Copacabana Runners

Anemia falciforme - O que é, causas e cura

Hemoblodina - CDC/ Sickle Cell Foundation of Georgia: Jackie George, Beverly Sinclair

O que é anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença séria na qual o organismo fabrica células vermelhas sanguíneas em forma de “C”. Células vermelhas normais têm forma de disco e se movem facilmente pelos vasos sanguíneos. As células vermelhas sanguíneas contêm a proteína hemoglobina, a qual é rica em ferro, dá ao sangue a cor vermelha e carrega oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.

Pessoas com anemia falciforme têm hemoglobinas anormais que fazem as células ter forma de foice. Por terem essa forma anormal, essas células não se movem facilmente através dos vasos sanguíneos. Os blocos de células em forma de foice bloqueiam o fluxo sanguíneo que flui para os órgãos e membros. Vasos sanguíneos bloqueados podem causar dor, infecções sérias e danos a órgãos.

Visão geral da anemia falciforme

Anemia é uma condição médica na qual o sangue tem quantidade menor que a normal de células vermelhas. Anemia também ocorre quando as células vermelhas sanguíneas não têm hemoglobina suficiente.

Na anemia falciforme a quantidade menor de células vermelhas sanguíneas ocorre porque as células em forma de foice não duram muito tempo. Elas morrem geralmente depois de somente 10 a 20 dias e a medula óssea não consegue fabricar novas células vermelhas em velocidade suficiente para reposição.

Causas da anemia falciforme

Anemia falciforme é uma doença herdada que dura a vida toda. Pessoas com anemia falciforme herdam duas cópias do gene da doença uma do pai e outra da mãe. O gene da anemia falciforme faz o corpo fabricar hemoglobina anormal. A hemoglobina é uma proteína rica em ferro, que dá ao sangue sua cor vermelha e carrega oxigênio dos pulmões para o resto do organismo.

Na anemia falciforme as hemoglobinas se aglutinam ao transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Esses blocos de hemoglobinas fazem as células vermelhas ficarem com forma de foice. Então, as células vermelhas com formato de foice tendem a se juntarem nos vasos sanguíneos.

Cura da anemia falciforme

A anemia falciforme não tem cura amplamente disponível. Entretanto, existem tratamentos para os sintomas e complicações da doença. Transplantes de medula óssea podem oferecer cura para um pequeno número de casos.

Nos últimos 30 anos os médicos aprenderam muito sobre anemia falciforme. Eles conhecem suas causas, como afeta o corpo, e como tratar muitas das suas complicações. Devido às melhoras no tratamento, pessoas com anemia falciforme agora estão tendo vida muito mais longa.

Saiba mais:

Anemia falciforme - Sintomas e complicações
Anemia falciforme - Diagnóstico, tratamento, alimentação
Anemia - O que é, sinais, sintomas e complicações
Causas da anemia e fatores de risco
Ácido fólico ou folato - O que é, quem precisa
Ferritina alta e baixa




 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI)