Cravos e Espinhas - Mitos sobre as causas

 

Pessoa com acne - NIH

Há vários mitos e mal-entendidos sobre as causas de cravos e espinhas, nomes populares dados à acne.

Dieta x Cravos e Espinhas

Chocolate, batata-frita e açúcar, entre outros, não têm efeito comprovado sobre cravos e espinhas. Isso significa que nenhum estudo científico até agora encontrou qualquer diferença estatística significativa entre a incidência de cravos e espinhas em grupos que ingerem os alimentos em questão e os que os evitam. 

Porém, um estudo recente, baseado em questionário com 47.335 mulheres, encontrou associação entre consumo de leite e cravos e espinhas. Os pesquisadores especulam que essa associação possa ser causada por hormônios presentes no leite de vaca.

PUBLICIDADE

Por outro lado, frutos do mar podem conter níveis relativamente altos de iodo, mas provavelmente não o suficiente para provocar a erupção de cravos e espinhas. Ainda assim, pessoas com propensão cravos e espinhas poderiam evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em iodo. 

Higiene pessoal deficiente x Cravos e Espinhas

Cravos e espinhas não são provocados por higiene pessoal deficiente. Acne não é causada pela sujeira. 

Esse engano provavelmente tem origem no fato que acne envolve infecções na pele. De fato, os bloqueios que causam acne ocorrem profundamente dentro dos canais estreitos de folículo onde seria impossível lavar de qualquer maneira. É aconselhável limpar a pele regularmente, porém isso não prevenirá cravos e espinhas. 

PUBLICIDADE

Qualquer coisa a mais que uma limpeza suave pode piorar as lesões existentes e até encorajar novas ao danificar a pele seca.

Sexo x Cravos e Espinhas

Mitos comuns dizem que tanto a masturbação quanto o celibato podem causar cravos e espinhas. Não há evidência científica que comprove isso.

Saiba mais:
Causas da acne, como ela se forma e o que fazer
Tratamento contra Acne
Causas da Acne
Laser como tratamento futuro para acne
Chocolate dá espinhas e acne
Seqüenciada bactéria da acne


PUBLICIDADE




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Acne" (en.wikipedia.org/wiki/Acne).