Copacabana Runners

Dieta do dr. Atkins - Riscos e benefícios

Carne - National Cancer Institute Image Gallery

A dieta do dr. Atkins, popularizada pelo livro “Dr. Atkins' New Diet Revolution” de 1998, promove o emagrecimento através do consumo de alimentos com pouco carboidrato e muita proteína e gordura, porém não necessariamente com poucas calorias.

Segundo o doutor Atkins, esse tipo de dieta poderia iniciar maior perda de peso do que as dietas convencionais com equilíbrio de carboidratos, gorduras e proteínas. Adicionalmente, a dieta de Atkins supostamente seria amigável àqueles com tendência a diabetes, uma vez que baixa ingestão de carboidratos poderia reduzir a necessidade do corpo por insulina. O conceito da dieta de Atkins é oposto ao usado por anos pelos nutricionistas tradicionais e especialistas médicos.

A comunidade médica e a Dieta de Atkins

A resposta inicial da comunidade médica foi de que a dieta de Atkins provavelmente não seria segura, uma vez que anos de evidência científica sugeriam que a ingestão de muita gordura poderia elevar as taxas de colesterol e, desta forma, aumentar os riscos de doença cardiovascular. Depois de anos do lançamento da dieta de Atkins, alguns resultados importantes de pesquisas estão começando a aparecer na literatura científica sobre quais seriam seus os riscos e se ela teria benefícios.

Um desses estudos sobre a dieta de Atkins foi publicado em 2003 no New England Journal of Medicine. Os pesquisadores conduziram um experimento controlado para determinar as diferenças na perda de peso em homens e mulheres com obesidade que seguiram a dieta de Atkins comparando com os que seguiram uma dieta convencional com redução total de calorias. Esse estudo durou um ano.

Além de monitorar a perda de peso, outros teste foram feitos incluindo de açúcar no sangue, colesterol, HDL (o bom colesterol), níveis de insulina e pressão sanguínea. Os resultados foram interessantes e diferentes do que a maioria dos nutricionistas tradicionais esperariam. Assim como doutor Atkins defendia, depois de 3 meses os voluntários que seguiram a dieta de Atkins perderam 7-10% do peso original, enquanto os com a dieta convencional de poucas calorias perderam 3-5%. Os resultados depois de 6 meses foram similares. Porém, depois de um ano, aqueles seguindo a dieta de Atkins recuperaram peso, de modo que a diferença entre os dois grupos ficou insignificante. Isso indica que a dieta de Atkins poderia proporcionar maior perda de peso nos primeiros meses, mas não depois de um ano.

Outro resultado interessante deu suporte à visão dos nutricionistas tradicionais, mostrando que o colesterol no sangue elevou em torno de 3% nos que seguiram a dieta de Atkins, ao passo que caiu 5% nos que seguiram a dieta convencional de poucas calorias. Por outro lado, o “bom” colesterol HDL subiu 20% nos que seguiram a dieta de Atkins, mas apenas 3% naqueles com a dieta convencional. Nenhuma das duas dietas afetou o açúcar no sangue, pressão sanguínea e níveis de insulina.

Lista de Dietas:
Dieta das frutas - Frutariana
Dieta de South Beach
Dieta Macrobiótica  
Dieta Paleolítica
Dieta do Mediterrâneo ou mediterrânea
Dieta do dr. Atkins - Riscos e benefícios
Dieta das Proteínas
Dieta da sopa
Dieta líquida
Dieta da Lua
Dieta dos pontos
Dieta vegetariana
Dieta do tipo sanguíneo
Dieta da Zona - 40-30-30
Dieta Depurativa - Desintoxicação ou desintoxicante
Dieta das combinações
Dieta hipocalórica de 800 calorias
Dieta da Linhaça para Emagrecer
Dieta da Clara de Ovo
Dieta Dukan - O que é, fases, efeitos colaterais
Dietas da moda - dieta do atum e USP
Dieta Tao - Taoísta
Dieta branda
Dieta Gracie
Dieta das calorias negativas
Dieta dos Vigilantes do Peso
Dieta dos Pontos da USP
Dieta dash
Dieta das calorias inteligentes
Dieta de Jesus
Dieta de Sonoma
Dietas Milagrosas - Dieta da água, banana, maçã, pão, suco de limão
Dieta do Abacaxi
A Dieta do Arroz
Dieta do Abdômen
Dieta das Notas
Dieta nota 10
Dieta Ortomolecular
Dieta Natural e Alimentos Naturais

 

Os resultados finais do estudo sugerem que os voluntários que consumem a dieta de Atkins podem inicialmente emagrecer mais rápido do que os na dieta convencional, mas depois de um período longo essa diferença é perdida. Os pesquisadores sugerem um estudo mais longo e maior antes de fazer conclusões sobre os benefícios e riscos da dieta de Atkins.

Outro estudo interessante apareceu no jornal Perception and Motor Skills. Esse grupo estudou os efeitos da dieta de Atkins na reposta de voluntários a exercícios físicos agudos. Embora esse estudo tenha durando apenas 3 semanas, os resultados apóiam fortemente a hipótese de que aqueles que seguem a dieta de Atkins experimentam mais fadiga, menos efeitos positivos e mais negativos dos exercícios físicos. Entretanto, os seres humanos são incrivelmente adaptáveis e seria interessante ver como superariam os efeitos negativos depois de consumir a dieta de Atkins por período de tempo mais longo. Por outro lado, também é possível que esses efeitos fiquem ainda mais negativos.

Assim como a maioria das dietas não convencionais, a de Atkins começou com grande publicidade com sua teoria sobre corpos cetônicos, etc. Desta forma, muitas pessoas a tentaram ou a utilizam atualmente. Como a estimativa de que milhões de pessoas tenham comprado o livro (clique aqui para pesquisar preços do livro Dieta de Atkins) ou seguido a dieta de Atkins, é importante que mais pesquisas científicas informem se ela traz benefícios ou se os riscos não valem à pena.

Saiba mais:
Dieta de Atkins, o doutor tinha ou não razão?
Dieta de Atkins
Dieta cetônica
Dietas sem carboidratos
Sem carboidrato a vida fica mais curta
C
arboidratos
Gorduras - ômega-3, ômega-6, colesterol, gordura mono-insaturada ...
Proteínas e Aminoácidos - Proteína vegetal x Proteína animal na dieta
Gordura Saturadas, Monoinsaturadas, Poliinsaturadas, Hidrogenadas, Trans, Ácidos graxos essenciais
Carboidrato
Emagrecer é diferente de perder peso
Programa Calorias Inteligentes de Reeducação Alimentar
Dietas saudáveis
Dietas Equilibradas
Dietas de Verão
Emagrecer para sempre
Regime alimentar para emagrecer - Regimes de emagrecimento populares
As dietas - Dieta de Beverly Hills, Atkins, da lua, do sangue



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto:
U. S. Department of Agriculture - United States Department of Agriculture