Copacabana Runners

Condicionadores de cabelo - Condicionador creme rinse

Homem usando condicionador - NASA

Condicionadores de cabelo, algumas vezes chamados de creme rinse, são frequentemente usados no cuidado dos cabelos em conjunto com xampus para melhorar sua textura e aparência. Condicionadores de cabelo são diferentes de creme rinse. O creme rinse é visa simplesmente desembaraçar os cabelos e tem consistência mais rala que o condicionador.

Em torno de 97% do cabelo consiste de uma proteína chamada queratina, a qual tem a superfície rica em aminoácidos com carga negativa. Assim, o condicionador de cabelo geralmente contém substâncias que ligam-se à queratina formando nova superfície de cabelo.

Os condicionadores, em alguns casos, também são chamados hidratantes e geralmente são compostos de vários óleos e lubrificantes. Freqüentemente os condicionadores de cabelo são ácidos, uma vez que o pH baixo ajuda a dar ao cabelo uma estrutura mais compacta.

História dos condicionadores de cabelo

Por séculos óleos naturais têm sido usados para condicionar os cabelos. Esse produtos naturais ainda são usados hoje em dia, incluindo óleos essenciais como óleo da árvore do chá e óleo de jojoba.

Os condicionadores de cabelos modernos foram criados na virada do século 20 quando Ed. Pinaud, um famoso fabricante de perfumes, apresentou um produto que chamou de “brilliantine” na Exposição Universal de 1900 em Paris. Esse produto visava amaciar o cabelo masculino, incluindo barba e bigode.

Desde a invenção dos primeiros condicionadores de cabelos modernos de Pinaud a ciência moderna avançou para incluir produtos com silicone, álcool graxo e outros compostos que proporcionam os benefícios sem a sensação de olesidade.

Saiba mais:
Xampu - Xampus especiais
Exagerou no sol? Dicas para recuperar a pele e os cabelos danificados
Vitaminas para o cabelo
Atividade física ao ar livre e cuidados com os cabelos
Alisamento Térmico
Produtos para cabelo
Tratamento dos cabelos oleosos e secos





 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Hair conditioner" (en.wikipedia.org/wiki/Hair_conditioner).