Doença de Alzheimer - Tratamento 

Idosos jogando xadrez - NIH

Como é o tratamento para doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é complexa, e nenhuma “pílula mágica” será capaz de prevení-la ou curá-la. Por isso, os tratamentos atuais para doença de Alzheimer focam em vários aspectos diferentes, incluindo ajudar o paciente a manter a função mental, controlar sintomas comportamentais, e prevenir ou retardar o progresso da doença. 

Tratamento para ajudar pessoas com doença de Alzheimer a manter a função mental

Quatro medicamentos são aprovados pela FDA (órgão norte-americano que regula medicamentos) para tratamento da doença de Alzheimer. Donepezila (Aricept®), rivastigmina (Exelon®), e galantamina (Razadyne®) são usados para tratar doença de Alzheimer em estágio moderado (donepezila também pode ser usada para doença de Alzheimer em estágio severo). Memantina (Namenda®) é usada para tratar doença de Alzheimer de estágio moderado a severo. 

PUBLICIDADE

Esses medicamentos funcionam regulando neurotransmissores (químicos que transmitem mensagens entre neurônios). Eles podem ajudar a manter o raciocínio, memória e capacidade de fala. Esses medicamentos ainda podem ajudar com certos problemas comportamentais. Entretanto, os medicamentos não alteram a processo por trás da doença e podem ajudar somente por alguns meses a alguns anos.

Tratamento para controlar sintomas comportamentais da doença de Alzheimer

Os sintomas comportamentais comuns da de Alzheimer incluem falta de sono, agitação, divagação, ansiedade, raiva e depressão. Cientistas estão aprendendo porque esses sintomas ocorrem e estudando novos tratamentos, como ou sem medicamentos, para controlá-los. 

PUBLICIDADE

Tratar os sintomas comportamentais geralmente faz a pessoa com doença de Alzheimer ficar mais confortável e torna seu cuidado mais fácil.

Tratamento para prevenir ou retardar o progresso da doença de Alzheimer

A pesquisa da doença de Alzheimer chegou a um ponto onde cientistas podem olhar além do tratamento dos sintomas e pensar em como tratar o processo por trás da doença. Em pesquisas para doença de Alzheimer em andamento, cientistas estão examinando muitas possibilidades de intervenções, como tratamentos cardiovasculares, antioxidantes, terapia de imunização, treinamento cognitivo, e atividade física.

Apoio de familiares e pessoas cuidando de pacientes com doença de Alzheimer

Cuidar de uma pessoa com doença de Alzheimer pode ter alto custo físico, emocional e financeiro. As demandas dos cuidados diários, mudanças nos papéis familiares, e decisões difíceis podem ser duras de lidar.

Ficar bem informado sobre a doença de Alzheimer é uma estratégia importante a longo prazo. Programas que ensinam as famílias sobre os diferentes estágios da doença de Alzheimer, e sobre estratégias práticas e flexíveis para lidar com as situações difíceis, dão ajuda vital para cuidar de pessoas com doença de Alzheimer.

Desenvolver boa capacidade de adaptação e forte rede de apoio de familiares e amigos também são providências importantes para ajudar aqueles que cuidam de pessoas com doença de Alzheimer a lidar com o estresse. Manter-se fisicamente ativo também fornece benefícios físicos e emocionais àqueles cuidando de alguém com doença de Alzheimer.

Algumas pessoas que cuidam de doentes com Alzheimer descobriram que participar de grupos de apoio é muito importante. Esses grupos de apoio permitem àqueles que cuidam de alguém com doença de Alzheimer expressem suas preocupações, compartilhem experiências, tenham dicas, e recebam conforto emocional.

Saiba mais:
Doença de Alzheimer: podemos prevenir?
Doença de Alzheimer - O que é esse mal
Doença de Alzheimer - Diagnóstico
Doença de Alzheimer - Causas
Doença de Alzheimer - Sintomas
Doença de Alzheimer e fisioterapia
Ômega 3 pode prevenir mal de Alzheimer
Perda de memória - Causas, demência multi-infarto
Promessas de Curas Milagrosas
Demência e psicanálise
Peixe na alimentação é saúde!
Óleo de peixe
Doença de Parkinson - O que é esse mal, sintomas, tratamento


PUBLICIDADE






Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute on Aging