Copacabana Runners

Dicas para engravidar

Teste de gravidez - WomensHealth.gov

Esse artigo dá dicas para elevar as chances de engravidar.

Ciclo menstrual e período mais fértil para aumentar as chances de engravidar

Uma dica importante para quem quer engravidar é estar consciente do seu ciclo menstrual e alterações no seu corpo que acontecem nesse período. Durante o ciclo menstrual, que em média dura 28 dias, há duas partes: antes e depois da ovulação.

* Dia 1 começa com o primeiro dia do ciclo menstrual.
* Geralmente pelo dia 7 o ovo começa a ficar preparado para ser fertilizado pelo esperma.
* Entre os dias 7 e 11 o revestimento do útero começa a ficar mais espesso, esperando pelo ovo fertilizado.
* Por volta do dia 14 (em um ciclo de 28 dias) hormônios fazem com que o ovo seja liberado em um processo chamado ovulação. O ovo desce pelo tubo de falópio até o útero. Se o esperma encontrar com o ovo ele se pregará no revestimento do útero e a mulher ficará grávida.
* Se o ovo não for fertilizado ele é destruído.
* Por volta do dia 25 os níveis hormonais baixam e ocorre a menstruação.

A primeira parte do ciclo menstrual é diferente em cada mulher, podendo até haver diferenças significativas na mesma pessoa de mês para mês, variando de 13 a 20 dias de duração. Essa é a parte mais importante do ciclo menstrual para ser compreendida, uma vez que é onde ocorre a ovulação e mulher pode engravidar. A parte depois da ovulação dura de 14 a 16 dias em todas a mulheres (a menos que haja problema de saúde que afete o ciclo menstrual).

Dica para engravidar - descobrir seu período mais fértil

Saber quando está mais fértil ajudará a engravidar. Há basicamente três métodos para descobrir quando estará mais fértil. A dica para aumentar as chances de engravidar é usar a combinação desses três métodos, que são:

Dicas para engravidar com o método da temperatura corporal basal 

A temperatura corporal basal é aquela quando estamos de repouso logo depois de acordar pela manhã. A temperatura corporal basal da mulher aumenta ligeiramente com a ovulação. Então, ao registrar diariamente a temperatura basal por meses, a pessoa pode ser capaz de verificar os dias mais propícios para engravidar. A temperatura basal varia levemente de mulher para mulher, algo em torno de 35,5 e 36,5 graus é a média antes da ovulação. Depois da ovulação a maioria das mulheres tem uma temperatura oral entre 36 e 37 graus. A elevação na temperatura pode ser súbita ou gradual durante alguns dias. Geralmente a temperatura basal da mulher sobe apenas 0,2 a 0,5 graus, então para detectar essa mudança mínima deve-se usar um termômetro de temperatura basal.

O aumento na temperatura não mostra exatamente quando o ovo foi liberado, mas quase todas as mulheres ovulam dentro de 3 dias após isso. A temperatura corporal permanece em nível mais elevado até o começo da menstruação. Como dica para engravidar os dias mais férteis são:
* 2 a 3 dias antes da temperatura atingir seu ponto mais alto (ovulação), e
* 12 a 24 horas depois da ovulação.

O esperma masculino consegue viver até 3 dias no corpo da mulher e pode fertilizar o ovo a qualquer momento durante esse tempo. Então há chance de engravidar ao ter relação sexual alguns dias antes da ovulação.

Muitas coisas podem afetar a temperatura basal, como beber álcool ou fumar na noite anterior, dormir mal, ter febre, ou fazer qualquer coisa antes de medir a temperatura como ir ao banheiro ou falar ao telefone. Para maior precisão, deve-se medir a temperatura diariamente por volta do mesmo horário.

Dicas para para engravidar com o método do calendário ou da tabelinha

Esse método envolve manter registro escrito de cada ciclo menstrual no calendário. O primeiro dia de menstruação é o Dia 1. Marque Dia 1 com um círculo no calendário. Faça isso por 8 a 12 meses, de modo que fique sabendo quanto dias tem o seu ciclo menstrual. A duração do ciclo menstrual pode variar de mês para mês, então escreva o total de dias de cada ciclo. Para descobrir o primeiro dia fértil procure o ciclo menstrual mais curto e diminua 18 desse número. Por exemplo, se o ciclo menstrual mais curto foi de 26 dias, o primeiro dia fértil do ciclo seria o oitavo (26-18=8). Marque com o X no calendário esse primeiro dia fértil. Para descobrir o último dia que estará fértil subtraia 11 dias do seu ciclo menstrual mais longo. Por exemplo, se o ciclo mais longo foi de 29 dias seria o décimo oitavo dia (29-11=18). Marque esse data com um X no calendário. Para melhor precisão esse método deve ser usado em conjunto com algum outro, especialmente se os ciclos menstruais forem irregulares.

Dicas para para engravidar com o método do muco cervical

Esse método envolve ficar ciente das alterações no muco cervical durante o mês. Os hormônios que controlam o ciclo menstrual também alteram o tipo e quantidade de muco que a mulher tem antes e durante a ovulação. Logo depois da menstruação geralmente há alguns poucos dias quando não há muco presente. À medida que o ovo começa a amadurecer, a quantidade de muco cresce na vagina e aparece em sua abertura como uma substância amarelada ou branca pegajosa. A maior quantidade de muco aparece logo antes da ovulação e nesse período fica claro e escorregadio, como a clara de ovo cru. Em torno de 4 dias depois do muco aparecer ele muda de novo, com muito menos quantidade e pegajoso novamente. Depois disso, a mulher deverá ter alguns dias sem muco antes da menstruação retornar. Descreva as mudanças do muco em um calendário. A mulher estará mais fértil nos primeiros sinais de aparecimento do muco após a menstruação. Não devem utilizar esse método as mulheres que estão usando produtos de higiene íntima, têm vaginite ou outra doença sexualmente transmissível, ou sofreram cirurgia no cérvix.

Saiba mais:
Temperatura basal - Método para engravidar
Como engravidar
Período fértil e ciclo menstrual
Ovulação - Sintomas
Sintomas de gravidez
Dieta da Fertilidade
Período fértil feminino para engravidar - Como saber e calcular
Calculadora da Ovulação e Tabela dos Dias Férteis
Período infértil
Tabelinha período fértil - Calculadora da ovulação e dias férteis
Ciclo menstrual, menstruação irregular e período fértil
Tabelinha - Método anticoncepcional ou para engravidar
Teste de gravidez caseiro de farmácia funciona?
Ovulação - Teste de gravidez caseiro de urina
Beta hcg



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: Womenshealth.gov


VoltarVoltar a mulher corredora