Colesterol e problemas de saúde

Alimentos gordurosos - James Gathany, Public Health Image Library

Sobre o colesterol alto

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada no organismo. De fato, colesterol é necessário para o corpo funcionar normalmente. O organismo fabrica colesterol suficiente para suas necessidades. Quando há muito colesterol no corpo, ele é depositado nas artérias, incluindo aquelas do coração, o que pode ocasionar o estreitamento delas e doença cardíaca.

Colesterol sanguíneo alto não produz sintomas, então muitas pessoas podem não saber que seus níveis de colesterol no sangue estão muito altos. Porém, colesterol sanguíneo pode ser facilmente checado e controlado. Também, há coisas que você pode fazer para manter os níveis de colesterol sanguíneo normais.

PUBLICIDADE

Colesterol e tipos de lipoproteínas

O colesterol é carregado no corpo em partículas chamadas lipoproteínas. Essas partículas são feitas de colesterol por dentro e proteína por fora. Há dois tipos de lipoproteínas.

* Lipoproteína de baixa densidade (LDL). Esse é o principal tipo de lipoproteína que carrega colesterol na corrente sanguínea. O LDL é o tipo de lipoproteína que ocasiona acúmulo de colesterol nas artérias e ocasiona doença cardíaca.

* Lipoproteína de alta densidade (HDL). Essas partículas carregam colesterol de volta ao fígado para remoção do corpo. Altos níveis de HDL são considerados bons.

Colesterol e problemas de saúde

Um excesso de colesterol total ou de LDL no sangue pode ser um risco para doença cardíaca e aterosclerose. Pessoas podem ter excesso de colesterol por causa da dieta ou devido à taxa que o colesterol é processado no corpo. A maioria dos casos de excesso de colesterol é decorrente da dieta.

PUBLICIDADE

Colesterol pode se acumular nas paredes das artérias do corpo. Esse acúmulo de colesterol é chamado placa. Com o tempo, a placa pode fazer com que as artérias fiquem estreitas, o que é chamado arteriosclerose. Como resultado, menos sangue rico em oxigênio pode passar pelas artérias. Quando as artérias que carregam sangue para o coração são afetadas, pode ocorrer doença coronariana. Um ataque cardíaco pode ocorrer quando uma artéria coronária fica completamente bloqueada. Artéria coronária pode ficar bloqueada tanto pelo acúmulo de placa, quanto por uma placa que rompeu e ocasionou coágulo. 

Angina (dor no peito) também pode se desenvolver devido ao acúmulo de placa. Angina ocorre quando o coração não recebe sangue suficiente rico em oxigênio.

Diagnóstico e tratamento do colesterol alto

O colesterol alto em si não produz sintomas, então muitas pessoas não sabem que seu nível de colesterol no sangue está alto. Teste de sangue pode ser feito para verificar os níveis de colesterol total, LDL e HDL e outros tipos de gorduras no sangue (como triglicerídeos). 

Se for descoberto que o colesterol está alto, o médico pode prescrever vários tratamentos dependendo do risco do paciente desenvolver doença cardíaca. Esses tratamentos podem incluir mudanças no estilo de vida, como dieta, controle de peso e atividade física. 

Certos medicamentos também podem ser prescrevidos para controlar o colesterol. Mudanças no estilo de vida geralmente são recomendadas mesmo com tratamento com medicação. Todas as pessoas podem tomar medidas para ajudar a manter o colesterol em níveis normais.

O que afeta os níveis de colesterol

Várias coisas podem afetar os níveis de colesterol no sangue, como dieta, peso, sedentarismo, hereditariedade, idade e sexo.

* Dieta. Certos alimentos têm tipos de gorduras que elevam os níveis de colesterol. Esses tipos incluem gorduras saturadas, trans, e colesterol. Gordura saturada vem principalmente de gordura animal, mas também em alguns óleos vegetais como óleo de palma. Gorduras trans são produzidas quando óleo vegetal é hidrogenado. O colesterol na dieta é encontrado em alimentos de fonte animal como carnes, gema de ovo, e laticínios.

* Peso. Estar acima do peso tende a elevar os níveis de colesterol LDL, diminuir os de HDL, e aumentar o de colesterol total.

* Sedentarismo. Falta de atividade física regular pode ocasionar ganho de peso, o qual pode elevar os níveis de colesterol LDL.

* Hereditariedade. Colesterol sanguíneo alto pode ter causa hereditária. Uma condição médica genética, chamada hipercolesterolemia familiar, pode resultar em níveis muito altos de colesterol LDL.

* Sexo e idade. Os níveis de colesterol LDL tendem a subir à medida que a pessoa envelhece. Homens tendem a ter níveis menores de HDL do que mulheres. Mulheres jovens tendem a ter menores níveis de colesterol LDL do que homens. Já mulheres com mais de 55 anos tendem a ter níveis de colesterol LDL maiores que homens. 

Saiba mais:
Por que controlar seu colesterol?
Causas do ataque cardíaco e prevenção
Alimentação, colesterol, saúde do coração, doença cardíaca e derrame
Colesterol alto e doença cardíaca
Angioplastia coronária
Alimentação e Coração Saudável
Aterosclerose e formação de placas de gordura
Tabagismo e problemas de saúde
Angiografia coronária
Cateterismo Cardíaco
Triglicerídeos e colesterol total
Tipos de colesterol
Colesterol baixo
Colesterol VLDL
Hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares e como baixar a pressão
Doenças cardíacas - Prevenção de doença cardíaca e seus tipos
Doenças cardiovasculares
Doença das artérias coronárias e ataque cardíaco em mulheres - Fatores de risco
Síndrome metabólica - Causas, sinais e sintomas
Doença arterial coronariana - Causas
Doença das artérias coronárias
Doença arterial obstrutiva periférica - Causas e fatores de risco
Fatores de risco, sinais e sintomas de um AVC ou derrame cerebral
Ataque cardíaco - O que é, sintomas, prognóstico
Dieta para baixar o colesterol
Tratamento do colesterol alto
HDL - Bom Colesterol
Colesterol LDL - Como baixar
LDL - Mau colesterol ou ruim
Colesterol alto e dieta
Sintomas e Diagnóstico do Colesterol Alto
Colesterol - O que é
Como controlar o colesterol
Colesterol alto - Sintomas e causas
Colesterol alto - Diagnóstico


PUBLICIDADE



 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2009 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention