Copacabana Runners

Dentaduras - Problemas comuns, dentadura sobre implante e solta

Dentadura - Openi.nlm.nih.gov

Problemas com dentaduras incluem o fato que as pessoas não estão habituadas a ter algo na boca que não seja comida. Desta forma, o cérebro sente a presença da dentadura como se tivesse alimento na boca, e envia mensagens às glândulas salivares para produzir mais saliva. 

Dentaduras novas também são causa de feridas, uma vez que elas geram atrito e pressionam a mucosa. Alguns ajustes na dentadura nas semanas seguintes à sua colocação podem resolver esse problema.

Outro problema com dentadura é mantê-la no lugar, não importa quanto bem feita ela seja. Isso porque o melhor que o dentista pode fazer é fabricar uma dentadura superior que trabalhe em harmonia com a inferior quando o paciente está em repouso. Porém, quando há mastigação, a dentadura não fica livre de desajustes. Adesivos para fixar dentadura podem ser utilizados para atuar contra as forças que tentam empurrar a base da dentadura para fora da mucosa.

A fabricação de dentadura completa (prótese total) é um desafio para qualquer odontologista. Na maioria dos casos, dentaduras completas devem estar confortáveis logo depois da sua colocação, embora na maioria dos casos pelo menos duas visitas para ajustes são necessárias para remover causas de possíveis feridas.

É preciso paciência e experiência considerável do odontologista para fabricar uma dentadura. Por isso, é aconselhável ao paciente procurar um especialista.

Dentaduras sobre implantes versus dentaduras soltas

Dentaduras sobre implantes possuem várias vantagens em relação às convencionais soltas.

Elas oferecem mais conforto em decorrência de menor irritação à gengiva e mais confiança devido ao menor risco de cair. Pacientes com dentaduras sobre implantes possuem maior eficiência na mastigação e falam mais claramente. Entretanto, o lado ruim é que as dentaduras sobre implantes são muito mais caras que as soltas. Além disso, cirurgia minimamente invasiva pode ser necessária e o tempo de tratamento varia de 3 a 6 meses.

Em alguns casos, o custo pode ser diminuído colocando dentadura sobre implante no maxilar inferior, e solta no superior onde a fixação é mais fácil.

Saiba mais:
Implante dental
Higiene Bucal
Ortodontia
Influência alimentar na formação e saúde dos dentes
Estética dental
Periodontite e Gengivite - Doença periodontal e inflamação na gengiva
Doença periodontal - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Doença periodontal - Gengivite e periodontite
Gengivite
Afta - Estomatite aftóide, causas de aftas e tratamento



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




 

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2005, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Dentures" (en.wikipedia.org/wiki/Dentures).