Copacabana Runners

Barriga inchada e arrotos

Intestinos - NIDDK Image Gallery

Os sintomas mais comuns de gases são flatulência, barriga inchada, dor abdominal e arrotos. Porém nem todos experimentam esses sintomas. Os fatores determinantes mais prováveis são a quantidade de gases produzida pelo corpo, quanto ácido graxo o organismo absorve e a sensibilidade da pessoa ao gás no intestino.

Barriga inchada

Muitas pessoas acreditam que grande quantidade de gases fazem a barriga ficar inchada. Porém, quem reclama de sensação de barriga está inchada por causa disso geralmente tem quantidade e distribuição normal de gases. Essas pessoas podem na verdade ser mais sensíveis ao gás no trato intestinal. Médicos acreditam que a barriga inchada é geralmente resultado de problemas intestinais, como síndrome do intestino irritável.

A causa da síndrome do intestino irritável é desconhecida, mas pode envolver movimentos abdominais anormais, contrações dos músculos intestinais e elevação da sensibilidade à dor no intestino. Esse problema pode acarretar a sensação de barriga inchada por causa da elevação da sensibilidade aos gases.

Qualquer doença que cause inflamação ou obstrução intestinal, como a doença de Crohn ou câncer no colón, também pode produzir a sensação de barriga inchada. 

Adicionalmente, pessoas que passaram por operações ou hérnias internas podem experimentar dor ou sensação de barriga inchada. Finalmente, comer muita gordura pode retardar o esvaziamento do estômago e causar inchaço da barriga e desconforto.

Arrotos

Um arroto ocasional durante ou depois das refeições é normal e libera gases quando o estômago está cheio. Porém, pessoas que arrotam freqüentemente pode estar engolindo muito ar e os liberando antes que entrem no estômago.

Algumas vezes, pessoas com arrotos crônicos podem ter desordem gastro-intestinal superior, como úlcera péptica, refluxo gastro-esofágico ou gastroparesia. Algumas pessoas acreditam que engolir ar e o liberar pode aliviar os desconforto dessas desordens, então elas podem, intencionalmente ou não, desenvolver o hábito de arrotar com alívio.

Saiba mais:
Quando barriga atrapalha - Abdominais
Barriga tanquinho
Dores abdominais e estomacais - gases, gravidez, dor constante
Como acabar com gases intestinais - Alimentos que causam
Excesso de gases intestinais e seus sintomas
Flatulência - Remédios para gases intestinais e estomacias
Soluços
Arroto e Arrotos em bebês
Dor de Barriga
Azia - Causas, alimentos, dieta, tratamento, antiácidos
Refluxo gastroesofágico em crianças
Hérnia de hiato ou hiatal - Sintomas, tratamento
Refluxo gastro-esofágico
Gastrite
Intolerância à lactose - O que é, causas, sintomas, controle



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2007 Helio Augusto F. Fontes
Texto: National Digestive Diseases Information Clearinghouse (NDDIC)