Copacabana Runners

AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular cerebral ou derrame cerebral

Cérebro - NIMH

O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, pode ser prevenido e tratado. A melhor compreensão das causas do AVC tem ajudado pessoas a fazer mudanças no estilo de vida que diminuem a taxa de morte por AVC.

Prevenção do AVC

Ainda que o histórico familiar de AVC desempenhe um papel no risco, há muitos outros fatores que podem ser controlados: 

* Caso tenha pressão alta, trabalhe com seu médico para controlá-la. Controlar a pressão alta é a coisa mais importante para evitar um AVC.

* Caso fume, pare de fumar.

* Caso tenha diabetes, aprenda como controlá-la. Muitas pessoas não sabem que têm diabetes, a qual é um fator de risco importante para doença cardíaca e AVC.

* Caso esteja acima do peso, procure emagrecer com dieta saudável e exercícios físicos.

* Caso tenha colesterol alto, trabalhe com seu médico para diminuí-lo. Alto nível de colesterol total no sangue é um risco importante para doença cardíaca, a qual eleva o risco de AVC. 

Diagnóstico do AVC

Os médicos possuem várias técnicas e equipamentos que ajudam no diagnóstico de AVC rapidamente e com precisão. O primeiro passo no diagnóstico é um pequeno exame neurológico ou avaliação do sistema nervoso.

Quando um paciente possivelmente com AVC chega ao hospital, o médico ou enfermeiro perguntará a ele ou ao seu acompanhante o que aconteceu e quando os sintomas começaram. Testes de sangue, eletrocardiograma, tomografia cerebral e ressonância magnética geralmente são feitos.

O médico pode fazer perguntas e mandar o paciente realizar testes físicos e mentais para avaliar a gravidade do AVC.

Já que a tomografia computadorizada está disponível a todas as horas na maioria dos grandes hospitais, ela é a técnica de diagnóstico mais usada para AVC, uma vez que produz imagens rapidamente. A tomografia computadorizada também possui vantagens únicas no diagnóstico. Ela pode ocasionalmente eliminar uma hemorragia e mostrar um tumor que poderia mimetizar um AVC.

Se o AVC for causado por hemorragia, ou sangramento dentro do cérebro, a tomografia computadorizada pode mostrar evidência disso quase imediatamente depois dos sintomas aparecerem. Hemorragia é a principal razão para evitar certos medicamentos como tratamento para AVC, pois eles poderiam aumentar o sangramento.

Outro diagnóstico por imagem usado em pacientes com AVC é a ressonância magnética, a qual usa campos magnéticos para detectar alterações sutis no conteúdo do tecido cerebral. Um efeito do AVC é a diminuição do movimento da água através da tecido cerebral danificado. A ressonância magnética pode mostrar esse tipo de dano dentro da primeira hora depois do aparecimento dos sintomas de AVC. Embora a ressonância magnética seja cada vez mais usada no diagnóstico de emergência de AVC, ela leva mais tempo para ser realizada do que a tomografia computadorizada, o que poderia atrasar o tratamento.

Saiba mais:
AVC - Acidente Vascular Cerebral ou Derrame
AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular cerebral ou derrame
Fatores de risco, sinais e sintomas de um AVC ou derrame cerebral
Acidente vascular encefálico (AVE) - O que é, tipos, sintomas, tratamento
Tratamento do AVC - Acidente vascular cerebral ou derrame
Derrame cerebral - Acidente vascular cerebral - AVC
Doença das artérias carótidas - Tratamento com endarterectomia carotídea e angioplastia carótida
Ultrassom de Carótidas
Ataque isquêmico transitório ou Mini-AVC
Prevenção de doenças cardiovasculares





 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2009 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS)