Copacabana Runners

Ansiedade - Sintomas e tipos

Dor de cabeça - Mediline plus

O que são transtornos de ansiedade

A maioria das pessoas experimenta ansiedade em algum momento da vida e algum nervosismo em antecipação ao uma situação real, isso é considerado normal. Porém, se a pessoa não consegue se livrar de preocupações não desejadas, ou se as sensações de ansiedade chegam ao ponto de evitar atividades cotidianas, ela provavelmente sofre de um transtorno de ansiedade.

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

Entre os sintomas de transtorno de ansiedade generalizada estão preocupação exagerada crônica, tensão, e irritabilidade que parecem não ter causa que são mais intensos do que a situação justificaria. 

Esses sintomas psicológicos geralmente são acompanhados de sinais físicos como dificuldade para dormir, agitação, dor de cabeça, tremores, espasmos, tensão muscular e sudorese. Se alguém passa pelo menos seis meses preocupado excessivamente por problemas cotidianos, isso pode indicar transtorno de ansiedade generalizada e a pessoa deveria consultar um médico para diagnóstico.

Tratamento do transtorno de ansiedade generalizada

Ansiedade está entre os transtornos mentais mais comuns e tratáveis. Tratamentos efetivos incluem psicoterapia, técnicas de relaxamento e treinamento em biofeedback para controlar a tensão muscular. Remédios, mais comumente ansiolíticos como benzodiazepinas, podem ser usados em alguns casos.

Tipos de transtornos de ansiedade seus sintomas e tratamentos

Além de transtorno de ansiedade generalizada, outros tipos mais comuns de transtornos de ansiedade incluem Síndrome do pânico, fobias e transtorno de estresse pós-traumático.

Síndrome do pânico
Pessoas com síndrome do pânico experimentam terror que ataca subitamente sem viso. Uma vez que não podem prever quando os ataques de pânico acontecerão, muitas pessoas vivem com preocupação permanente que eles possam acontecer a qualquer momento. Algumas vezes a combinação de psicoterapia e medicação é o mais eficaz para controlar os sintomas. O tratamento apropriado ajuda de 70 a 90% das pessoas com síndrome do pânico, geralmente em 6 a 8 semanas.

Fobias
As fobias são medos irracionais que levam as pessoas a evitar certas coisas ou situações que engatilham ansiedade intensa. Fobias ocorrem de várias formas, por exemplo agorafobia é o medo de ficar em qualquer situação que poderia engatilhar um ataque de pânico e do qual a escapada seria difícil. Fobia social é o medo de ficar extremamente embaraçado na frente de outras pessoas. A fobia social mais comum é o medo de falar em público. A psicoterapia é o tratamento com melhor eficácia para as fobias. Medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos, também podem ajudar a aliviar os sintomas.

Transtorno do estresse pós-traumático
Pesquisadores agora sabem que qualquer um, mesmo crianças, podem desenvolver transtorno do estresse pós-traumático se testemunhou ou participou de uma ocorrência traumática, especialmente se essa representou risco de vida. Transtorno do estresse pós-traumático pode ser resultado de experiências terrificantes como estupro, seqüestro, desastre natural, guerra ou acidente sério. O dano psicológico desses incidentes pode interferir com a capacidade da pessoa manter um emprego ou ter relacionamentos. Os sintomas podem variar desde reviver constantemente o avento, até entorpecimento emocional geral. Ansiedade persistente, reações assustadas exageradas, dificuldade de concentração, pesadelos e insônia são comuns. A psicoterapia pode ajudar pessoas com transtorno do estresse pós-traumático a recuperar o controle sobre a vida. Apoio da família e amigos ajuda na recuperação. Medicamentos podem reduzir a ansiedade, melhorar os sintomas de depressão e ajudar a dormir.

Saiba mais:
Transtornos de ansiedade - Tipos e tratamentos
Ansiedade - Diagnóstico e Tratamento
O bom humor está na cozinha
Antidepressivos
Exercícios Físicos e Depressão
Timidez e Fobia Social
Fobia Social e Fobias Específicas com seus Tipos
Transtorno de ansiedade generalizada
Como tratar e controlar a ansiedade
Tratamento da ansiedade - Remédios e psicoterapia
Síndrome do Pânico - Tratamento, Sintomas
Síndrome do Pânico
Ataque de Pânico
Stress
Você sabe lidar com o estresse?
Distúrbios da ansiedade infantil
Pedalar diminui ansiedade
Transtorno de Estresse Pós-traumático
Gagueira - O que é, causas, tratamento
Gagueira: o que causa essa perturbação da fala?





 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Mental Health Information Center