Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia

Gravidez - Women's Health.com

O que são defeitos do tubo neural

Os defeitos do tubo neural são defeitos de nascença do cérebro e medula espinhal. Os dois tipos mais comuns de defeitos do tubo neural são espinha bífida e anencefalia.

Espinha bífida

Na espinha bífida o tubo que forma a medula espinhal e espinha não se fecha apropriadamente, causando prejuízo ao desenvolvimento da medula espinhal. Pessoas com espinha bífida têm paralisia dos nervos abaixo da área afetada da espinha. Isso pode causar dificuldade de caminhar ou impedir a caminhada sem ajuda. Pessoas com espinha bífida também têm problemas relacionados ao aumento da pressão no cérebro e perda do controle da bexiga e intestino. Em alguns bebês nascidos com espinha bífida, os problemas são graves o suficiente para ocasionar a morte.

PUBLICIDADE

Anencefalia

A anencefalia é um defeito do tubo neural mais sério. Nessa condição boa parte do cérebro não se desenvolve. Bebês com anencefalia ou nascem mortos ou morrem logo depois do parto.

Existe prevenção para os defeitos do tubo neural?

PUBLICIDADE

Pesquisas têm mostrado que ingerir ácido fólico suficiente antes e durante a gravidez pode prevenir a maior parte dos defeitos do tubo neural. O serviço de saúde pública dos Estados Unidos recomenda que todas as mulheres que podem engravidar obtenham 400 microgramas de ácido fólico por dia.

Os defeitos do tubo neural desenvolvem nas primeiras 4 semanas de gravidez, freqüentemente quando muitas mulheres nem sabem que estão grávidas. Por essa razão, o ácido fólico é recomendado a todas as mulheres que podem engravidar, mesmo as que não estão tentando ter filhos.

Tratamentos para defeitos do tubo neural

Os tratamentos dependem do tipo de defeito do tubo neural. Por exemplo, algumas versões moderadas de espinha bífida precisam de tratamento mínimo, enquanto outras formas requerem cirurgia para corrigir os problemas. Fisioterapia também pode ser necessária para ajudar a criança aprender a andar com ou sem aparelhos.

Saiba mais:
Ácido fólico ou folato - O que é, quem precisa
Defeitos de Nascença - O que são, chances de ter
Defeitos de Nascença - Genética, consumo de álcool, drogas e cigarro
Pré-natal - Exames pré-natais
Anencefalia
Espinha bífida oculta, meningocele e mielomeningocele
Gravidez - Primeiro trimestre
Perturbações do espectro do álcool fetal e Síndrome do alcoolismo fetal
Microcefalia - O que é, causas, tratamento
Ácido Fólico - O que é, importância, necessidade diária


PUBLICIDADE




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute of Child Health & Human Development

VoltarVoltar a mulher corredora