Copacabana Runners

Diabetes tipo 1, 2 e gestacional

Teste de glicose - NIDDK Image Gallery

A maior parte dos alimentos que comemos é transformada em glicose (açúcar) para que seja utilizada como energia por nosso organismo. Insulina ajuda a glicose a entras nas células do corpo. Quando você tem diabetes, seu organismo, ou não consegue fazer insulina suficiente, ou não pode usar sua própria insulina muito bem. 

As formas mais comuns de diabetes incluem o tipo 2, tipo 1 e gestacional (ocorre durante a gravidez). O tipo 2 afeta 90-95% das pessoas com diabetes e geralmente aparece depois dos 40 anos de idade. O tipo 1 responde por 5-10% dos casos de diabetes e surge mais freqüentemente na infância e adolescência. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam de insulina para sobreviver. Diabetes gestacional afeta entre 2,5% e 4% das mulheres grávidas. 

Pessoas com diabetes podem ter ou não alguns dos seguintes sintomas: sede excessiva, urinação freqüente, perda de peso sem explicação, fome extrema, visão embaçada, falta de sensibilidade nas mãos ou pés, fadiga recorrente, feridas que demoram mais para sarar, pele muito seca, ou mais infecções do que o comum.

Se não for bem administrada, a diabetes pode ter grande impacto na qualidade de vida da pessoa. Complicações, a maioria das quais podem ser prevenidas, incluem: doença cardíaca, infarto, cegueira, falha dos rins, amputação dos pés ou pernas, danos nos nervos e problemas na gravidez.

Quem está sob o risco de desenvolver diabetes

Em torno de 1/3 das pessoas com diabetes não sabem que têm a doença. Os fatores de risco para a diabetes tipo 1 incluem: doença autoimune, predisposição genética e fatores ambientais. 

Pré-diabetes é um novo termo para a condição que as pessoas têm antes de ser diagnosticas com diabetes. Pessoas que desenvolvem diabetes não vão de uma quantidade de glicose no sangue normal para diabetes tipo 2. Quase sempre passam por uma fase chamada tolerância à glicose prejudicada, na qual o nível de glicose é elevado porém não o suficiente para ser classificado como diabetes. Diabetes tipo 2 é mais provável de desenvolver em pessoas mais velhas, obesas, com histórico familiar de diabetes, inativas fisicamente ou que tiveram um caso anterior de diabetes gestacional (5-10% das mulheres com diabetes gestacional sofreram diabetes tipo 2 depois da gravidez).

Diabetes pode ser prevenida?

Estudos têm descoberto que mudanças no estilo de vida podem prevenir ou adiar o aparecimento da diabetes tipo 2 entre adultos sob risco de desenvolver a doença. Atualmente não há métodos conhecidos para prevenir a diabetes tipo 1, porém vários estudos clínicos estão em progresso.

Como é o tratamento da Diabetes?

Pessoas com diabetes devem desenvolver um comprometimento para toda a vida com cuidados médicos regulares e controle da diabetes. O tratamento da diabetes visa manter a glicose no sangue perto dos níveis normais. Para isso, pessoas com diabetes devem equilibrar três coisas importantes: o que comem e bebem, quanta atividade física fazem, e que remédios tomam (se o médico receitou comprimidos para diabetes ou insulina). 

Pessoas com diabetes geralmente aprendem a checar em casa seus níveis de glicose no sangue com um glicosimetro como parte do tratamento. Além disso, controlar a pressão arterial é muito importante para as pessoas com pressão alta e diabetes. O tratamento para diabetes deve ser individualizado e levar em conta questões médicas, emocionais, culturais e de estilo de vida.

Saiba mais:
Açúcar para diabéticos
Diabetes x Exercício Físico - Benefícios da prática de exercícios ao diabético
Resistência à insulina e pré-diabetes
Causas da diabetes tipo 2
Diabetes tipo 1
Diabetes mellitus tipo 2
Creatina e absorção de glicose
Comidas para diabéticos - Plano alimentar para diabetes
Dieta para diabetes - Alimentos e diabéticos
Diabetes tipo 1 - Alternativa de tratamento
Glicose no sangue

Hipoglicemia
Diabetes insipidus - O que é, sintomas, diagnóstico
Diabetes - Sintomas e diagnóstico
Diabetes - Tratamento
Diabetes - Prevenção
Diabetes - Fatores de risco
Diabetes e pré-diabetes - O que é, sinais, tipos
Diabetes e doenças cardíacas
Diabetes
Exercícios Físicos e Diabetes
Mantendo a forma com diabetes - Exercícios físicos para diabéticos
Viver bem com diabetes
Diabete Infantil e Alimentação
Diabetes gestacional - Diagnóstico, dieta, tratamento
Victoza (liraglutida) - Efeitos colaterais
Cuidados com os pés de pessoas com diabetes





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


 
comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto: Center for Disease Control and Prevetion
Tradução: copyright © 2005 por Helio Augusto Ferreira Fontes