Copacabana Runners

Diarréia
Causas, sintomas, tratamento, conduta nutricional

Dor de barriga - NIDDK Image Gallery

Diarréia é ter três ou mais evacuações amolecidas ou líquidas por dia. Diarréia é uma causa comum de morte em países em desenvolvimento, e a segunda causa mais comum de morte de bebês no mundo. A perda de líquidos através da diarréia pode ocasionar desidratação e desequilíbrio de eletrólitos.

Diarréia aguda é um problema comum que geralmente dura 1 ou 2 dias e some por si mesma. Diarréia que dura mais de 2 dias pode ser sinal de um problema mais sério. Diarréia crônica - aquela que dura mais de 4 semanas - pode ser sintoma de doença crônica. Os sintomas de diarréia crônica podem ser contínuos, ou ir e vir.

Diarréia de qualquer duração pode ocasionar desidratação, o que significa que falta ao corpo fluidos e eletrólitos para funcionar apropriadamente. Pessoas de qualquer idade podem ter diarréia. Nos EUA, os adultos têm em média um episódio de diarréia aguda por ano e as crianças pequenas em média dois episódios por ano.

Causas da diarréia

A causa diarréia aguda é geralmente relacionada a infecção bacteriana, viral ou parasítica. Diarréia crônica é geralmente relacionada a desordens como síndrome do intestino irritável ou doença inflamatória intestinal.

Muitos fatores podem provocar a diarréia, mas a diarréia aguda é geralmente causada por infecção provoca por bactérias, vírus ou parasitas. Porém, para as pessoas que seguem um padrão de higiene mínimo e não se alimentam em lugares públicos, a tendência é adquirir somente a forma viral da doença, que é transmitida em lugares fechados (salas, ônibus, igrejas e cinemas). 

Outras causas de diarréia incluem:
* Intolerâncias e sensibilidades a alimentos. Algumas pessoas têm dificuldade de digerir certos ingredientes como lactose. Outras podem ter diarréia se comerem certos tipos de adoçantes em grandes quantidades.
* Alguns medicamentos, incluindo antibióticos e antiácidos contendo magnésio.
* Doenças intestinais, como doença inflamatória intestinal, colite ulcerativa, doença de Crohn e doença celíaca.

Alguns casos de diarréia ocorrem depois de cirurgia de estômago. Isso pode ser em decorrência dos alimentos de movimentar mais rapidamente pelo sistema digestivo.

A causa comum de diarréia em países em desenvolvimento é ingerir alimentos e bebidas contaminados com bactérias, vírus ou parasitas. 

Sintomas da diarréia

O sintoma mais preocupante da diarréia é a desidratação. Uma diarréia também pode ser acompanhada de dor abdominal, cólicas, náusea, necessidade urgente de ir usar o toalete e perda do controle do intestino. Algumas infecções que causam diarréia podem também ocasionar febre, calafrios ou fezes com sangue.

Tratamento e conduta nutricional

Em muitos casos de diarréia, o único tratamento necessário é repor líquidos e eletrólitos de forma a prevenir desidratação. Remédios podem ajudar a interromper diarréia em adultos. Porém, pessoas com diarréia com sangue, um sinal de infecção bacteriana ou parasitária, não devem usar esses remédios. Medicamentos usados para tratamento de diarréia em adultos podem ser perigosos para crianças e devem ser administrados somente sob orientação médica. Antibióticos podem ser receitados de a causa da diarréia for bacteriana.

A conduta nutricional é evitar cafeína, alimentos gordurosos e fibrosos. Esses alimentos podem agravar a diarréia. Algumas pessoas também têm problemas para digerir lactose durante episódio de diarréia. Iogurte, que tem menos lactose que leite, é geralmente melhor tolerado. Iogurtes com culturas vivas de bactérias podem até ajudar na recuperação da diarréia.

À medida que os sintomas melhorarem, alimentos mais macios e suaves podem ser adicionados à dieta, como banana, arroz branco, batata cozida, torradas, cenoura cozida, e frango ao forno sem pele ou gordura. Para crianças, o médico pode recomendar dieta branda.

Saiba mais:
Importância da Água
Desidratação, Calor e Exercícios Físicos
Gastroenterite aguda - Tratamento em crianças com terapia de reidratação oral
Gastroenterite viral
Aprovada vacina contra diarréia por rotavírus
Soro Caseiro
Diarréia em crianças e bebês
Diarréia crônica
Disenteria bacteriana e amébica
Síndrome hemolítico-urêmica - O que é, causas, sintomas, tratamento
Escherichia coli
Hemorragia digestiva alta e baixa - Causas
Hemorragia digestiva - Diagnóstico e tratamento
Hemorragia digestiva alta e baixa, aguda e crônica - Sinais e sintomas
Sangramento retal - Tratamento, causas, sintomas
Sangue nas fezes - Melena ou hematoquesia
Hemorróidas externas e internas
Tratamento, remédios para hemorróidas e prevenção
Hemorróidas - Sintomas, como tratar hemorróida
Giardíase - Infecção por Giárdia
Amebíase
Intoxicação por Salmonela - Salmonelose
Leptospirose - Sintomas, transmissão e tratamento
Leptospirose
Doença do peixe cru - Difilobotríase
Cólera
Quem deve se vacinar contra febre amarela
Rotavírus
Enterobíase ou infecção por oxiúros - Sintomas e tratamento
Amarelão ou Ancilostomíase
Verminose por lombriga ou ascaríase
Lombriga e Ascaridíase
Esquistossomose
Febre Tifóide
Calafrios - O que são, causas
Leishmaniose visceral e cutânea
Toxoplasmose
Infecção Alimentar
Brucelose - Febre de Malta
Por que lavar as mãos é importante



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Digestive Diseases Information Clearinghouse