Copacabana Runners

Tratamento do AVC - Acidente vascular cerebral ou derrame

Cérebro - NIMH

O tratamento do acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, depende do estágio da doença. Há três estágios de tratamento para AVC: prevenção, terapia imediatamente após o AVC, e reabilitação. As terapias para AVC incluem medicação, cirurgia e reabilitação.

Medicação no tratamento de AVC

A terapia com medicação é o tratamento mais comum para AVC. Os tipos de medicamentos mais comuns para prevenir ou tratar AVC são os antitrombóticos e trombolíticos.

Ao tratar um AVC que acabou de ocorrer, cada minuto conta. AVC isquêmico, o tipo mais comum, pode ser tratado com medicamentos trombolíticos. Esses medicamentos interrompem o AVC ao dissolvem o coágulo sanguíneo que está bloqueando o fluxo de sangue ao cérebro. Porém, a pessoa precisa estar no hospital o mais rápido possível depois do começo dos sintomas do AVC para avaliação e tratamento. Uma vez que os medicamentos trombolíticos podem elevar o sangramento, eles devem ser usados somente depois que o médico tiver certeza que o paciente sofre um AVC isquêmico e não um hemorrágico.

Os antitrombóticos previnem a formação de coágulos sanguíneos que podem causar AVC. Ao reduzir o risco de coágulos sanguíneos, esses medicamentos diminuem o risco de AVC isquêmico. Os antitrombóticos geralmente são prescrevidos para prevenção do AVC. Desses tipos de medicamentos, o mais conhecido é a aspirina.

Anticoagulantes reduzem o risco de AVC ao diminuir a capacidade de coagulação do sangue.

Cirurgia no tratamento de AVC

A cirurgia pode ser usada para prevenir ou tratar o AVC. Cirurgia também pode reparar os danos aos vasos sanguíneos ou malformações dentro e ao redor do cérebro.

Tratamento de reabilitação de um AVC

As incapacitações decorrentes de AVC são devastadoras para o paciente e sua família, porém terapias estão disponíveis para ajudar. Para a maioria dos pacientes de AVC a reabilitação envolve fisioterapia. O objetivo da fisioterapia é fazer o paciente de AVC reaprender atividades motoras simples como caminhar, sentar, ficar em pé, deitar, e o processo de passar de um movimento para outro. Para conseguir isso, os pacientes de AVC devem trabalhar o fisioterapeuta, o qual usa treinamento, exercícios e manipulação física para restaurar o movimento, equilíbrio e coordenação.

Outro tipo de terapia para ajudar o paciente a reaprender atividades rotineiras é a terapia ocupacional. Esse tipo de terapia também envolve exercícios e treinamento. O objetivo é ajudar o paciente de AVC a reaprender atividades rotineiras como comer, beber e engolir, vestir, tomar banho, usar o banheiro, ler e escrever.

Problemas de fala e linguagem aparecem quando o dano cerebral ocorre nos centros de linguagem do cérebro. Devido à grande capacidade do cérebro aprender e adaptar, outras áreas podem tomar algumas das funções perdidas.

A terapia da fala ajuda pacientes de AVC a reaprender a capacidade de linguagem e da fala. Ela é apropriada para pacientes sem problemas cognitivos e de raciocínio, mas com problema de compreender a fala ou palavras escritas, ou com dificuldade de falar. Com tempo e paciência o sobrevivente de um AVC pode ser capaz de recuperar uma parte e algumas vezes toda a capacidade de fala e linguagem.

Muitos pacientes também precisam de terapia psicológica e remédios para tratar problemas como depressão, ansiedade, frustração e raiva.

Saiba mais:
AVC - Acidente Vascular Cerebral ou Derrame
AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular cerebral ou derrame
Fatores de risco, sinais e sintomas de um AVC ou derrame cerebral
Acidente vascular encefálico (AVE) - O que é, tipos, sintomas, tratamento
Derrame cerebral - Acidente vascular cerebral - AVC
Ataque isquêmico transitório ou Mini-AVC
Ultrassom de Carótidas
Doença das artérias carótidas - Tratamento com endarterectomia carotídea e angioplastia carótida
Pressão alta ou hipertensão arterial




 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2009 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS)