Copacabana Runners

Controlar o peso é preciso desde que não vire uma paranóia

Controlar o peso

Se existe um hábito, igual a tantos outros, que pode gerar uma série de falsas verdades e preocupações é o de pesar todo dia fazendo da balança alvo de culpas e elogios. Em princípio não há nada de errado nisso desde que saibamos que nem sempre os números registrados dizem a verdade. Ou seja, o hábito de pesar todo dia pode ser uma doença ou uma forma saudável de se controlar.

Procura-se um culpado
Especialistas apontam que pessoas que mais se pesam são as mais insatisfeitas com seus corpos ou buscam padrões estéticos impossíveis de serem alcançados. Até aí nada de mais, pois qual de nós não tem um defeito no próprio corpo e gostaria de mudar de tivesse uma varinha de condão?

Na verdade o hábito também pode revelar distorções psicológicas a fim de encontrar um culpado que não seja a própria pessoa. A balança está errada! Foi aquele maldito churrasco! As amigas me induziram comer demais! E assim vai... Em contrapartida tem as pessoas que se pesam para saber de pode ou não sair do sério e/ou o quanto precisa malhar para recuperar. O problema é que quando a balança está de bem com o indivíduo nunca recebe elogio!

Claro, todo mundo sabe que as pessoas são diferentes e por isso algumas têm muita dificuldade de emagrecer assim como outras têm dificuldade de engordar. A balança se tornou a vilã dos gordinhos, mas também é de alguns magrinhos que não conseguem engordar.

O Hábito
Se pesar todo dia ou periodicamente tem algumas vantagens e a principal é a que se engordamos alguns gramas é muito fácil emagrecer bastando controlar a alimentação por alguns dias sem grandes sacrifícios. Quem deixa correr solto ao descobrir que está com muitos quilos a mais sabe que não vai conseguir recuperar “chuta o balde”.

É preciso lembrar também que ninguém engorda muito da noite para o dia e um ou dois quilos a mais na balança depois de um fim de semana fora da rotina não significa ter engordado e sim uma mudança qualquer no metabolismo tais como retenção de líquidos e/ou no ritmo intestinal. Além disso, no caso das mulheres ainda tem os períodos pré-menstruais que fazem os ponteiros da balança subir sem ter engordado. Por isso, pesar todo dia pode gerar ansiedade aumentando ainda mais esses números.

O ideal
Segundo os especialistas o melhor é estabelecer uma rotina de se pesar uma vez por semana de preferência como, por exemplo, na sexta-feira antes dos eventos sociais. Dá para controlar durante a semana e nos fins de semana sair um pouco do sério porque ninguém é de ferro.

Perfil assumido
Na verdade o que vale não são os ponteiros da balança e sim o cinto e/ou as calças ficando frouxas fazendo diminuir o manequim. Em teoria quando se perde algumas roupas por ter emagrecido deve-se se desfazer delas para não dar chance de voltar a vesti-las. Lembre-se que está ganhando novas roupas que não cabiam. Passe a usar as novas roupas impondo o seu novo perfil. Pesquisas no ramo da psicologia apontam que a roupa que vestimos identifica quem somos. Se você é magro vista roupa de magro. Se for gordinho assumido não tem problema desde que esteja plenamente satisfeito (a). Dá para ser elegante mesmo com sobrepeso.

Anabolizante
Questionários respondidos por voluntários e publicados em importantes veículos de comunicação científica dão conta que o sistema de ciclos interrompidos foi utilizado por 88% dos usuários e mesmo assim 77% relataram efeitos colaterais do tipo atrofia dos testículos em 56% dos casos, ginecomastia (crescimento das mamas no homem) em 52%, dificuldade para dormir em 37%, hipertensão arterial em 36%, lesões tendinosas em 26%, sangramento nasal em 22% e resfriados freqüentes em 16%. E tem gente achando que só acontece com os outros. De qualquer forma cada um é dono do seu corpo e faz o que bem entender com ele. Pode ser um “barato” ou burrice!

Cartas para essa coluna:
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 3529 - E-mail: lcmoraes@compuland.com.br

Para Refletir: A família é unida pelo amor. O sangue á apenas um detalhe. (Moraes 2012)
Sobre a Ética: Os verdadeiros valores éticos são os que aprendemos com nossos pais. Quem não aprendeu em casa, na rua só aprende se tiver muita sorte. (Moraes 2012).

Saiba mais:
Controlar o peso é preciso desde que a balança não vire paranóia
Corredor gordinho tem mais saúde que o magrinho sedentário
Elixir da vida longa é fazer exercício, comer pouco e meditar
Por causa da obesidade pais vão enterrar seus filhos e não terão netos
Sedentarismo
Malefícios da atividade física sem orientação
Atividade física e qualidade de vida
Benefícios da caminhada
Caminhada - Caminhar Forte



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2012 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo