Copacabana Runners

Bronquite Aguda e Crônica

Tosse - CDC

O que é bronquite

A bronquite é uma condição médica na qual os tubos bronquiais, aqueles que carregam ar para os pulmões, ficam inflamados. Pessoas com bronquite freqüentemente têm tosse com muco. Bronquite também pode ocasionar respiração com chiado, dor ou desconforto no peito, febre baixa, e falta de ar.

Tipos de bronquite: aguda e crônica

Existem dois principais tipos de bronquite: aguda e crônica.

Bronquite aguda

Infecções ou outros fatores que irritam os pulmões podem causar bronquite aguda. 

Os mesmos vírus que causam gripe e resfriado freqüentemente também ocasionam bronquite aguda. Esses vírus são transmitidos pelo ar quando as pessoas tossem. Eles também são espalhados por contato físico, como por mãos que não foram lavadas. Algumas vezes bactérias causam bronquite aguda.

A bronquite aguda geralmente dura até 10 dias. Porém, a tosse decorrente pode durar por várias semanas depois que a infecção passou.

Vários fatores elevam o risco de bronquite aguda, como por exemplo, tabaco (incluindo o fumo passivo), poluição do ar e poeira. Evitar esses irritantes dos pulmões pode ajudar a diminuir o risco de bronquite aguda. 

Apesar da maioria dos casos de bronquite aguda passar dentro de alguns dias, é importante o paciente procurar um médico se tiver os sintomas. O médico poderá certificar que a pessoa não tem outra condição médica séria que precisa de cuidados.

Bronquite crônica

A bronquite crônica é uma condição médica séria que ocorre quando o revestimento dos tubos bronquiais está constantemente irritado e inflamado. A bronquite é crônica se a pessoa tem tosse com muco na maioria dos dias por pelo menos 3 meses por ano em 2 anos seguidos sem outra causa aparente. Fumo é a principal causa de bronquite crônica. 

Vírus e bactérias podem facilmente infectar e irritar os tubos bronquiais. Quanto isso ocorre, a bronquite crônica piora. Como resultado, pessoas com bronquite crônica também têm períodos nos quais os sintomas ficam piores que o usual.

Bronquite crônica é uma condição médica séria de longo prazo. Diagnóstico precoce e tratamento, combinados com parar de fumar e evitar o fumo passivo, podem ajudar a pessoa a viver melhor com bronquite crônica. A chance de recuperação total é pequena para pessoas com bronquite crônica severa.

Causas da bronquite aguda

Infecções e outros fatores que irritam os pulmões podem causar bronquite aguda. Os vírus que causam gripe e resfriado são a causa mais comum de bronquite aguda. Algumas vezes bactérias também causam a bronquite aguda.

Certas substâncias que irritam os pulmões e passagens de ar elevam o risco para bronquite aguda. Por exemplo, inalar fumaça de cigarro, ar poluído, poeira ou vapores pode aumentar o risco de bronquite aguda. Esses irritantes dos pulmões também podem tornar os sintomas de bronquite aguda piores.

Causas da bronquite crônica

Respirar repetidamente fumaça que irrita e danifica os pulmões e tecidos das passagens de ar causa bronquite crônica. Tabagismo é a principal causa de bronquite crônica. Respirar ar poluído, e poeira e vapores do ambiente também pode ocasionar bronquite crônica. Pessoas que têm bronquite crônica passam por períodos nos quais os sintomas pioram muito mais que o usual. Nesses períodos, a pessoa também pode ter bronquite aguda viral ou bacteriana.

Quem tem maior risco de sofrer bronquite

Bronquite é uma condição médica bastante comum. Idosos, bebês e crianças pequenas têm maior risco para bronquite aguda do que pessoas de outras faixas etárias. Já a bronquite crônica ocorre mais freqüentemente em pessoas de mais de 45 anos de idade. Mulheres têm duas vezes maior risco para bronquite crônica do que homens.

Fumar ou ter uma doença pulmonar elevam o risco de bronquite. Contato com fumaças químicas, vapores e poeira e certos trabalhos também eleva o risco de bronquite.

Saiba mais:
Bronquite - Sintomas, sinais e diagnóstico
Bronquite - Tratamento e prevenção
Bronquite e Exercícios Físicos
Bronquiolite - Causas, diagnóstico e tratamento
Corrida e poluição
Resfriado Comum - Informações sobre Resfriados
Vacina anti-fumo é promissora
Como parar de fumar e não engordar
Doenças respiratórias - Sintomas, diagnóstico, tratamento e tipos
Tabagismo e problemas de saúde
Dependência Química
Maconha - Danos de fumar
Fumo passivo e problemas de saúde
Dicas para parar de fumar
Remédios para parar de fumar e repositores de nicotina
Falta de ar ou dispnéia
Doença pulmonar obstrutiva crônica
Enfisema pulmonar
Poluição do ar - Poluição atmosférica e problemas de saúde
Tosse seca ou produtiva, noturna ou diurna - Tratamento
Tosse - Qual é o remédio?
Infecção por Mycoplasma pneumoniae pneumoniae
Gripe suína e pneumonia invasiva
Gripe A



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Heart Lung and Blood Institute