Copacabana Runners

Anencefalia

Cérebro - NIH

O que é anencefalia

A anencefalia é uma desordem cerebral que resulta de defeito no tubo neural. Quando o feto sofre de anencefalia há ausência de uma grande porção do cérebro, crânio e escalpo. Bebês com anencefalia nascem sem a parte frontal do cérebro, que é a maior parte deste consistindo principalmente dos hemisférios cerebrais responsáveis pelo pensamento. O tecido cerebral remanescente geralmente fica exposto -- sem cobertura de ossos ou pele.

Apresentação da anencefalia

O "National Institute of Neurological Disorders and Stroke" (NINDS) apresenta a anencefalia da seguinte forma:
"Uma criança que nasce com anencefalia é geralmente cega, surda, inconsciente e incapaz de sentir dor. Embora alguns indivíduos com anencefalia possam nascer com tronco cerebral rudimentar, a falta da parte frontal do cerebral funcionando elimina permanentemente a possibilidade de algum dia ganhar consciência. Podem ocorrer ações reflexas, como respirar e respostas a sons ou toques."

Diagnóstico da anencefalia

Geralmente anencefalia pode ser diagnosticada antes do nascimento através de exame de ultra-sonografia. O teste de alfafetoproteína de soro materno e ultra-sonografia detalhada do feto podem ser úteis para diagnóstico de defeitos do tubo neural, como anencefalia. Existem diagnósticos falsos para anencefalia, muitas vezes confundida com exencefalia (malformação na qual o cérebro está situado fora do crânio) e microcefalia (condição na qual tamanho da cabeça é menor do que o tamanho típico para a idade do feto).

Causas da anencefalia

As causas da anencefalia são desconhecidas. Embora acredita-se que a dieta da mãe e sua ingestão de vitaminas possam ter alguma influência, cientistas acreditam que muitos outros fatores também estão envolvidos
. Estudos recentes têm mostrado que a suplementação de ácido fólico (vitamina B9) na dieta da mulher em idade reprodutiva possa reduzir significativamente a incidência de defeitos no tubo neural. Desta forma, é recomendado que mulheres em idade reprodutiva consumam 0,4 mg de ácido fólico diariamente.

Incidência de anencefalia

Nos Estados Unidos aproximadamente de 1.000 a 2.000 bebês nascem com anencefalia cada ano. Pesquisas sugerem que bebês do sexo feminino têm maior probabilidade de ser afetados pela anencefalia.

Prognóstico e tratamento da anencefalia

Não existe cura ou tratamento para anencefalia, e o prognóstico é ruim. A maioria dos bebês com anencefalia não sobrevive ao nascimento. Caso o bebê não nasça morto, ele geralmente morre em algumas horas ou dias após o nascimento. No Brasil a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que deixe de ser considerado crime o aborto de feto com anencefalia. A entidade defende que, além de ser potencialmente perigoso para a gestante, carregar um feto anômalo que não sobreviverá ofende a dignidade humana da mulher.

Saiba mais:
Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia
Ácido fólico ou folato - O que é, quem precisa
Fontes de vitaminas
Vitaminas do complexo B - B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12
Vitaminas
Alimentos com suas vitaminas A, B, C, E, D, K
Tabela de vitaminas
Vitaminas das frutas - Laranja, banana, kiwi
Defeitos de Nascença - O que são, chances de ter
Defeitos de Nascença - Genética, consumo de álcool, drogas e cigarro
Pré-natal - Exames pré-natais
Pré-natal - Exames, acompanhamento e cuidados pré-natais
Gravidez - Terceiro trimestre de gestação
Gravidez - Segundo trimestre de gestação
Gravidez - Primeiro trimestre
Parto prematuro e Bebê prematuro
Gravidez de alto risco
Sangramento no início da gravidez, na gravidez avançada e parto



Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


 

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Anencephaly" (en.wikipedia.org/wiki/Anencephaly).



VoltarVoltar a mulher corredora