Copacabana Runners

Lombriga e Ascaridíase

Lombriga - DPDx

O que são ascaridíase e lombriga

A ascaridíase é uma doença causada pelo parasita Ascaris lumbricoides, um nematóide conhecido popularmente como lombriga

Provavelmente até 1/4 da população mundial esteja infectada por lombriga, e ascaridíase é particularmente prevalente em regiões tropicais e áreas com higiene ruim. 

A infecção ocorrer através de ingestão de alimentos contaminados com fezes contendo ovos da lombriga. A larva eclode, escava o intestino, alcança os pulmões e migra para o trato respiratório. De lá, a lombriga é então deglutida novamente e amadurece no intestino, onde alcança 30 cm de extensão. A lombriga adulta fica ancorada nas paredes do intestino. 

As infecções de lombriga são geralmente assintomáticas. Porém, ascaridíase pode ser acompanhada de inflamação, febre e diarréia. Sérios problemas de saúde podem se desenvolver se a lombriga migrar para outras partes do corpo.

Ciclo de vida da lombriga e sintomas

A primeira aparição de ovos nas fezes se dá em 60-70 dias. Na lombriga larval os sintomas ocorrem 4-16 dias depois da infecção. Os sintomas finais são desconforto gastrointestinal, cólica, vômito, febre e observação de lombrigas vivas nas fezes. Alguns pacientes podem ter sintomas pulmonares ou desordens neurológicas durante a migração da larva. Porém, geralmente há pouco ou nenhum sintoma. Uma massa de lombrigas pode obstruir o intestino. A larga migrando pode causar pneumonia e eosinofilia.

Fontes de transmissão da lombriga

As fontes de transmissão da lombriga são solo e vegetação onde material fecal contendo ovos foi depositado. Ingestão dos ovos do solo contaminado com fezes humanas, ou contaminação de água e vegetais que são posteriormente ingeridos, são as principais rotas de infecção. Contato com animais de estimação que estiveram em solo contaminado também pode resultar em infecção. 

A transmissão também pode ocorrer ao reciclar água para uso em lavouras. Ascaridíase não pode ser transmitida por contato direto de pessoa para pessoa.

Diagnóstico da ascaridíase

Geralmente o diagnóstico acontece por acaso, quando a lombriga aparece nas fezes ou vômito. Amostras de fezes podem diagnosticar ascaridíase. Larva de lombriga pode ser encontrada em secreções gástricas ou respiratórias em doença pulmonar. Exame de sangue pode demonstrar
eosinofilia periférica. O raio-x também pode acusar a presença de lombriga.

Sintomas da ascaridíase

Os pacientes podem permanecer assintomáticos por longos períodos de tempo. No estágio larval, quando a lombriga migra pelo corpo, pode ocorrer danos viscerais, peritonite, inflamação, inchaço no fígado ou baço, toxidade e pneumonia. Uma infestação grande de lombriga pode causar deficiência nutricional. 

Outras complicação, algumas vezes fatais, incluem obstrução do intestino por massa de lombriga e obstrução do duto biliar ou do duto pancreático. Lombriga obtém a maior parte de seus nutrientes de alimentos parcialmente digeridos no intestino. Desta forma, ascaridíase não produz anemia como algumas outras infecções por vermes.

Tratamento para infecção por lombriga

Há vários remédios disponíveis para tratamento da ascaridíase, que imobilizam e matam a lombriga. Corticosteróide também podem ser usados para tratar alguns dos sintomas, como inflamação. Deve-se sempre procurar um médico para tratamento.

Prevenção da infecção por lombriga

A prevenção da infecção por lombriga inclui: uso de banheiros, eliminação segura de dejetos humanos, proteção de alimentos da sujeira e solo, lavar cuidadosamente os vegetais, e lavar as mãos. Em áreas endêmicas o alimento colhido no solo nunca deve ser ingerido antes de lavar bem ou cozinhar.

Saiba mais:
Verminose por lombriga ou ascaridíase
Lavar as mãos - Por que é importante?
Giardíase - Infecção por Giárdia
Amebíase
Disenteria bacteriana e amébica
Intoxicação por Salmonela - Salmonelose
Intoxicação Alimentar
Dor abdominal
Dor de Barriga
Soro Caseiro
Diarréia em crianças e bebês
Diarréia crônica
Diarréia - Causas, sintomas, tratamento, conduta nutricional
Perigos da desidratação
Cólera
Hidratação - O que beber
Isotônicos - Quando e como usá-los
Enterobíase ou infecção por oxiúros - Sintomas e tratamento
Amarelão ou Ancilostomíase



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:



Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Artigos relacionados:
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Ascariasis" (en.wikipedia.org/wiki/Ascariasis).