Copacabana Runners

Defeitos de Nascença
Genética, consumo de álcool, drogas e cigarro

Não fumar - NIDDK Image Gallery

Fatores genéticos desempenham papel em defeitos de nascença?

Sim, mas não em todos os casos. Alterações nos genes podem causar alguns defeitos de nascença. Os genes informam a cada célula do corpo como se combinar com outras células para formar partes do organismo. Os genes também dizem às células como funcionar no corpo. A combinação de genes faz cromossomos. 

Alterações em genes simples, grupos de genes ou em cromossomos inteiros podem algumas vezes causar defeitos de nascença. Essas alterações genéticas podem acontecer somento no bebê ou podem ser passadas para ele pelos pais. 

Algumas vezes há outros membros na família com o mesmo defeito de nascença, porém nem sempre. Em alguns casos, a mãe ou o bebê podem ser facilmente afetados por fatores externos que causam defeitos de nascença. Nesse caso, genes e ambiente funcionam em conjunto.

Álcool pode causar defeitos de nascença? 

A exposição pré-natal ao álcool pode causar uma variedade de desordens, conhecidas como "espectro de desordens causadas pela síndrome do alcoolismo fetal" (FAS). A síndrome do alcoolismo fetal é a principal causa prevenível de retardamento mental e defeitos de nascença. 

Se a mulher ingerir álcool durante a gravidez, seu bebê pode nascer com síndrome do alcoolismo fetal, uma condição que pode causar incapacitações físicas e mentais. Pessoas com síndrome do alcoolismo fetal podem ter problemas de aprendizado, memória, atenção, comunicação, visão e audição. A síndrome do alcoolismo fetal é uma condição permanente que afeta todos os aspectos da vida da pessoa e seus familiares.

Cigarro pode causar defeitos de nascença?

Um mulher que fuma cigarro durante a gravidez tem maiores chancer de ter bebê prematuro, pequeno, ou natimorto. Se a mulher fumar durante a gravidez também haverá risco maior do bebê morrer durante o primeiro ano de vida. Alguns tipos de defeitos de nascença foram relacionados a mulheres que fumaram durante a gravidez.

O consumo de drogas pode causar defeitos de nascença?

Mulheres que consomem drogas podem ter bebês pequenos, prematuros ou com defeitos de nascença. Mulheres que usam cocaína durante a gravidez têm mais chances de ter bebê com defeito de nascença nos membros, rins, intestino, sistema urinário e coração. 

Outras drogas, como maconha e ecstase, também podem causar defeitos de nascença. Mulheres não devem consumir drogas durante a gravidez. Também é importante não consumi-las depois do parto uma vez que elas podem passar para o bebê através do aleitamento e afetar seu desenvolvimento.

A MMR e outras vacinas podem causar defeitos de nascença?

A MMR é uma vacina para rubéola, sarampo e caxumba. Se a mulher contrair um desses virus durante a gravidez pode ter um aborto espontâneo ou bebê com defeitos de nascença. A MMR, como algumas outras vacinas, é feita com virus vivos porém enfraquecidos. Uma vez que esses virus estão vivos existe a probabilidade pequena que eles possam casuar danos ao feto. Por esse razão, mulheres que estejam grávidas não devem tomar a MMR ou outra vacina a menos que estejam sob alto risco de contrair doença séria sem ela. 

A mulher grávida deve conversar com o médico sobre os riscos e benefícios da vacinação. A mulher que for vacinada e descobrir que está grávida também deve conversar com o médico. Vacinas feitas com virus mortos -- como as para tétano e hepatite -- não causam infecção nem danos ao feto.

Saiba mais:
Defeitos de Nascença - O que são, chances de ter
Perturbações do espectro do álcool fetal e Síndrome do alcoolismo fetal
Tabagismo e problemas de saúde
Como parar de fumar e não engordar
Remédios para parar de fumar e repositores de nicotina
Dependência Química
Maconha - Danos de fumar
Fumo passivo e problemas de saúde
Dicas para parar de fumar
Álcool e as festas de fim de ano
Ácido fólico ou folato - O que é, quem precisa
Pré-natal - Exames pré-natais
Pré-natal - Exames, acompanhamento e cuidados pré-natais
Persistência do canal arterial - O que é, causas, sintomas, tratamento
Defeito cardíaco congênito - Sintomas e tratamento
Defeitos cardíacos congênitos - O que são, tipos
Fissura labial ou lábio leporino e fenda palatina
Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia
Teste do Pezinho ou triagem neonatal
Teste do olhinho evita cegueira infantil
Gravidez - Terceiro trimestre de gestação
Gravidez - Segundo trimestre de gestação
Gravidez - Primeiro trimestre
Gravidez de alto risco
Atividade física durante a gravidez
Alimentação durante a gravidez
Listeriose e gravidez - Bactéria listeria





comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention

VoltarVoltar a mulher corredora