Copacabana Runners

Causas da Anemia e Fatores de Risco

Hemoblodina - CDC/ Sickle Cell Foundation of Georgia: Jackie George, Beverly Sinclair

Causas da anemia

As três principais causa são:
* Perda de sangue.
* Falta de produção de células vermelhas.
* Altas taxa de destruição de células vermelhas.

Algumas pessoas têm anemia devido a mais de um desses fatores.

Perda de sangue e anemia

A perda de sangue é a causa mais comum de anemia, especialmente a por deficiência de ferro. A perda de sangue pode ser de curto prazo ou persistente. Menstruação pesada, sangramento no trato digestivo ou urinário, cirurgia, trauma e câncer podem causar perda de sangue. Se muito sangue for perdido, o corpo pode perder células vermelhas suficientes para causar anemia.

Falta de produção de células vermelhas e anemia

Condições médicas e fatores hereditários e adquiridos podem impedir o corpo de fabricar células vermelhas suficientes e ocasionar anemia. Exemplos de fatores e condições adquiridas que impedem o corpo de fabricar células vermelhas suficientes são: dieta, hormônios, algumas doenças crônicas, e gravidez.

Anemia e dieta

Uma dieta com falta de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 pode impedir o corpo de fabricar células vermelhas suficientes. O corpo também precisa de pequenas quantidades de vitamina C, riboflavina, e cobre para fabricar células vermelhas. Condições médicas que dificultam o organismo de absorver nutrientes também podem prejudicar a fabricação de células vermelhas.

Anemia e hormônios

O corpo precisa do hormônio eritropoietina para fabricar células vermelhas. Esse hormônio estimula a medula óssea para fabricar essas células. Baixo nível de eritropoietina pode ocasionar anemia.

Doenças e anemia

Doenças crônicas, como câncer e doença nos rins, podem dificultar a fabricação de células vermelhas suficientes. Alguns tratamentos para câncer podem danificar a medula óssea ou prejudicar a capacidade das células vermelhas carregarem oxigênio. Se a medula óssea for danificada, ela pode não mais ser capaz de fabricar células vermelhas rápido o suficiente para repor as que morreram ou foram destruídas. Pessoas com AIDS podem desenvolver anemia devido a infecções ou remédios usados para tratar suas doenças.

Anemia e gravidez

Anemia pode ocorrer durante a gravidez devido a alterações no sangue e baixos níveis de ferro e ácido fólico. Durante os seis primeiros meses de gravidez a porção de fluidos do sangue da mulher (plasma) aumenta mais rapidamente do que o número de células vermelhas sanguíneas. Isso pode ocasionar anemia por causa da diluição do sangue.

Anemia aplástica

Alguns bebês nascem sem a capacidade de fabricar células vermelhas suficientes. Essa condição médica é chamada anemia aplástica. Bebês e crianças com anemia aplástica geralmente precisam de transfusões de sangue para elevar a quantidade de células vermelhas. Fatores e condições adquiridas -- como certos medicamentos, toxinas e doenças infecciosas -- também podem causar anemia aplástica.

Altas taxa de destruição de células vermelhas e anemia

Condições e fatores hereditários e adquiridos podem fazer com que o corpo destrua muitas células vermelhas sanguíneas. Baço inchado ou doença nesse órgão podem ocasionar maior remoção de células vermelhas sanguíneas do que o normal, resultando em anemia.

Exemplos de condições herdadas que podem fazer o corpo destruir muitas células vermelhas incluem: talassemia, anemia falciforme, e falta de certas enzimas. Essas condições médicas ocasionam defeitos nas células vermelhas que as fazem morrer mais rápido do que o normal.

Anemia hemolítica é outro exemplo de condição médica na qual o corpo destrói muitas células vermelhas. Condições hereditárias podem causar esse tipo de anemia. Condições médicas adquiridas também podem causar anemia hemolítica, como por exemplo: desordens imunológicas, infecções, certos medicamentos, e reações a transfusões de sangue.

Fatores de risco para anemia

Os fatores que aumentam o risco da pessoa para anemia incluem:
* Dieta com pouco ferro, vitaminas ou sais minerais.
* Perda de sangue decorrente de cirurgia ou lesão.
* Doença grave ou de longo prazo como câncer, diabetes, doença nos rins, artrite reumatóide, AIDS, doença inflamatória do intestino, doença no fígado, insuficiência cardíaca e doença na tireóide.
* Infecções de longo prazo.
* Histórico familiar de anemia herdada, como talassemia e anemia falciforme.

Saiba mais:
Ácido fólico ou folato - O que é, quem precisa
Anemia na gravidez
Anemia Ferropriva - O que é
Anemia Ferropriva - Causas
Anemia ferropriva na infância
Anemia perniciosa ou megaloblástica - Deficiência de vitamina B12
Anemia perniciosa - Causas
Anemia perniciosa - Tratamento e prevenção
Anemia falciforme - O que é, causas e cura
Anemia falciforme - Diagnóstico, tratamento, alimentação
Ferritina alta e baixa
Anemia - O que é, sinais, sintomas e complicações
Tratamento da anemia e prevenção
Anemia ferropriva - deficiência de ferro
Ferro para corredores
Tabela de vitaminas
Hemorragia digestiva alta e baixa - Causas
Hemorragia digestiva - Diagnóstico e tratamento
Hemorragia digestiva alta e baixa, aguda e crônica - Sinais e sintomas
Sangramento retal - Tratamento, causas, sintomas
Sangue nas fezes - Melena ou hematoquesia
Hemorróidas externas e internas
Prevenir Anemia




 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI)