Copacabana Runners

Ciclo menstrual, menstruação irregular e período fértil

Ovário - Women's Health

O que é ciclo menstrual?

O ciclo menstrual representa mudanças fisiológicas recorrentes relacionadas ao sistema reprodutivo, que ocorrem em mulheres em idade reprodutiva. 

O ciclo menstrual fica sob controle do sistema hormonal e é necessário para a reprodução. Conta-se o ciclo menstrual desde o primeiro dia de menstruação, uma vez que o sangramento da menstruação corresponde de perto ao ciclo hormonal.

O ciclo menstrual pode ser dividido em várias fases, e a duração de cada fase difere de mulher para mulher e de ciclo para ciclo. 

Nome da fase

Dias no ciclo

Fase de menstruação

dias 1a 4

Fase folicular

dias 5 a 13

Ovulação*

dia 14

Fase luteal

dias 15 a 26

Fase isquêmica

dias 27 a 28

* Na verdade a ovulação não é uma fase, mas um evento dividindo fases.

O ciclo menstrual

Durante a fase folicular o revestimento do útero fica mais espesso, estimulado ao aumentar gradualmente as quantidades de estrogênio. Os folículos no ovário começam a desenvolver sob a influência de hormônios e depois de vários dias um folículo (ou ocasionalmente dois) fica dominante. Os folículos não-dominantes atrofiam e morrem. Então, o folículo dominante libera um ovo em um evento chamado ovulação. Se o ovo não for fertilizado por espermatozóide em até 1 dia após a ovulação ele morrerá e será absorvido pelo corpo da mulher. Depois da ovulação, durante a fase luteal, os restos do folículo dominante no ovário transforma-se com corpo lúteo, o qual tem como função principal produzir grandes quantidades de progesterona. Sobe a influência da progesterona, o endométrio (revestimento do útero) muda para se preparar a uma possível implantação do embrião. Se a implantação do embrião não ocorrer dentro de aproximadamente duas semanas, o corpo lúteo morrerá causando queda brusca nos níveis de progesterona e estrogênio (fase isquêmica ou pré-menstrual). Essa queda nos níveis hormonais faz com que o útero elimine seu revestimento em um processo chamado menstruação.

Ciclo menstrual irregular e outras anormalidades da menstruação

Anovulação
Aparentemente o fluxo menstrual normal durante a menstruação pode ocorrer sem a ovulação precedendo. Em algumas mulheres o desenvolvimento folicular pode começar mas não se completar, apesar disso estrogênio formará e estimulará o revestimento do útero. A menstruação anovulatória resulta em um endométrio bem espesso causado pelos níveis de estrogênio prolongadamente altos. O sangramento anovulatório pode ocorrer me base regular, mas geralmente acontece com freqüência irregular. Menstruação anovulatória acontece mais comumente antes da menopausa e em mulheres com a síndrome do ovário policístico.

Sangramento irregular da menstruação 
Sangramento excessivo na menstruação, definido pela quantidade de sangue superior a 80 ml, é chamado de hipermenorréia ou menorragia. Já a pouca quantidade de sangue na menstruação (menos de 10 ml) é chamada de hipomenorréia. Menstruação prolongada (metorragia) não mostra um padrão de intervalos claro do ciclo. Todas as irregularidades no sangramento da menstruação precisam de atenção médica, pois podem indicar desequilíbrio hormonal, fibróide uterina ou outros problemas.

Duração do ciclo menstrual irregular
O termo médico para ciclo menstrual que dure 21 dias ou menos é polimenorréia, e para ciclo excedendo 35 dias é oligomenorréia, ou amenorréia se exceder 180 dias. Amenorréia refere-se à falta prolongada de menstruação durante os anos reprodutivos da mulher. Mulheres com muito pouca gordura corporal podem sofrer de amenorréia.

Período fértil

A duração do ciclo menstrual pode variar bastante, entretanto a fase luteal quase sempre tem a mesma duração para cada mulher. Algumas mulheres têm a fase luteal de 10 dias, outras de 16 dias, enquanto que a média é de 14 dias. A vida normal do espermatozóide dentro da mulher varia de 1 a 5 dias. O período mais fértil, ou seja aquele no qual há maior probabilidade de gravidez, compreende de 5 dias antes até 1-2 dias após a ovulação. 

Em um ciclo de 18 dias e 14 dias de fase luteal, isso corresponde ao começo da terceira semana do ciclo. Pessoas que querem usar o método anticoncepcional da tabelinha devem estar cientes de que o dia da ovulação pode variar, o que diminui a eficácia desse método. Para mulheres que querem engravidar, o período mais fértil ocorre entre 19 a 10 dias antes do dia esperado para a menstruação.

Saiba mais:
Ovulação - Sintomas
Muco cervical - Método anticoncepcional de Billings
Período infértil
Tabelinha período fértil - Calculadora da ovulação e dias férteis
Calculadora da Ovulação e Tabela dos Dias Férteis
Tabelinha

Primeira menstruação ou menarca - Sintomas, idade



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Menstrual_cycle" (en.wikipedia.org/wiki/Menstrual_cycle).


VoltarVoltar a mulher corredora