Copacabana Runners

Anemia na gravidez - Riscos, o que fazer, sintomas, o que comer, tratamento

Gravidez - Women's Health.com

Anemia na gravidez é comum?

A anemia na gravidez é uma condição frequente, comum e perigosa. "Em países desenvolvidos, estima-se que aproximadamente 18% das gestantes apresentem anemia durante a gravidez. Nos países em desenvolvimento, o índice aumenta de maneira significante, variando de 35% a 75%", afirma o hematologista Sandro Melim da DASA, que representa em Mato Grosso as marcas Cedic/Cedilab.

Riscos da anemia na gravidez

Segundo o especialista, casos severos de anemia na gravidez estão associados a uma acentuada taxa de mortalidade entre as gestantes. Todavia, graus leves e moderados parecem não aumentar tal risco. Dr. Melim conta que grande parte dos casos está relacionada a questões socioeconômicas, como falta de nutrição adequada e dificuldade de acesso aos serviços de assistência pré-natal.

Além de questões socioeconômicas, a anemia gestacional acontece por diversas causas. "Entre os principais motivos está o aumento na demanda de ácido fólico pelo organismo - devido à produção dos tecidos e órgãos do feto", destaca o hematologista do Exame. Baixos níveis de ácido fólico colocam a gestante em risco de desenvolver anemia megaloblástica. Isso pode acarretar problemas irreversíveis para o feto, como defeitos na formação do tubo neural (estrutura que dá origem ao cérebro e à medula espinhal).

Há ainda o aumento na demanda de ferro pelo organismo, que também ocorre por causa da produção de células e tecidos do feto. A ausência de ferro aumenta o risco de desenvolvimento de anemia ferropriva - que pode levar ao desenvolvimento inadequado da placenta, gerando problemas durante a gestação e na hora do parto.

Sintomas da anemia na gravidez

Os sintomas da anemia durante a gravidez são idênticos aos apresentados por não grávidas. "O acompanhamento médico é imprescindível, pois muitos desconfortos podem ser confundidos com a doença. Por exemplo, fraqueza, sensação de falta de ar, fadigabilidade e irritabilidade podem ser relatadas por gestantes sem que estejam com graus significativos de anemia. Tais sintomas podem ser causados pelo aumento de peso, aumento do volume uterino, instabilidade emocional, entre outras alterações", explica Dr. Melim.

Diagnóstico da anemia na gravidez

O diagnóstico segue as mesmas linhas gerais da análise feita em não grávidas. É importante realizar avaliação da história clínica da gestante, assim como um exame físico completo. Além disso, exames laboratoriais para avaliar os estoques de ferro e ácido fólico do organismo podem ser necessários em vários momentos da gestação. Em casos mais severos, pode ser necessário lançar mão de exames de imagem e até mesmo procedimentos invasivos, como a amniocentese - que avalia a anemia diretamente no feto.

Tratamento e prevenção da anemia na gravidez - O que fazer e o que comer

Dr. Melim destaca que a prevenção da anemia na gestação pode ser feita com suplementação de ferro e ácido fólico, além de orientação nutricional para comer de forma saudável. É importante lembrar que gestantes vegetarianas devem fazer suplementação de outras vitaminas, como as do "complexo B", que estão presentes principalmente em alimentos de origem animal. As futuras mamães que desenvolvem anemia moderada e severa podem necessitar de doses maiores de ferro. "Em alguns casos, pode ser necessário usar reposição intravenosa de ferro ou mesmo hemotransfusões para o tratamento", conclui Dr. Sandro Melim.

Saiba mais:
Ácido fólico ou folato - O que é, quem precisa
Farinhas enriquecidas: Ferro Heme Não-Heme e esportistas - Ácido fólico , anemia ferropriva e sistema nervoso
Defeitos de Nascença - O que são, chances de ter
Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia
Pré-natal - Exames pré-natais
Pré-natal - Exames, acompanhamento e cuidados pré-natais
Anencefalia
Espinha bífida oculta, meningocele e mielomeningocele
Gravidez - Primeiro trimestre
Anemia Ferropriva - Causas
Anemia - O que é, sinais, sintomas e complicações
Causas da anemia e fatores de risco
Tratamento da Anemia e Prevenção
Alimentação durante a gravidez





 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Sobre a DASA
A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica e saúde preventiva da América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com mais de 12 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 330 unidades. Processa em média 10 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 18 marcas em 12 estados e no Distrito Federal - Delboni Auriemo e Lavoisier, em São Paulo; Bronstein, Lâmina e MedImagem, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Brasília e Tocantins; Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; Cedic e Cedilab no Mato Grosso; e LabPasteur e Unimagem, em Fortaleza.
*Informações atualizadas em dezembro de 2009

Sobre o Cedic e Cedilab Medicina Diagnóstica
O Cedic e Cedilab nasceram, respectivamente, há 14 e 9 anos no Mato Grosso e são considerados referências para o segmento de medicina diagnóstica. Juntos, somam mais de 200 colaboradores em nove unidades, que atuam na capital e na região metropolitana. São realizados mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar. Há dois anos, a marca é escolhida como o prestador de serviços em medicina diagnóstica mais lembrado pela população na região por meio do prêmio Top of Mind, realizado pela revista RDM, com os institutos Newcomdates Tecnologia da informação e Full Time Pesquisa de Mercado . O Cedic e Cedilab fazem parte da DASA, maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina e quinta maior no mundo. Para mais informações: cedic.com.br e cedilab.com.br .

Dados da Notícia:
Data de inclusão: 04/05/2010 
Empresa: STUDIO PRESS
Fone: (65) 3623-1274 
E-mail: redacao1@studiopresscomunicacao.com.br
Fax: (65) 3623-1274 
Contato: Eveline Teixeira