Copacabana Runners

Artrite Reumatóide - Tratamento

Artrite - NIH.gov

Os médicos usam uma variedade de estratégias para tratar artrite reumatóide. Estas estratégias de tratamento são utilizadas em diferentes combinações e períodos de tempo durante o curso da doença e escolhidas de acordo com a situação individual do paciente. Porém, não importando qual o tratamento escolhido para artrite reumatóide, os objetivos são os mesmos: aliviar a dor, reduzir a inflamação diminuir ou interromper os danos às articulações, e melhorar a sensação de bem-estar e capacidade funcional.

Boa comunicação entre o paciente e médico é necessária para um tratamento eficiente. Conversar com o médico pode ajudar a assegurar que os programas de exercícios e controle da dor sejam fornecidos da forma necessária e que remédios sejam prescritos apropriadamente. Conversar com o médico também pode ajudar pessoas que estão tomando decisões sobre cirurgia. 

Objetivos do tratamento para artrite reumatóide:
* Aliviar a dor.
* Reduzir inflamação.
* Diminuir ou interromper os danos às articulações.
* Melhorar a sensação de bem-estar da pessoa.
* Melhorar a capacidade funcional do paciente.

Estratégias de tratamento para artrite reumatóide:
* Estilo de vida: descanso e exercícios.
* Medicamentos.
* Cirurgia.
* Monitoramento da rotina e cuidados contínuos.

Descanso e exercícios físicos no tratamento da artrite reumatóide

Pessoas com artrite reumatóide precisam de bom equilíbrio entre descanso e exercício físico, com mais descanso quando a doença está ativa e mais exercício quando não está. Descanso ajuda a reduzir a inflamação e dor nas articulações e diminuir a fadiga. A duração do descanso varia de pessoa para pessoa, mas em geral vários pequenos períodos de descanso são melhores do que longos descansos na cama.

Exercício físico é importante para manter músculos fortes e saudáveis, preservar a mobilidade articular e manter a flexibilidade. Exercício também pode ajudar as pessoas a dormir melhor, reduzir a dor, manter atitude positiva e emagrecer. Programas de exercícios físicos devem levar em consideração as capacidade físicas, limitações e necessidades da pessoa.

Dieta saudável e artrite reumatóide

É importante uma dieta nutritiva com as quantidades adequadas de calorias, proteínas e cálcio. Algumas pessoas podem precisar ter cuidado ao ingerir bebidas alcoólicas por causa das medicações que tomam para o tratamento da artrite reumatóide.

Clima e artrite reumatóide

Algumas pessoas notam que sua artrite piora quando há mudança súbita no clima. Porém, não há evidência que um clima específico possa prevenir ou reduzir os efeitos da artrite reumatóide.

Remédios no tratamento da artrite reumatóide

A maioria das pessoas com artrite reumatóide toma remédios. Alguns remédios são usados somente para alívio da dor, outros para reduzir a inflamação. Há ainda outros remédios que tentam retardar o curso da doença.

Cirurgia no tratamento da artrite reumatóide

Vários tipos de cirurgias estão disponíveis a pacientes com dano grave na articulação. Os principais objetivos das cirurgias são reduzir a dor, e melhorar a função da articulação afetada e a capacidade do paciente realizar atividades rotineiras. Porém, a cirurgia não é para todos com artrite reumatóide e a decisão deve ser feita cuidadosamente pelo paciente e médico. As cirurgias mais comuns incluem substituição da articulação, reconstrução do tendão e sinovectomia.

Monitoramento da rotina e cuidados contínuos no tratamento da artrite reumatóide

O cuidado médico regular é importante para monitorar o curso da artrite reumatóide, determinar a eficiência e efeitos adversos dos remédios, e mudar as terapias se necessário. O monitoramento tipicamente inclui visitas regulares ao médico. Também pode incluir testes de sangue, urina, raio-x, e outros.

Pacientes com artrite reumatóide também podem discutir com o médio a prevenção da osteoporose como parte dos cuidados contínuos de longo prazo. Osteoporose é uma condição médica na qual os ossos ficam frágeis. Ter artrite reumatóide eleva o risco de desenvolver osteoporose tanto em homens como em mulheres, especialmente para pessoas que tomam corticosteróides. Tais pacientes podem discutir com o médico os benefícios potenciais de suplementos de cálcio e vitamina D, entre outros tratamentos para osteoporose.

Saiba mais:
Artrite Reumatóide
Artrite e exercícios físicos - Articulações e doenças reumáticas
O que é artrose ou osteoartrite
Artrite Psoriática - O que é, sintomas, causas
Artrite e exercícios físicos
Diagnóstico da Artrose ou Osteoartrite
Osteoartrite - impacto da perda de peso
Cirurgia de substituição de articulação - Prótese no joelho e quadril
Ácido Úrico / Gota Úrica - Sintomas, Dieta e Nutrição
Hiperuricemia e gota - O que é, tratamento
Gota - O que é essa doença, tratamento, causas, diagnóstico
Ácido úrico e gota
Estenose espinhal e artrose na coluna vertebral



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (NIAMS)