Copacabana Runners

Catapora - O que é varicela, transmissão, sintomas

Catapora - CDC/ Ann Cain

O que é a catapora ou varicela?

A catapora, nome popular da varicela, é uma doença infecciosa causada pelo vírus varicela-zoster, o qual ocasiona lesões na pele em forma de bolhas, coceiras, cansaço e febre.

Casos típicos da catapora

As lesões na pele aparecem geralmente primeiro no tronco e face, mas podem se espalhar pode corpo todo causando entre 250 e 500 bolhas que coçam em pessoas não vacinadas. Antes da vacina contra varicela, a maioria dos casos de catapora ocorria em pessoa com menos de 15 anos de idade.

Transmissão da catapora

A catapora é altamente infecciosa e a transmissão é de pessoa para pessoa pelo contato direto ou através do ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Uma pessoa com catapora pode transmitir a doença de 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões até que todas a bolhas formem casca. Leva de 10 a 21 dias depois da exposição para a pessoa desenvolver os sintomas da catapora.

Pessoas vacinadas podem ter catapora?

Sim. Em torno de 15-20% das pessoas que receberam uma dose da vacina ainda podem contrair catapora em caso de exposição ao vírus, porém a doença será moderada. Pessoas vacinadas que contraem catapora geralmente têm menos de 50 lesões de pele, as quais parecem mais picadas de mosquito do que as bolhas típicas da varicela.

Sintomas da catapora

Em crianças não vacinadas geralmente a catapora causa doença que dura de 5 a 10 dias. Crianças geralmente perdem de 5 a 6 dias de escola devido à catapora e os sintomas incluem febre alta, coceira severa, lesões na pele desconfortáveis, desidratação e dor de cabeça. Adicionalmente, em torno de 1 para cada 10 crianças não vacinadas que contraem a doença têm complicações sérias o suficiente para receber atendimento médico. Essas complicações incluem lesões de pele infectadas, outras infecções, desidratação decorrente de vômito ou diarréia, ou ainda condições mais sérias como pneumonia e encefalite.

Em crianças vacinadas, a catapora é geralmente moderada, produzindo como sintomas apenas algumas manchas vermelhas. Porém, em torno de 25-30% das crianças vacinadas que contraem catapora desenvolvem sintomas tão sérios quanto os das crianças não vacinadas.

Certos grupos de pessoas têm maior probabilidade de desenvolver forma mais grave da catapora com sérias complicações. Esses grupos incluem adultos, bebês, adolescentes e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Complicações sérias decorrentes da catapora

As complicações sérias decorrentes da catapora incluem infecções bacterianas, as quais envolvem muitos locais do corpo incluindo pele, tecidos sob a pele, ossos, pulmões (pneumonia), articulações e sangue. Outras complicações sérias são decorrentes diretamente da infecção com o vírus varicela-zoster e incluem pneumonia viral, problemas de sangramento, e infecção do cérebro (encefalite).

Uma pessoa saudável que contrai catapora pode morrer em decorrência dessa doença?

Sim. Muitas das mortes e complicações decorrentes da catapora ocorrem em adultos e crianças que eram saudáveis.

Prevenção da catapora

A prevenção da catapora é através da vacina. A vacinação com 2 doses de vacina para varicela previne a doença na maioria das pessoas.

Pode-se contrair catapora mais de uma vez?

Sim, porém isso é incomum. Para a maioria das pessoas, uma infecção parece conferir imunidade.

Saiba mais:
Catapora - Varicela
Herpes Zóster - Sintomas, causas, tratamento
Rubéola - Transmissão, complicações e síndrome da rubéola congênita
Vacina Tríplice viral MMR contra caxumba, sarampo e rubéola



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:



comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
CDC - Centers for Disease Control and Prevention