Copacabana Runners

Tratamento da Artrose ou Osteoartrite

Artrite - NIH.gov

Como é o tratamento da artrose ou osteoartrite

A maioria dos tratamentos bem sucedidos para artrose (osteoartrite), envolvem uma combinação elaborada para as necessidades, estilo de vida e saúde do paciente. 

A maioria dos tratamentos para artrose (osteoartrite) incluem formas de controlar a dor e melhorar a funcionalidade. Tais tipos de tratamento podem incluir exercício físico, controle de peso, descanso e alívio do estresse sobre as articulações, técnicas para alívio da dor, remédios, cirurgia e terapias complementares.

Exercício físico

Pesquisas mostram que exercício físico é uma das melhores formas de tratamento para artrose. Exercícios físicos podem melhorar o humor, diminuir a dor, melhorar a flexibilidade, fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea, controlar o peso, e melhorar o estado de condicionamento físico geral. Exercício físico também não é caro e, feito de forma correta, tem poucos efeitos colaterais. A quantidade é tipo de exercício prescrito dependerá de quais articulações apresentam artrose, o quanto estáveis elas estão, e se já foi feito alguma substituição de articulações. Caminhada, natação e aeróbica na água são alguns tipos populares de exercício físico para pessoas com artrose. O fisioterapeuta pode recomendar tipos específicos de exercícios para a situação particular de cada paciente.

Controle de peso

Pacientes com artrose que estão acima do peso ou obesos devem tentar emagrecer. O controle do peso reduz o estresse nas articulações que suportam peso, limita lesões futuras, e aumenta a mobilidade. Um nutricionista pode ajudar o paciente a desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Uma dieta saudável e exercício físico regular podem ajudar a reduzir o peso.

Descanso e alívio do estresse sobre as articulações

Planos de tratamento para artrose geralmente incluem o descanso. Pacientes devem aprender a reconhecer os sinais do corpo e quando parar ou diminuir suas atividades. Isso prevenirá a dor causada pelo esforço excessivo. Embora a dor possa tornar o sono difícil, dormir apropriadamente é importante para controlar a dor da artrose. Se a pessoa tem problemas para dormir, deve procurar por técnicas de relaxamento e alívio do estresse, além de agendar o horário dos remédios de forma que obtenha o máximo de alívio da dor durante a noite.

Alívio da dor

Há algumas formas de alívio da dor para pessoas com artrose como:

Calor e frio - Calor ou frio (ou a combinação dos dois) pode ser útil no alívio da dor das articulações. Calor pode ser aplicado de diferentes formas para aumentar o fluxo de sangue e melhorar a dor e rigidez. Em alguns casos, bolsas de gelo reduzem a inflamação e aliviam a dor. 


TENS - Essa é uma técnica que usa um pequeno aparelho eletrônico para direcionar pulsos elétricos moderados às terminações nervosas na área dolorida.

Massagem - A massoterapia pode ser útil porém, como as articulações com artrose são sensíveis, o massoterapeuta deve estar familiarizado com os problemas da doença.

Remédios para controlar a dor

Os médicos podem prescrever remédios para eliminar ou reduzir a dor. Eles consideram vários fatores quando receitam remédios para os pacientes com artrose, como por exemplo a intensidade da dor, efeitos colaterais potenciais, histórico médico e outras medicações que estão sendo tomadas.

Cirurgia

Para muitas pessoas a cirurgia ajuda a aliviar a dor e efeitos desabilitantes da artrose. O cirurgião pode substituir as articulações afetadas por próteses. A decisão de utilizar a cirurgia depende de vários fatores, incluindo a idade do paciente, ocupação, nível de desabilitação causado pela artrose, intensidade da dor, e grau com que a doença afeta o estilo de vida. Depois da cirurgia e reabilitação, o paciente geralmente sente menos dor e inchaço, e pode mover-se mais facilmente.

Terapias complementares

Quando o tratamento médico convencional não provê alívio suficiente para a dor, algumas pessoas tentam terapias complementares. A seguir algumas dessas terapias usadas para tratamento da artrose:

Acupuntura - Algumas pessoas têm encontrado alívio da dor usando acupuntura.

Remédios populares - Esse incluem beber chás de ervas, usar bracelete de cobre, tomar banho de lama, etc. Ainda que algumas dessas opções por si mesmas não sejam perigosas, não há comprovação que elas ajudem no tratamento de artrose, além de poderem ser caras e fazer com que as pessoas atrasem ou abandonem o tratamento médico.

Suplementos nutricionais - Nutrientes com a glicosamina e sulfato de condroitina têm sido reportados por melhorar os sintomas de pessoas com artrose. Estudos adicionais estão sendo feitos para avaliação mais profundamente dessas alegações.

Saiba mais:
O que é artrose ou osteoartrite
Diagnóstico da Artrose ou Osteoartrite
Osteoartrite - impacto da perda de peso
Estenose espinhal e artrose na coluna vertebral
Artrite Psoriática - O que é, sintomas, causas
Artrite Reumatóide - Tratamento
Artrite Reumatóide
Hiperuricemia e gota - O que é, tratamento
Gota - O que é essa doença, tratamento, causas, diagnóstico
Ácido úrico e gota
Cirurgia de substituição de articulação - Prótese no joelho e quadril
Fibromialgia - Sintomas e causas
Fibromialgia - Tratamento, fisioterapia, medicamentos
Fibromialgia tem cura?
Exercícios de Alto Impacto e Artrose
Artroscopia - Cirurgia para o joelho
Artrite e exercícios físicos



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (NIAMS)