Copacabana Runners

Apendicite
Sintomas, tratamento, causas, prognóstico

Apendicite - Open i

Apendicite é uma condição caracterizada pela inflamação do apêndice. Ainda que casos moderados de apendicite possam se resolver sem tratamento, muitos requerem a remoção do apêndice inflamado através da laparotomia ou laparoscopia. Caso não haja tratamento a mortalidade é alta, principalmente devido à peritonite e choque quando o apêndice inflamado se rompe.

Causas da apendicite

É possível que material fecal fique hospedado no apêndice, ocasionando infecção bacteriana, a qual pode causar apendicite. Se a condição não for tratada, o apêndice pode tornar-se gangrenoso e eventualmente romper-se, ocasionando peritonite, septicemia e eventualmente a morte.

Sintomas da apendicite

A dor no apêndice geralmente começa centralizada (periumbilical) antes de se localizar na fossa ilíaca direita (a parte do abdômen de baixo à direita). Freqüentemente há anorexia (perda de apetite) associada. Febre geralmente está presente. Náusea, vômito e diarréia podem ou não acontecer.

Tratamento da apendicite

O tratamento da apendicite pode ser feito através da remoção do apêndice por procedimento cirúrgico chamado
apendicectomia (também conhecido como apendectomia). Antibióticos são geralmente administrados intravenosamente para ajudar a matar as bactérias remanescentes, e desta forma reduzir a inflamação.

Prognóstico

A maioria dos pacientes com apendicite recuperam-se facilmente com o tratamento. Porém, podem acontecer complicações se o tratamento for postergado ou se ocorrer peritonite.
A recuperação depende da idade, condição, complicações e outras circunstancias, mas geralmente acontece entre 10-28 dias.

A possibilidade real de peritonite crônica, que requer tratamento por toda a vida, é a razão pela qual apendicite aguda requer avaliação precoce e tratamento rápido. Apendicectomias tem ocasionalmente sido feitas em condições de emergência, quando uma avaliação médica a tempo não pôde ser feita.

Saiba mais:
Apendicite - O que é, causas, sintomas, tratamento e cirurgia
Peritonite

Dores abdominais e estomacais - gases, gravidez, dor constante



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Appendicitis" (en.wikipedia.org/wiki/Appendicitis).