Copacabana Runners

Dipirona Sódica - Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto

Homem com dor em um tendão - NIH

O que é dipirona sódica

A dipirona sódica é um antiinflamatório não-esteróide comumente usado em muitos países como analgésico e redutor de febre

No Brasil a dipirona sódica é comercializada como Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto, Sedalgina, Doridina, Migranette, Benegrip, Anador, Magnopyrol, Conmel, Difebril, Termopirona, Dipifarma, Termosil, Dorona, Hynalgin, Lisador, entre outros.

Dipirona sódica foi sintetizada pela primeira vez pela companhia alemã Hoechst AG (agora parte da Sanofi-Aventis) em 1920, e sua produção em massa começou em 1922. 

A dipirona sódica permaneceu disponível livremente por todo o mundo até a década de 70, quando descobriu-se que ela carregava um pequeno risco de causar agranulocitose -- uma condição perigosa e potencialmente fatal. 

A controvérsia sobre o nível de risco permanece até hoje. Vários países baniram a dipirona sódica totalmente ou limitaram seu uso somente com receita médica, porém no Brasil ela é vendida sem restrição.

Dipirona sódica e agranulocitose

A agranulocitose é uma condição aguda, que envolve leucopenia grave e perigosa. Leucopenia é a diminuição no número de células brancas sanguíneas. Como a principal função das células brancas é combater infecções, a diminuição no seu número pode aumentar o risco de paciente contrair infecção.

Disponibilidade da dipirona sódica pelo mundo

A dipirona sódica foi banida da Suécia em 1974, dos Estados Unidos em 1977, assim como em mais de 30 países como Japão, Austrália, Irã e parte da União Européia. Na Alemanha a dipirona sódica somente é vendida com receita médica. Na Suécia a dipirona sódica foi re-introduzida em 1995 e banida novamente em 1999.

No Brasil, e em outras partes do mundo (Espanha, México, Rússia, Israel, Bulgária, Romênia, entre outros países), a dipirona sódica é disponível livremente sem receita médica, sendo um dos analgésicos mais populares. 

No Brasil os remédios à base de dipirona sódica -- como Novalgina, Neosaldina e Buscopan Composto -- embora vendidos sem receita médica, carregam alerta e fornecem informações sobre agranulocitose. 

Embora a dipirona sódica seja vendida livremente no Brasil, seu uso tem declinado à medida que médicos vêm dando preferência a outros analgésicos, principalmente no tratamento de crianças.

Saiba mais:
Dor lombar
Dor nas costas
Ciática - Irritação e dor no nervo ciático
Dor na coluna - causas, tratamento
Lombalgia
Degeneração do Disco Intervertebral Lombar
Artrite
Osteoartrite - impacto da perda de peso
Ácido Úrico / Gota Úrica - Sintomas, Dieta e Nutrição
Reumatismo
Bursite
Dor no joelho
Fibromialgia
Glicosamina - Glucosamina
Sulfato de Condroitina
Gota - O que é essa doença, tratamento, causas, diagnóstico
Ácido úrico e gota
Artrite Reumatóide - Tratamento
Fibromialgia - Sintomas e causas
Fibromialgia - Tratamento, fisioterapia, medicamentos
Fibromialgia tem cura?
Tratamento da Artrose ou Osteoartrite
Inflamação nas articulações
Tendinite e Bursite
Cotovelo de Tenista ou Epicondilite Lateral
Síndrome do túnel do carpo - Sintomas, tratamento
Torcicolo - Dor no pescoço
Lupus - Tratamento
Antiinflamatórios não-esteróides
Proteja os seus tendões: prevenindo a dor da tendinite





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Metamizole" (en.wikipedia.org/wiki/Metamizole).