|
A dieta DASH é um guia alimentar, baseado em estudos sobre planos de dietas,
elaborado pelo governo norte-americano para abaixar a pressão arterial e, desta
forma, diminuir os riscos de saúde decorrentes da pressão alta. DASH é a
abreviação de "Dietary Approaches to Stop Hypertension", que
significa "métodos para combater a hipertensão através da dieta".
O
que você come afeta suas chances de desenvolver pressão alta, ou hipertensão
arterial (o termo médico). Estudos recentes mostram que a pressão arterial pode ser
diminuída ao seguir a dieta DASH e ingerir menos sal. Aquelas pessoas com
hipertensão podem beneficiar-se especialmente ao seguir a dieta DASH e reduzir
a ingestão de sal.
Cientistas
apoiados pelo órgão norte-americano "National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI)"
conduziram dois estudos-chave sobre dieta e hipertensão. Suas descobertas
mostraram que a pressão arterial era reduzida com um plano de dieta com pouca
gordura saturada, colesterol e gordura total, e que enfatizava frutas, vegetais,
leite com pouca gordura e lacticínios. Esse plano alimentar - conhecido como
dieta DASH - também inclui grãos integrais, peixe, frango e nozes. A dieta
DASH ainda contem menos carne vermelha magra, doces, açúcar adicionado e
refrigerantes comparada com a dieta típica americana. Ela é rica em potássio,
magnésio e cálcio, assim como proteínas e fibras.
Objetivos
nutricionais da dieta DASH para plano alimentar de 2.100 calorias:
Gordura total: 27% das calorias
Gordura saturada: 6% das calorias
Proteína: 18% das calorias
Carboidrato: 55% das calorias
Colesterol: 150 mg
Sódio: 2.300 mg *
Potássio: 4.700 mg
Cálcio: 1.250 mg
Magnésio: 500 mg
Fibras: 30 g
* 1.500 mg de sódio foi o objetivo de menor nível testado e mostrou-se ainda
melhor para abaixar a pressão sanguínea. Ele foi particularmente efetivo para
pessoas idosas, de meia-idade e aqueles que já têm pressão alta.
O
primeiro estudo DASH envolveu 459 adultos, sendo que em torno de 27% tinham
pressão alta, e comparou três planos alimentares: um que incluía alimentos
similares aos que os americanos comem regularmente, outro similar ao primeiro
mas com mais frutas e vegetais, e o último com a dieta DASH. Todos os três
planos alimentares incluíram 3.000 miligramas de sódio diárias.
Os
resultados foram dramáticos. Os participantes que seguiram o plano alimentar
com mais frutas e vegetais e os com a dieta DASH tiveram redução na pressão
arterial. Porém, o maior efeito foi nos que seguiram a dieta DASH,
especialmente entre aqueles que tinham pressão alta. Ainda, a redução na
pressão foi rápida -- dentro de duas semanas depois de iniciada a dieta.
O segundo estudo DASH examinou o efeito da redução na ingestão de sódio
sobre a pressão arterial. Os 412 participantes seguiram ou a dieta DASH ou
alimentação típica americana por três meses com níveis distintos de sódio
para cada mês. Os níveis de sódio eram de 3.300 mg diárias (o consumido por
muito americanos), 2.300 mg diárias (intermediário) e 1.500 mg diárias (baixo
consumo).
Os resultados mostraram que reduzir a ingestão de sódio abaixou a pressão nos
dois planos alimentares. A maior redução de pressão foi com a dieta DASH
ingerindo 1.500 mg diárias de sódio. Aqueles com pressão alta foram os que
tiveram a maior redução, mas os com pré-hipertensão também tiveram grande
diminuição na pressão.
Esses dois estudos mostram a importância de baixar o consumo de sódio, seja
qual for o seu plano alimentar. Para a melhor combinação, siga a dieta DASH e
diminua o consumo de sal e sódio.
|