|
O consumo prolongado de carne vermelha e processada aumenta o risco de
desenvolver câncer de cólon, foi essa a conclusão de um estudo realizada pela
American Cancer Society.
Os
pesquisadores analisaram quase 150.000 americanos de 50 a 74 anos de idade em um
estudo de longo prazo de 1982 e 1992, no qual foi coletada informações sobre a
dieta dos participantes.
Aqueles
que consumiram mais carne vermelha e processada por mais de 10 anos tiveram um
aumento de 30% no risco de desenvolver câncer de cólon e 40% de câncer retal
comparados aos que consumiram menos.
O
estudo também descobriu que aqueles que consumiram muito frango e peixe, ao
invés de carne vermelha, reduziram seu risco de câncer de cólon.
Fonte: Journal of the American Medical Association,
12/01/2005.
|