Copacabana Runners

Dicas para emagrecer e manter a perda de peso

Abdomen definido - Nasa

Você decidiu ter uma alimentação saudável e ficar mais ativo fisicamente? Deu-se conta que escolhas saudáveis têm impacto positivo não somente em si mesmo, mas também naqueles que o cercam?

Seja o objetivo emagrecer ou manter seu peso ideal atual, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo. Lembre-se que para manter o peso você precisa equilibrar as calorias ingeridas com a energia gasta através da atividade física. Se comer mais do que gasta, ganhará peso. Se comer menos do que gasta, emagrecerá!

Faça das escolhas saudáveis um hábito

Isso ocasiona em estilo de vida saudável! Comprometa-se a comer bem, movimentar-se mais e obtenha o apoio da família e amigos. Ainda melhor, comece ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas ao mesmo tempo!

Lembre-se de ser realista sobre seus objetivos

Se tentar reduzir as calorias, gordura, gordura saturada e açúcar na sua dieta E prometer fazer uma mudança drástica no nível de atividade física, poderá estar determinando o fracasso. Ao invés de tentar fazer várias mudanças ao mesmo tempo, estabeleça metas menores e mais realistas e adicione um novo desafio a cada semana.

Faça um levantamento do seu padrão de alimentação e atividade física

Mantenha um diário dos padrões de alimentação e atividade física. Escreva não somente o que come, mas onde, quando e o que sentiu no momento. Você poderá ver o que engatilhou sua fome e o que satisfez seu apetite. Que alimentos você rotineiramente compra? Que lanches mantém na despensa?

Coma pelo menos 5 porções de frutas e vegetais por dia

Tente substituir alimentos menos nutritivos e com muitas calorias por frutas e vegetais. Incorpore pelo menos 5 porções de frutas e vegetais por dia em sua dieta.

Coma alimentos ricos em fibras que o ajudaram a sentir-se cheio

Grãos integrais, legumes (lentilhas e feijões), verduras e frutas são boas fontes de fibras alimentares que podem o ajudar a sentir-se cheio com menos calorias.

Prepare e coma as refeições e lanches em casa

Essa é uma boa forma de economizar dinheiro, alimentar-se de maneira saudável e passar tempo com a família. Quando preparar as refeições, escolha as opções com menos-gordura ou menos-caloria dos seu ingredientes favoritos e aprenda como é fácil substituir.

Escolha lanches que são nutritivos e que satisfaçam

Um pedaço de fruta fresca, vegetais ou iogurte com pouca gordura são escolhas excelentes (e fáceis de carregar) para levar até os horários de lanche. Leve esses lanches com você para uma alternativa saudável às batatinhas, doces e salgadinhos.

Aproveite seu tempo!

Coma somente quando tiver fome e aproveite o gosto, textura e cheiro das refeições. Lembre que leva-se aproximadamente 15 minutos para que seu estômago sinalize seu cérebro que ele está cheio.

Se escolher comer fora, lembre-se dessas sugestões:

Preste atenção nas porções. O tamanho das porções em restaurantes e lanchonetes geralmente são maiores, o que o pode levar a comer demais. Escolha porções menores, peça tira-gosto e uma salada verde folhosa com molho de pouca gordura. Divida a comida com um amigo ou então coma apenas uma parte e leve o restante como quentinha.

Perdoe-se

Se cometer erros ocasionais, não desista! Perdoe-se por ter feito aquela escolha e siga com seu objetivo. Coma almoço e jantar super-saudáveis se teve um café da manhã com muita gordura e calorias.

Lembre-se da atividade física!

Procure ter pelo menos 30 minutos (adultos) ou 60 minutos (crianças) de atividade física de intensidade moderada por pelo menos 5 dias na semana. Se estiver começando a ser fisicamente ativo, lembre-se que até pequenos aumentos na atividade física ocasionam benefícios à saúde. Consulte seu médico antes, e então comece com poucos minutos de exercícios por dia e aumente gradualmente até chegar aos 30 minutos. Se você já faz 30 minutos diários de atividade física moderada, pode ter ainda mais benefícios para a saúde ao elevar a quantidade de tempo ou fazendo atividades de maior intensidade.

Saiba mais:
Alimentação saudável
Como emagrecer
Calorias - Quantidade vem em primeiro lugar 
Estilo de vida saudável
Cardápio para emagrecer - Cardápios de 1200 e 1600 calorias
Receitas para emagrecer
Correr no calor é melhor para emagrecer?
Dietas para emagrecer - dieta de emagrecimento
Perder peso para toda a vida
Atividade física regular e controle de peso
Perda de peso realista
Atividade física para um peso saudável




Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2005 Helio Augusto F. Fontes
Texto: National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion