Copacabana Runners

Barriguinha lisinha e abdômen definido tanquinho

Abdomen definido - Nasa

Não existe mágica para este sonho batalhado mas realizável! A receita é simples, mas exige disciplina e determinação, como tudo na Vida. Barriguinha e abdômen elegantes são frutos de 4 medidas básicas:

1. Reeducação Postural (principalmente por quem passa muito tempo sentado)

2. Atividades Físicas Aeróbias (caminhada, bicicleta, natação, hidroginástica) que reduzem a camada de gordura corporal quando praticadas na Zona de Treinamento Pessoal.

3. Atividades Físicas Anaeróbias ou Exercícios Localizados (abdominais) que tonificam e fortalecem a musculatura abdominal, tecido metabolicamente ativo e que gasta energia.

4. Reeducação Alimentar

FATOR GENÉTICO

Algumas pessoas, principalmente os homens, têm maior propensão para depositar gordura de reserva (pneuzinhos) na região abdominal, chamada de tipo andróide. Já, a gordura localizada mais na região dos quadris ou tipo ginecóide é mais comum nas mulheres. Entretanto, o tipo andróide também pode ocorrer nas mulheres. 

Independente do fator estético e de sonhar com a barriguinha lisinha e o abdômen “tanquinho”, excesso de gordura localizada na região abdominal tem relação com o aumento de riscos para o desenvolvimento das doenças do coração

Calma, muita calma nessa hora! Não se apavore! O ponto positivo disso tudo é que a gordura do tipo andróide, localizada na região abdominal, é mais fácil de ser eliminada através de hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos.

POR QUE A ALIMENTAÇÃO BALANCEADA É IMPORTANTE?

Por que vai adequar o fornecimento de macronutrientes (25% de gorduras, 15% de proteínas e 60% de carboidratos) e ainda garantir o fornecimento dos micronutrientes (vitaminas e minerais) recomendados de acordo com sexo e idade e necessários ao metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Esse é um planejamento individualizado e que deve ser feito junto a um nutricionista.

QUE ALIMENTOS PODEM “DIMINUIR” A BARRIGA?

É impossível não mencionar a importância de um funcionamento intestinal regular (no mínimo 1 vez ao dia, sem esforço). E para que isso ocorra é preciso tomar água e ingerir em torno de 25 a 30 gramas de fibras solúveis e insolúveis por dia.

FIBRAS SOLÚVEIS
EFEITO: absorvem água, colaboram com a consistência macia das fezes e aumentam o bolo fecal.
ONDE ENCONTRAR: aveia, leguminosas frescas e secas como feijão, grão-de-bico, fava, lentilha e soja, frutas frescas – laranja (com bagaço e a parte branca), mamão, pêra, uva, figo, maçã, manga, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana-prata etc.-- e frutas secas.

FIBRAS INSOLÚVEIS
EFEITO: além de aumentarem o bolo fecal, evitam a reabsorção da água pelo intestino e auxiliam no peristaltismo (movimento intestinal para eliminação das fezes). 
ONDE ENCONTRAR: cascas de frutas e cereais integrais, farelo e gérmen de trigo, alface, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo, repolho, rabanete, cenoura, mostarda, brócolis, pimentão e outros.

SEMENTES E FRUTOS OLEAGINOSOS
EFEITO: promovem a lubrificação intestinal.
QUEM SÃO: nozes, avelã, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache, sementes de gergelim, linhaça.

LAXANTES NATURAIS
Ameixa, mamão e tamarindo contêm uma substância laxativa que não é prejudicial ao intestino. Por isso podem ser consumidos regularmente.

O AUMENTO DO CONSUMO DE FIBRAS PRODUZ GASES?

Algumas pessoas relatam flatulência (formação de gases) quando aumentam o consumo de fibras. Tal ocorrência é normal e explicada pela fermentação das fibras pelas bactérias intestinais (do bem), com conseqüente produção de gás. Estes sintomas, em geral, desaparecem tão logo a microflora intestinal se estabilize. 

Por outro lado, quanto menor for a ingestão habitual de fibras, maior será a probabilidade da pessoa apresentar sintomas de intolerância (produção de gases). Este fato reforça a recomendação para que haja um aumento gradativo da ingestão de fibras, por pessoas que não tenham o hábito de consumi-las, até que as doses diárias recomendadas de 25 a 30 gramas sejam atingidas. (BAXTER, 2003)

ABACAXI AJUDA A QUEIMAR GORDURA?

Não! O abacaxi contém bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de proteínas. Assim como o mamão contém papaína, enzima que tem ação semelhante à bromelina, mas ambas não tem o “poder miraculoso de queimar gorduras”.

Não existem alimentos que ajudam a emagrecer e queimar gorduras. Existem alimentos que têm ação termogênica (transformam parte das calorias em calor), tais como, soja, pimentas, mostarda, gengibre e outros alimentos picantes. 

INIMIGOS DO ABDÔMEN ELEGANTE

Pegue leve nas bebidas com gás. Quando consumidas em excesso provocam a distensão abdominal. Um exemplo bem prático são as famosas barriguinhas bem salientes e nada elegantes dos "tomadores de chopp". 

Mãos à obra!
Disciplina, Saúde e Abdômen Sarado pra você!

Saiba mais:
Dicas para como reduzir e perder barriga  
Cerveja dá barriga?
Quando barriga atrapalha - Abdominais
Barriga tanquinho
Barriga inchada e arrotos
Adoçantes podem fazer mal à saúde



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Referências bibliográficas
1. PHILIPPI, S. T - Nutrição e Técnica Dietética. Ed. Manole, 2003.
2. MAHAN, K. - Alimentos, Nutrição & Dietoterapia. Ed. Roca, 1995.
3. DE ANGELIS, R. C. - Importância de ALIMENTOS VEGETAIS na proteção da Saúde - Fisiologia da Nutrição Protetora e Preventiva de Enfermidades Degenerativas. Ed. Atheneu, 2001.
4. BAXTER, Y. C. - Fibras alimentares e tolerância digestiva. SBNPE. Boletim Julho/Agosto 2003.
5. CARPER, J. - Alimentos. O melhor remédio para a Boa Saúde. Ed. Campus. 14ª ed. 1995.
6. CUPPARI, L. Nutrição clínica no adulto. Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar. UNIFESP/Escola Paulista de Medicina. São Paulo: Manole: 2002


Créditos:
Por Drª Marília Fernandes, nutricionista - CRN3/1693
Drª Marília Fernandes elabora Planos Alimentares Personalizados. Para contratar seus serviços de consultoria nutricional entre em contato através do e-mail mariliac_fernandes@hotmail.com

Nutricionista - CRN3/1693 
Especialista em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE/UNIFESP
Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela UNIFESP
19 anos de experiência em Nutrição e Alimentação
Consultora Nutricional Pessoal e de Empresas nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Esportes, Marketing Alimentício e Saúde Ocupacional.