterais em potencial fazem com que seja inadequado seu uso diário e para guardar em casa. 

Em 2002 o FDA (órgão americano que regula medicamentos) ordenou aos fabricantes que reformulem remédios sem necessidade de prescrição médica contendo aloína até que a agência tenha dados necessários para certificar sua segurança.

Saiba mais:
Aloe Vera





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Aloin" (en.wikipedia.org/wiki/Aloin).