Copacabana Runners

Colonoscopia

Intestinos - NIDDK Image Gallery

O que é colonoscopia

A colonoscopia é um procedimento usado para ver dentro do cólon e do reto. Colonoscopia pode detectar tecido inflamado, úlcera e crescimentos anormais. Esse procedimento é usado para procurar por sinais precoces de câncer colorretal e pode ajudar os médicos no diagnóstico de alterações sem explicação no funcionamento do intestino, dor abdominal, sangramento retal e perda de peso.

O que são o cólon e o reto

O cólon e o reto são as duas partes principais do intestino grosso. Os dejetos da digestão entram no cólon a partir do intestino delgado como semi-sólidos. À medida que os dejetos movem em direção ao ânus, o cólon remove umidade e forma as fezes. O reto tem em torno de 6,5 cm e conecta o cólon ao ânus. As fezes deixam o corpo através do ânus. Músculos e nervos no reto e ânus controlam os movimentos para evacuação.

Preparação para a colonoscopia

O médico geralmente dá instruções escritas de como deve ser a preparação para a colonoscopia. Geralmente todos os sólidos devem ser esvaziados do trato gastrintestinal seguindo uma dieta líquida por 1 a 3 dias antes do procedimento. A pessoa não deve beber líquidos contendo corante vermelho ou roxo. Os líquidos aceitáveis incluem:
* Caldo livre de gorduras.
* Suco de fruta coado.
* Água.
* Café puro.
* Chá puro.
* Bebidas esportivas como Gatorade.
* Gelatina.

Um laxante ou lavagem podem ser necessários na noite anterior à colonoscopia. O laxante é um remédio usado para soltar as fezes e aumentar os movimentos intestinais. A lavagem é feita com jato de água (ou algumas vezes uma solução com pouco sabonete) para dentro do ânus usando uma garrafa especial para lavar.

A pessoa que passará pela colonoscopia deve informar o médico sobre todas as condições médicas que tem, assim como remédios e suplementos que toma regularmente. Não é permitido dirigir nas 12 horas seguintes à colonoscopia para dar  tempo ao efeito do sedativo passar. 

Como a colonoscopia é realizada

Exame do intestino grosso pela colonoscopia

Durante a colonoscopia o paciente deita sobre o lado esquerdo em uma mesa para exames. Na maioria dos casos, um sedativo leve, e possivelmente analgésico, mantêm o paciente relaxado. Em alguns casos, sedação mais forte pode ser necessária. A equipe médica monitora sinais vitais e procuram deixar o paciente o mais relaxado possível. 

O médico insere um tubo luminoso, longo e flexível chamado colonoscópico pelo ânus e aos poucos o guia através do reto para dentro do cólon. O colonoscópico infla o intestino grosso com dióxido de carbono para dar ao médico melhor visão. Uma pequena câmera montada no colonoscópico transmite imagens de vídeo de dentro do intestino grosso para um monitor, permitindo ao médico examinar cuidadosamente o revestimento do intestino. O médico pode pedir ao paciente se mover periodicamente para que o colonoscópico seja ajustado para uma visão melhor.

Assim que o colonoscópico alcançar o intestino delgado, ele começa a ser retirado lentamente e o revestimento do intestino grosso é meticulosamente examinado novamente. Sangramento e perfuração do intestino grosso podem acontecer, porém são incomuns durante a colonoscopia.

Remoção de pólipos e biópsia durante a colonoscopia

O médico pode remover crescimentos, chamados pólipos, durante a colonoscopia e depois testá-los em laboratório por sinais de câncer. Os pólipos são comuns em adultos e geralmente inofensivos. Porém, a maioria dos casos de câncer colorretal começa como um pólipo. Desta forma, remover pólipos prematuramente é uma forma eficiente de prevenir câncer.

O médico também pode pegar amostras de tecidos com aparência anormal durante a colonoscopia. O procedimento, chamado biópsia, permite ao médico examinar depois o tecido por sinais de doenças. 

O médico remove pólipos e pega amostras de tecidos usando instrumentos minúsculos através do colonoscópico.

Recuperação da colonoscopia

A colonoscopia geralmente leva de 30 a 60 minutos. Pode ocorrer câimbra ou inchaço durante a primeira hora após o procedimento. O sedativo leva tempo para perder efeito. Pacientes precisam permanecer na clínica por 1 a 2 horas depois do procedimento. A recuperação completa é esperada para o dia seguinte.

Efeitos colaterais da colonoscopia

Pacientes que desenvolverem qualquer um desses efeitos colaterais deve entrar em contato com o médico imediatamente:
* Dores abdominais fortes.
* Febre.
* Sangue nas fezes.
* Tontura.
* Fraqueza.

Em que idade deve-se começar a fazer colonoscopia de rotina

A colonoscopia de rotina para procurar por sinais de câncer deve começar na idade de 50 anos para a maioria das pessoas, ou mais cedo quando há histórico familiar de câncer colorretal, histórico pessoal de doença no intestino, ou outros fatores de risco. O médico pode aconselhar o paciente sobre com que freqüência deve ser realizada a colonoscopia.

Saiba mais:
Pólipos colorretais e câncer colorretal
Pólipos endometriais ou uterinos
Câncer colorretal - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Câncer de intestino ou colo-retal
Dieta líquida
Sopas e caldos
Laxantes
Luta contra o Câncer - Alimentação e hábitos alimentares
Sangramento retal - Tratamento, causas, sintomas
Sangue nas fezes - Melena ou hematoquesia



Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, National Institutes of Health