Copacabana Runners

Doença das artérias coronárias
O que é, sintomas, tratamento

Coração - Mikael Häggström, domínio público

O que é doença das artérias coronárias

A doença das artérias coronárias é o tipo mais comum de doença cardíaca. Ela ocorre quando as artérias coronárias, que suprem o músculo cardíaco de sangue, ficam endurecidas e estreitas devido ao acúmulo de placas. Esse processo de acúmulo de placas e endurecimento e estreitamento das artérias é chamado de aterosclerose. As placas são uma mistura de substâncias gordurosas que incluem colesterol e outros lipídeos. 

O fluxo sanguíneo e suprimento de oxigênio ao coração pode ser reduzido com a placa, ou até totalmente bloqueado. As placas também podem romper e ocasionar coágulos sanguíneos que bloqueiam artérias.

Conseqüências da doença das artérias coronárias

A doença das coronárias pode ocasionar ataque cardíaco. Angina, que é a dor ou desconforto no peito que acontece quando o músculo cardíaco não está obtendo sangue suficiente, também pode ocorrer. 

Com o passar do tempo, a doença das artérias coronárias pode enfraquecer o músculo cardíaco e provocar insuficiência cardíaca, um problema sério no qual o coração não consegue bombear sangue como deveria. Doença das coronárias também pode ocasionar arritmia, que é o batimento cardíaco irregular.

Sintomas da doença das artérias coronárias

O sintoma mais comum da doença das artérias coronárias é angina. Em algumas pessoas, o primeiro sinal de doença das artérias coronárias é um ataque cardíaco. O médico pode estimar o risco do paciente desenvolver doença das artérias coronárias checando vários fatores como pressão arterial, colesterol e glicose no sangue, histórico médico, e outros fatores.

Diagnóstico da doença das artérias coronárias

Os médicos podem fazer vários testes para diagnosticar a doença das artérias coronárias em pacientes de alto risco ou que apresentam sintomas. 

Esses testes podem incluir:
* Eletrocardiograma, o qual mede a função elétrica, taxa e regularidade da batida do coração.
* Ecocardiografia, que cria imagem do coração.
* Teste de esforço para medir como o coração bombeia trabalhando mais pesadamente do que o normal quando precisa de mais oxigênio.
* Cateterismo cardíaco, no qual um tubo fino e flexível é passado através da artéria no braço ou virilha até as artérias coronárias. O tubo permite ao médico checar dentro das artérias e ver se estão bloqueadas. O médico também pode medir a pressão e fluxo sanguíneo nas válvulas cardíacas, coletar amostras de sangue do coração e examinar as artérias coronárias por raio-x.
* Angiografia coronária, a qual geralmente é feita em conjunto com o cateterismo cardíaco. Um pigmento é inserido através do cateter nas artérias coronárias. O médico pode então tirar raio-x e ver o fluxo sanguíneo através do coração e checar entupimentos.

Tratamento da doença das artérias coronárias

Para pessoas com doença das artérias coronárias o tratamento envolve focar nos fatores que os colocam em risco para essa doença e ataque cardíaco. O médico pode recomendar mudanças no estilo de vida para reduzir o risco. 

Também podem ser necessários medicamentos e tratamentos médicos. Há remédios disponíveis para tratar colesterol alto, pressão alta, arritmia e outros problemas. 

Alguns tratamentos avançados e procedimentos cirúrgicos podem ser usados para restaurar o fluxo sanguíneo ao músculo cardíaco.

Saiba mais:
Síndrome metabólica - Tratamento
Síndrome metabólica - Causas, sinais e sintomas
Síndrome metabólica
Doença arterial coronariana - Diagnóstico
Doença arterial coronariana - Tratamento
Doença arterial coronariana - Sinais e Sintomas
Doença arterial coronariana - Causas
Doença arterial coronariana
Doença das artérias coronárias e ataque cardíaco em mulheres - Fatores de risco
Doenças cardíacas - Prevenção de doença cardíaca e seus tipos
Doenças cardiovasculares
Aterosclerose - Causas e fatores de risco
Aterosclerose - Tratamento
Aterosclerose - Diagnóstico
Aterosclerose - Sintomas
Arteriosclerose cerebral
Aterosclerose



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2008 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: Centers for Disease Control and Prevention