Copacabana Runners

Desvio de septo nasal - Causas, sintomas e tratamento

Raio-x de pessoa com desvio de septo nasal - openi.nlm.nih.gov

O que é desvio de septo nasal

O desvio de septo nasal é uma desordem física comum do nariz. Ele envolve um deslocamento do septo nasal. É comum que o septo nasal não fique exatamente centralizado. O septo nasal somente é considerado desviado quando o deslocamento for substancial ou estiver prejudicando a pessoa. 

Muitos com desvio de septo nasal não sabem que têm essa condição, até que apareça alguma dor. Um desvio de septo nasal pode passar sem ser detectado por anos e desta forma sem necessidade de correção.

Causas do desvio de septo nasal

O desvio de septo nasal é mais freqüentemente causado por trauma de impacto. Desvio de septo nasal também pode ser uma desordem congênita, causada pela compressão do nariz durante o nascimento. O desvio de septo nasal está também associado à síndrome de Marfan.

Sintomas do desvio de septo nasal

O septo nasal é osso e cartilagem no nariz que separam a cavidade nasal em duas narinas. Normalmente o septo fica centralizado, e desta forma as passagens nasais são simétricas. Um septo nasal desviado é uma condição anormal na qual o topo da cartilagem tomba para um dos lados, ocasionando obstrução da passagem nasal afetada. Essa condição pode resultar em drenagem ruim dos seios nasais. Pacientes também podem ter dificuldade de respirar facilmente, dor de cabeça, nariz sangrando, ou transtornos do sono como ronco e apnéia do sono.

Muitas pessoas ficam preocupadas com a diminuição do espaço para fluxo de ar através da narina efetivamente menor decorrente do desvio de septo nasal. Porém, se o desvio for moderado, ele não deve ser considerado um problema médico.

Tratamento do desvio de septo nasal

Na maioria dos casos o desvio de septo nasal podem ser corrigido com cirurgia conhecida como septoplastia. Essa cirurgia pode ser de rápida realização, porém o paciente pode levar até uma semana para recuperação completa.

Saiba mais:
Síndrome de Marfan - O que é, sintomas, diagnóstico e tratamentos
Sinusite - O que é, causas, sintomas
Dor de cabeça - Cefaléia tensional
Dor crônica
Apnéia do sono





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Nasal_septum_deviation" (en.wikipedia.org/wiki/Nasal_septum_deviation).