Copacabana Runners

Bloqueio cardíaco - O que é essa arritmia e seus tipos

Coração - Mikael Häggström, domínio público

O que é bloqueio cardíaco

O bloqueio cardíaco é um problema que ocorre no sistema elétrico do coração. Esse sistema controla a freqüência e ritmo dos batimentos cardíacos.

Em cada batimento cardíaco, um sinal elétrico viaja pelo coração para o contrair e bombear sangue. Esse processo se repete a cada batimento cardíaco. Bloqueio cardíaco ocorre se o sinal elétrico é retardado ou perturbado à medida que viaja das câmaras superiores para as inferiores do coração.

Bloqueio cardíaco é um tipo de arritmia, a qual é qualquer problema com a freqüência ou ritmo do batimento cardíaco. Os médicos usam um teste chamado eletrocardiograma para ajudar a diagnosticar o bloqueio cardíaco. Esse teste detecta a atividade elétrica do coração e registra os dados em um gráfico.

Algumas pessoas nascem com bloqueio cardíaco, enquanto outras o desenvolvem durante a vida. Se a pessoa nasce com essa condição, isso é chamada bloqueio cardíaco congênito. Se a condição se desenvolve depois do nascimento, ela é chamada bloqueio cardíaco adquirido.

Bloqueio cardíaco congênito

O bloqueio cardíaco congênito pode ser descoberto antes ou depois do nascimento do bebê. Certas doenças que ocorrem durante a gravidez podem causar bloqueio cardíaco congênito. Alguns defeitos cardíacos congênitos também podem ocasionar bloqueio cardíaco congênito. Esses defeitos são problemas com a estrutura do coração que estão presentes no nascimento. Muitas vezes os médicos não sabem o que causa esses defeitos.

Bloqueio cardíaco adquirido

O bloqueio cardíaco adquirido é mais comum que o congênito. Danos ao músculo cardíaco e seu sistema elétrico causam bloqueio cardíaco adquirido. Doenças, cirurgia ou medicamentos podem ocasionar esses danos.

Tipos de bloqueio cardíaco

Os três tipos de bloqueio cardíaco são: primeiro grau, segundo grau e terceiro grau. O de primeiro grau é o menos grave e o de terceiro grau o mais severo, tanto para bloqueio cardíaco congênito como adquirido. 

Os sintomas e gravidade do bloqueio cardíaco dependem do seu tipo. Bloqueio cardíaco de primeiro grau raramente causa sintomas severos.

Bloqueio cardíaco de segundo grau pode fazer o coração pular um ou mais batimentos. Esse tipo de bloqueio cardíaco também pode ocasionar tontura ou desmaio.

Bloqueio cardíaco de terceiro grau limita a capacidade do coração de bombear sangue para o resto do corpo. Esse tipo de bloqueio cardíaco pode causar fadiga, tontura e desmaio. Bloqueio cardíaco de terceiro grau requer pronto atendimento, uma vez que pode ser fatal.

Um equipamento chamado marcapasso é usado para tratar bloqueio cardíaco de terceiro grau e alguns casos de segundo grau. Esse aparelho usa pulsos elétricos para estimular o coração a bater em freqüência normal.

Todos os tipos de bloqueio cardíaco elevam o risco de outras arritmias.

Saiba mais:
Bloqueio cardíaco - Sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento
Bloqueio cardíaco congênito e adquirido - Causas dessa arritmia
Marcapasso - Como funciona e troca da bateria
Marcapasso cardíaco provisório e definitivo - O que é
Vivendo com marcapasso
Cirurgia para a colocação de marcapasso
Monitor Holter ECG 24h e de eventos - Arritmias
Palpitação cardíaca - Tratamento e diagnóstico
Palpitação cardíaca - Sintomas
Palpitação cardíaca - Causas
Palpitação no coração



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto: National Heart, Lung, and Blood Institute
Tradução: copyright © 2011 por Helio Augusto Ferreira Fontes