Copacabana Runners

Como acabar com piolhos - Remédio para piolho e tratamentos

Piolho - CDC/ Joseph Strycharz, Ph.D.; Kyong Sup Yoon, Ph.D.; Frank Collins, Ph.D.

Como acabar com piolhos é uma questão que vem sendo debatida e estudada por séculos. Entretanto, o número de casos de infestação de piolhos tem aumentado mundialmente desde os anos 60, atingindo centenas de milhões anualmente. 

Não há remédio ou método que assegure a eliminação total dos ovos (lêndeas) e piolhos com um único tratamento. Porém, existem várias modalidades de tratamento que podem ser empregadas com graus de sucesso variados. Essas modalidades podem incluir remédio com tratamento químico, produtos naturais, pentes, raspagem da cabeça, ar que e loções à base de silicone.

Como acabar com piolhos - Recomendações gerais para os tratamentos

Uma vez que os ovos do piolho (lêndeas) eclodem de 6 a 9 dias depois de postos, caso seja utilizado remédio para matar piolhos é recomendado repetir o tratamento pelo menos uma vez após 10 dias, quando todos os piolhos saíram dos ovos. Entre as duas sessões de tratamento, dos dias 2 ao 9, a pessoa ainda estará infestada com piolhos, os quais sairão dos ovos que não foram eliminados pelo remédio. Alguns remédios para piolhos indicam ainda uma terceira aplicação. Entre as aplicações é aconselhável molhar os cabelos e penteá-los diariamente para remover os piolhos que estão nascendo.

Deve-se ler as instruções dos remédios para piolho cuidadosamente antes de usá-los. Contato do produto com os olhos da pessoa com infestação de piolhos pode ser evitado enrolando uma toalha pela face. 

Caso o remédio entre em contato com os olhos, estes devem ser lavados bastante com água. Depois do tratamento o cabelo deve ser penteado por 3 a 4 minutos com um pente-fino para piolho para remover os ovos e piolhos.

De 1 a 3 dias depois da última sessão de tratamento deve-se checar o cabelo com um pente-fino para piolho. Se não for encontrado nenhum piolho o tratamento foi bem sucedido, mesmo que ovos sejam visíveis. Se ainda estiverem presentes piolhos vivo, o tratamento deve ser repetido usando um remédio com ingrediente ativo diferente. A coceira pode persistir por até uma semana depois de acabar com os piolhos.

Remédios para piolhos

Hoje em dia há diversos tipos de inseticidas usados como remédio para acabar com piolhos. Deve-se usar os produtos exatamente como indicado nas instruções, uma vez que tem sido registrado desenvolvimento resistência dos piolhos aos inseticidas. Outro tipo de remédio contra piolho é à base de enzimas que destroem o exoesqueleto dos insetos. Tais remédios são menos tóxicos e o piolho não desenvolve resistência. Loções à base de silicone também são usadas como remédio contra piolhos causando a sua sufocação ou desidratação. Uma vez que a maioria dessas loções não mata as lêndeas, o tratamento deve ser repetido em 7 a 10 dias.

Produtos naturais para acabar com piolhos

Os produtos naturais podem ser uma opção mais segura e menos propensa ao desenvolvimento de resistência pelos piolhos. Algumas plantas oferecem compostos promissores para tratamento de piolhos, como por exemplo: coco, óleos de árvore do chá e anis. Porém, faltam estudos clínicos suficientes para atestarem a eficácia de produtos naturais contra piolhos.

Pente-fino para piolhos

Para tratamento com pente-fino para piolhos é recomendado pentear o cabelo por 3 a 10 minutos diariamente. Molhar o cabelo com água e xampu ou condicionador pode facilitar pentear e remover os piolhos e ovos.

Ar quente contra piolhos

Aparelhos que jogam ar quente no couro cabeludo podem matar os piolhos e seus ovos.

Raspar a cabeça para acabar com piolhos

Raspar a cabeça, ou cortar o cabelo extremamente curto, pode controlar a infestação de piolhos. Porém, tal método pode causar problemas psicológicos à criança.

Saiba mais:
Piolhos e Pediculose



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Treatment of human head lice" (en.wikipedia.org/wiki/Treatment_of_human_head_lice).