Copacabana Runners

Ansiedade - Diagnóstico e Tratamento

Ansiedade - WomensHealth.gov

Ansiedade é uma combinação complexa de sentimentos de medo, apreensão e preocupação, geralmente acompanhada de sensações físicas como palpitações, dor no peito e/ou falta de ar. Ansiedade pode existir como uma desordem cerebral principal, ou pode estar associada a outros problemas médicos incluindo transtornos psiquiátricos.

Um caso crônico recorrente de ansiedade, que afeta seriamente a vida da pessoa, pode ser diagnosticado como transtorno de ansiedade. As mais comuns são: transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, fobia social e fobias específicas, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático

Diagnóstico da ansiedade

Um bom histórico médico e exame físico são essenciais para o diagnóstico inicial de qualquer transtorno de ansiedade, a fim de excluir qualquer outra condição médica significativa e tratável que poderia estar causando os sintomas. Histórico familiar de transtornos de ansiedade, ou outra doença psiquiátrica, fortalece os indícios para um caso de desordem de ansiedade. Uma vez que há grande associação entre ansiedade e outros problemas psiquiátricos, incluindo abuso de drogas e depressão, o exame médico deve incluir a verificação de sinais de uso de drogas intravenosas ou episódios anteriores de auto-flagelação.

Visão geral do tratamento da ansiedade

Os sintomas agudos de ansiedade geralmente são controlados com agentes ansiolíticos como os benzodiazepínicos. Diazepam (valium) foi uma das primeiras dessas drogas. Hoje há uma grande variedade de agentes anti-ansiedade baseados em benzodiazepínicos, porém somente dois foram aprovados para ataques de pânico, Klonopin (Clonazepam) e Xanax (Alprazolam). Todos os benzodiazepínicos causam dependência química, e o uso extensivo deve ser cuidadosamente monitorado por um médico, de preferência um psiquiatra. É importante que, uma vez que o paciente seja colocado sob regime de uso regular de benzodiazepínicos, esta medicação não seja interrompida abruptamente.

Alguns dos antidepressivos SSRI (selective Serotonin reuptake inhibitors), ou inibidores seletivos do transportador da serotonina, têm sido usados com variados níveis de sucesso para tratar pacientes com ansiedade crônica. Beta bloqueadores algumas vezes também são usados para tratar sintomas somáticos associados à ansiedade.

Terapia cognitiva e de comportamento são as formas de psicoterapia mais populares e eficientes para tratar a ansiedade. Exercícios e outras atividades físicas também são bons para aliviar o estresse e ansiedade.

Uma variedade de medicações de balcões de drogarias são usados por causa das suas alegadas propriedade anti-ansiedade. Kava Kava é um tratamento herbal popular. Raiz de valeriana e camomila também têm reputação de possuir propriedades sedativa e anti-ansiedade.

Muitos cientistas acreditam que benzodiazepínicos e outros remédios anti-ansiedade são excessivamente prescrevidos e têm potencial de criar dependência. Entre os benzodiazepínicos, Xanax (alprazolam)  parece ser o com maior potencial de criar dependência devido à sua rápida ação e curta meia-vida na corrente sangüínea. A interrupção abruta do uso de qualquer benzodiazepínico pode resultar em ânsia, dor estomacal, câimbra, elevação da ansiedade, insônia, entre outros efeitos.

Auto-ajuda e técnicas de relaxamento também desempenham importante papel no alívio dos sintomas da ansiedade. Auto-ajuda inclui dieta apropriada, exercícios físicos, rir, técnicas de respiração, caminhada rápida, sono adequado, etc. Há várias técnicas de relaxamento disponíveis, converse sobre isso com seu médico.

Saiba mais:

Transtorno de ansiedade generalizada
Como tratar e controlar a ansiedade
Tratamento da ansiedade - Remédios e psicoterapia
Ansiedade - Sintomas e tipos

Distúrbios da ansiedade infantil

Como atenuar a ansiedade pré-competição?

Pedalar diminui ansiedade

Paranóia - Pensamento paranóico

Estresse e sua saúde
Fobia Social e Fobias Específicas com seus Tipos

Labirintite - O que é, sintomas, causas, tratamento, ansiedade

Timidez e Fobia Social
Transtorno de Estresse Pós-traumático

Exercícios Físicos e Depressão

Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC
Neurose
Psicopata e Psicopatia
Psicopatas
Esquizofrenia
Síndrome do Pânico - Tratamento, Sintomas
Síndrome do Pânico
Transtorno Bipolar ou Psicose Maníaco Depressiva

Distimia e depressão
Depressão e o Desejo Sexual
Depressão - Tipos
Depressão - Sintomas e causas
Depressão - Diagnóstico, tratamento com antidepressivos e psicoterapia
Alimentos para espantar Depressão - Triptofano, Folato, Camomila ...



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2005, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Anxiety" (en.wikipedia.org/wiki/Anxiety).