Copacabana Runners

Dietas de Verão podem ser prejudiciais

Estima-se que mais da metade da população adulta esteja com sobrepeso ou obesa, o que torna a obesidade uma epidemia e faz com que seja a segunda maior causa de morte evitável, superada apenas pelo tabagismo.

Com a chegada do verão, entretanto, aumenta a procura por "fórmulas milagrosas" na tentativa de obter um corpo escultural, preferencialmente sem muito sacrifício. Neste período, portanto, multiplicam-se as dietas de ocasião (dieta do abacaxi, dieta da fruta, dieta da lua, dieta do sol, dieta do atum, dieta da proteína, dentre outras) que prometem perda de peso considerável em um curto espaço de tempo. Essas dietas são, em sua maioria, inviáveis ao longo prazo tanto por não oferecerem um equilíbrio dos nutrientes como por serem extremamente restritivas.

As dietas radicais conseguem apresentar efeitos quase que imediatos, mas podem causar danos sérios à saúde e resultar no famoso efeito "sanfona" ou efeito "iô-iô". Como dificilmente o indivíduo consegue manter uma dieta severa e pouco palatável durante muito tempo e como, normalmente, depois de alcançado o objetivo o indivíduo volta a comer "errado", invariavelmente o peso perdido e, algumas vezes, até um pouco mais, é recuperado. Além disso, o emagrecimento rápido, sobretudo quando não associado à prática regular de alguma atividade física, pode trazer problemas estéticos, como estrias e flacidez, além de desânimo ou cansaço, resultados da carência de alguns nutrientes. As dietas com grande restrição de carboidratos, por exemplo, são deficientes em vitamina E, A, tiamina, ácido fólico, cálcio, magnésio e zinco. Já as dietas com restrição de gorduras, costumam ser deficientes em vitamina B12.

A dieta ideal é a balanceada (que contém todos os grupos de alimentos) e deve ser feita sob medida para cada pessoa, respeitando as características de cada um (biotipo, peso, altura, etc). Deve conter, portanto, carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais e também as "mal-vistas" gorduras. As gorduras, ou lipídios, além de fornecer energia ao organismo são fundamentais na absorção de certas vitaminas e na fabricação de elementos vitais para o bom funcionamento do organismo, como os hormônios. Ou seja, o indivíduo que quer emagrecer, deve comer de tudo um pouco e "diminuir" (não eliminar) as frituras, gorduras, massas e doces.

Vale ressaltar a importância de aliar a uma alimentação balanceada e saudável a prática regular de exercícios físicos ao longo do ano. Para quem não tem tempo de freqüentar uma academia, a dica é caminhar sempre que possível, aumentando o ritmo gradualmente. Subir as escadas em vez de utilizar o elevador e caminhar uma ou duas quadra em vez de pegar o carro para comprar o jornal, por exemplo, são duas ótimas dicas iniciais.

Ou seja, melhor que uma dieta que resulta em perda de peso que dura somente um verão é a mudança de estilo de vida, através da reeducação alimentar e prática regular de alguma atividade física, com conseqüente ganho na qualidade de vida e uma perda de peso sustentável que tem tudo para durar toda uma vida.





Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Calorias  
Programa de emagrecimento - clínica para emagrecer
Perda de peso
Guia da Pirâmide Alimentar
Alimentação saudável
Atividade física regular
Estilo de vida saudável
Dietas de muito baixas calorias - Dieta rápida hipocalórica de 800, 1000 e 1500
Emagrecer rápido - alerta sobre emagrecer rapidamente
Efeito Sanfona ou io-io nas dietas para emagrecer
Como Perder Peso
Alimentação para emagrecer com saúde
Como emagrecer com saúde - Remédio, ervas, alimentação
Cardápio para emagrecer - Cardápios de 1200 e 1600 calorias
Tabela de calorias das frutas
Tabela de calorias dos alimentos
Receitas para emagrecer
Receitas da dieta dash
Dieta de 800 calorias - VLCD
Dieta para manter o peso
Dieta para perder kg
Tabela de peso ideal pelo IMC
Dietas saudáveis
Dietas Equilibradas

Lista de Dietas:
Dieta das frutas - Frutariana
Dieta de South Beach
Dieta de Atkins
Dieta Macrobiótica  
Dieta Paleolítica
Dieta do Mediterrâneo ou mediterrânea
Dieta de Atkins, o doutor tinha ou não razão?
Dieta do dr. Atkins - Riscos e benefícios
Dieta das Proteínas
Dieta da sopa
Dieta líquida
Dieta da Lua
Dieta dos pontos
Dieta vegetariana
Dieta do tipo sanguíneo
Dieta da Zona - 40-30-30
Dieta Depurativa - Desintoxicação ou desintoxicante
Dieta das combinações
Dieta hipocalórica de 800 calorias
Dieta da Linhaça para Emagrecer
Dieta da Clara de Ovo
Dieta Dukan - O que é, fases, efeitos colaterais
Dietas da moda - dieta do atum e USP
Dieta Tao - Taoísta
Dieta branda
Dieta Gracie
Dieta cetônica
Dietas sem carboidratos
Dieta das calorias negativas
Dieta dos Vigilantes do Peso
Dieta dos Pontos da USP
Dieta dash
Dieta das calorias inteligentes
Dieta de Jesus
Dieta de Sonoma
Dietas Milagrosas - Dieta da água, banana, maçã, pão, suco de limão
Dieta do Abacaxi
A Dieta do Arroz
Dieta do Abdômen
Dieta das Notas
Dieta nota 10
Dieta Ortomolecular
Dieta Natural e Alimentos Naturais
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Dra. Yolanda Schrank é médica endocrinologista do Delboni Auriemo / DASA.

Sobre a DASA

A Diagnósticos da América S/A é a maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina e a quinta maior rede do mundo. Com cerca de 9 mil colaboradores, atende aproximadamente 53 mil pacientes por dia em mais de 300 unidades, processando, em média, 6,7 milhões de exames por mês. Oferece 3 mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 17 marcas em dez estados - Delboni Auriemo e Lavoisier, em São Paulo; Bronstein, Med Imagem e Lâmina, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur, Exame e MedLabor, em Brasília; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; e LabPasteur, em Fortaleza