Copacabana Runners

Peso e a medida abdominal da cintura

Yoga - CDC/ Amanda Mills

Profissionais da saúde usam o índice de massa corporal e as medidas da circunferência da cintura para estimar os ricos de uma pessoa desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Esse artigo mostra como medir seu índice de massa corporal e circunferência da cintura, e o que essas medidas significam para sua saúde. 

Índice de Massa Corporal

O índice de massa corporal (IMC) mede o seu peso em relação à sua altura, e está relacionado de perto às medidas de gordura corporal. Você pode calcular o Índice de Massa Corporal pela fórmula: IMC = peso / (altura)2

Utilize a ferramenta abaixo para calcular o seu IMC:

Sua altura:mcm. Seu peso:Kg 
O seu Índice de Massa Corporal é: 

Segundo a O.M.S., o índice normal é entre 18.5 e 25. Então, para sua altura o peso ideal é entre
:

Um índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável. Uma pessoa com o índice de massa corporal entre 25 e 29,9 está acima do peso, e acima de 30 é considerado obeso.

Uma vez que o índice de massa corporal não mostra a diferença entre gordura e músculos, nem sempre é acurado ao predizer quando o peso pode resultar em problemas de saúde. 

Por exemplo, alguém com muitos músculos (como um body builder) pode ter um índice de massa corporal na faixa não-sadio, mas mesmo assim ser saudável e ter pouco risco de desenvolver diabetes ou ter ataque cardíaco.

O índice de massa corporal também pode não ser preciso ao refletir a obesidade em indivíduos que são muito baixos (menos de 1,50 metros) e em pessoas mais velhas, as quais tende a perder massa muscular com a idade. Mas, para a maioria das pessoas, o índice de massa corporal é um método confiável para dizer se o seu peso está colocando sua saúde sob risco.

Circunferência da cintura

Excesso de peso, mensurado pelo índice de massa corporal, não é o único risco para a sua saúde. A localização da gordura em seu corpo também é. Se você carrega gordura principalmente na região abdominal ao redor da cintura estará mais propenso a desenvolver problemas de saúde do que se a maior parte da gordura estivesse nas coxas e quadris. Isso vale mesmo se o seu índice de massa corporal estiver na faixa considerada normal. Mulheres com uma medida da cintura de mais de 88 centímetros, ou homens com a medida da cintura de mais de 100 centímetros, podem ter maior risco de sofrer enfermidades do que aqueles com menor medida de cintura devido a onde a gordura está localizada.

Para medir sua circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do seu abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa mas não a ponto de comprimir sua pele, e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça sua cintura.

Como o sobrepeso ou a obesidade afetam minha saúde?

O peso extra pode colocá-lo sob alto risco dos seguintes problemas de saúde:

O que devo fazer se o meu índice de massa corporal ou medida da cintura são muito altos?

Caso seu índice de massa corporal esteja entre 25 e 30 e você está ainda assim saudável, tente evitar ganhar mais peso e procure maneiras saudáveis de perder peso e aumentar a atividade física. Converse com seu médico sobre perda de peso se:

  • seu índice de massa corporal é de 30 ou mais, ou

  • seu índice de massa corporal está entre 25 e 30 e você tem: 

    • dois ou mais problemas de saúde listados anteriormente, ou

    • um histórico familiar de doenças cardíacas ou diabetes, ou

  • Sua medida da cintura está acima de 88 centímetros (mulheres) ou 100 centímetros (homens) - mesmo que seu índice de massa corporal seja menor que 25 - e você tem:

    • dois ou mais problemas de saúde listados anteriormente, ou

    • um histórico familiar de doenças cardíacas ou diabetes.

Saiba mais:
Você conhece os riscos de estar acima do peso?
Dieta para perder kg
Tabela de peso ideal pelo IMC
Percentual de gordura em corredores
Dieta para manter o peso
IMC para crianças e adolescentes
Peso Saudável



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
The Weight-control Information Network (WIN)
Tradução: Hélio Augusto Ferreira Fontes