|
Uma dieta rica em fibras e vegetais pode baixar o colesterol quase tanto quanto
remédios de estatina, foi o que conclui um estudo canadense publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
A
lista de alimentos de uma dieta para baixar o LDL, considerado o mau colesterol,
incluem: proteínas de soja, fibras solúveis contidas
em frutas e vegetais como quiabo, berinjela,
aveia e cevada, e gorduras vegetais (estanois/esterois). Esses alimentos
combinados poderiam baixar o LDL (mau colesterol) quase
tanto quanto drogas com estatina.
No
estudo, 34 adultos com colesterol elevado tentaram 3 dietas diferentes por um
mês com algumas semanas de pausa entre elas. As três dietas:
-
Dieta
de controle. Dieta de muito pouca gordura saturada, a qual foi substituía
por gorduras poliinsaturada e monoinsaturada que mostraram reduzir o
colesterol LDL. Os alimentos incluíam bastante leite
desnatado, queijo sem
gordura, iogurte, clara de ovo, óleo de girassol
e fibras de cereais integrais.
-
Dieta
com estatina. Dieta com muito pouca gordura saturada e mais 20 miligramas do
remédio Meyacor que contém estatina.
-
Dieta
portfolio. Dieta rica em vegetais, alimentos com proteína de soja,
amêndoas e alimentos ricos em fibras como aveia, cevada, quiabo e
berinjela. A fonte de gordura veio de estanois
e esterois de vegetais, os quais podem baixar o colesterol.
Os
resultados foram os seguintes: a dieta portfolio reduziu o colesterol LDL em
30%, resultado quase igual ao da dieta mais remédio com estatina que baixou o
colesterol em 33%, enquanto a dieta controle reduziu 9%.
O
pesquisador David Jenkins declarou que os resultados são uma boa notícia para
pessoas que não toleram os efeitos colaterais de medicamentos de estatina.
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, 10/02/2005.
|
|