Caminhada - Dez Razões para Caminhar Forte

Pessoas caminhando - CDC

E agora? Caminhar ou correr? Qual a melhor atividade?

A princípio, qualquer pessoa iniciante numa atividade física, mesmo que pretenda um dia correr, necessariamente deverá começar o treinamento pela caminhada. Aos poucos essa caminhada passa a ficar mais vigorosa, depois intervala com pequenos trotes até correr normalmente.

Sabidamente a caminhada bem vigorosa pode até oferecer mais vantagens se comparada com uma corrida muito lenta. 

Vejamos: 

1) Para manter um passo forte é preciso estar fazendo força o tempo todo para não perder o ritmo. Com isso se gasta mais calorias do que num trote onde o sujeito está numa situação de equilíbrio e conforto. É possível duas pessoas se deslocar lado a lado na mesma velocidade, uma trotando e a outra caminhando forte. A segunda estará ganhando mais em termos de desempenho. Além disso, a primeira estará teoricamente sofrendo mais impacto nas articulações que pode chegar a duas vezes e meia o peso corporal. Na caminhada o corpo em nenhum momento fica no ar com um pé sempre em contato com o solo.

PUBLICIDADE

2) Caminhando forte, durante todo o tempo o sujeito estará raciocinando rápido prevendo os possíveis desvios dos obstáculos que não são poucos. Sejam pessoas aglomeradas num ponto de ônibus, carros estacionados irregularmente, bicicletas, buracos, desníveis além das indesejáveis fezes de cachorros. Isso acaba desenvolvendo a noção espacial, a coordenação motora, a agilidade e o reflexo. Por vezes é preciso acelerar para aproveitar o sinal que vai fechar ou atravessar uma rua nas brechas longas entre um carro e outro. Essa previsão permanente é mais ou menos o que faz um motorista na chamada direção defensiva.

3) O ganho numa caminhada dessas pode ser ainda maior se tiver a oportunidade de caminhar com uma pessoa mais rápida. Ou seja, alguém que puxe o ritmo.

4) Se você não deseja correr, mas quer melhorar o seu desempenho, existe a possibilidade de aumentar a dificuldade escolhendo percursos com ladeiras e/ou escadaria. A ladeira, e mais ainda a escada fortalecem especialmente os músculos da frente das coxas, as batatas das pernas e os dos pés. A freqüência cardíaca fica bem mais acelerada trazendo grande benefício para o sistema cardiovascular. Como se diz no popular. “O coração vem na boca”, mas ninguém morre ou passa mal por causa disso desde que mantenha um programa lento, gradual e progressivo passando por várias etapas de evolução. Além disso, um percurso pesado com ladeiras e escadas contribui e muito para o emagrecimento porque o gasto calórico é bem significativo nessas condições.

PUBLICIDADE

5) Outra grande vantagem da caminhada, como é a atividade mais acessível a qualquer pessoa, a possibilidade de formar grupos é maior estreitando laços de amizade.

6) Apesar de a caminhada rápida exigir um grau de atenção significativo pode-se apreciar mais os detalhes da paisagem e tudo a seu redor. O estímulo visual associado à atividade física tem a ver com a liberação de endorfinas que dão a sensação de prazer durante e após o encerramento da atividade. Isso previne a depressão e o mau humor.

7) Uma vez escolhido um bom trajeto, será sempre saudável o autodesafio procurando baixar cada vez mais o tempo para um mesmo percurso.

8) As pessoas com excesso de peso devem evitar correr ou trotar mesmo que se sintam capacitadas para isso por causa da sobrecarga nas articulações. Depois de perder alguns quilinhos a corrida será mais prazerosa. O mesmo vale para quem se recupera de lesões.

9) As caminhadas com mais de uma hora exigem os mesmos cuidados dos corredores com relação à hidratação, vestuário, tênis adequado e descanso suficiente.

10) Os benefícios valem para caminhada rápida na esteira cujos modelos mais novos têm boa velocidade e inclinação satisfatória. Um DVD pode quebrar a possível monotonia e com auxílio de um espelho corrigir a postura e a passada. 

Cartas para Luiz Carlos de Moraes: lcmoraes@compuland.com.br

Saiba mais:
Caminhe! Caminhar ajuda a emagrecer e melhorar o condicionamento cardiovascular
Benefícios da caminhada
Atividade física regular e controle de peso
Perca gordura da forma segura e permanente
Que exercício físico consome mais calorias
Dicas para emagrecer com exercício físico
Fitness e saúde dos ossos: risco do overtraining, osteoporose, ciclo menstrual e estrogênio
Programa de condicionamento físico
Prescrição de Exercícios Físicos
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Exercícios físicos para pessoas com obesidade
Como fazer exercícios físicos para emagrecer
Exercícios para emagrecer - Exercício aeróbico e emagrecimento
Exercícios aeróbicos - Saúde e exercício aeróbico
Como motivar sedentário a praticar exercícios físicos
Sedentarismo
Correr na Esteira ou na Rua
Malefícios da atividade física sem orientação
Atividade física e qualidade de vida
Dez passos para malhar melhor
Onze razões para correr e malhar
Caminhada à Corrida, Aquecimento e Desaquecimento
Guia para começar na corrida, por que correr
Como tornar exercícios físicos um hábito para a sua saúde
Animais de estimação podem te manter saudável?
Guia Simples e Prático do Exercício Aeróbico para Hipertensos - Parte I
Guia Simples e Prático do Exercício Aeróbico para Hipertensos - Parte II: Quanto fazer, como fazer

Dia do Professor – Não resta a menor dúvida que a mola mestra da educação é o professor que comemorou o seu dia numa quarta-feira, um feriado muito justo. Entretanto, muitos se apressam em dizer que a sociedade não os valoriza, mas uma boa parcela emendou o feriado deixando sem aulas os seus alunos cujos pais pagam a mensalidade e os seus salários. Houve casos de não haver aulas a semana toda. Como querem ser valorizados com esse exemplo?

Para refletir: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”. Aristóteles.
Sobre a Ética: A mentira aparentemente inofensiva multiplica-se em progressão geométrica virando, com o decorrer do tempo um hábito antiético. Moraes 2008.


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Créditos:
Texto copyright © por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Visite www.noticiasdocorpo.com.br
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 3529