Copacabana Runners

Doença de Chagas
Sintomas, tratamento, controle e diagnóstico

Mosquito - CDC/ Prof. Frank Hadley Collins, Dir., Cntr. for Global Health and Infectious Diseases, Univ. of Notre Dame

O que é doença de Chagas

A doença de chagas -- também conhecida como mal de Chagas, chaguismo e tripanossomíase americana -- é uma infecção causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. A forma mais comum de contágio é através do contato com as fezes de insetos conhecidos popularmente como barbeiro, que se alimentam sugando sangue humano e de animais. A doença de chagas também pode ser transmitida das seguintes formas: mãe para bebê (congênita), transfusão de sangue e transplante de órgão.

Locais onde a doença de Chagas ocorre

A doença de é endêmica desde o México até a América do Sul, onde estima-se que de 8 a 11 milhões de pessoas são infectadas. O barbeiro prolifera em casa de condições precárias, como paredes de barro ou teto de colmo, de modo que pessoas das áreas rurais são as que têm maiores riscos de contrair a doença de Chagas.

Sintomas e progressão da doença de Chagas

A doença de Chagas tem uma fase aguda e outra crônica. Se não for tratada a infecção pode durar a vida toda. A fase aguda da doença de Chagas ocorre logo após a infecção, pode durar de algumas semanas a meses, e parasitas podem ser encontrados na circulação sanguínea. A infecção pode ser moderada ou assintomática (sem sintomas). Pode ocorrer febre ou inchaço ao redor do local da inoculação (onde o parasita entrou na pele ou membrana mucosa). Em raras ocasiões, a infecção aguda pode resultar em inflamação severa do músculo cardíaco ou do cérebro e seu revestimento.

Seguindo a fase aguda a maioria das pessoas infectadas entram numa forma da doença prolongada e assintomática, chamada de "crônica intermediária", na qual poucos ou nenhum parasita é encontrado no sangue. Durante essa fase a maioria das pessoas não está ciente da infecção. Muitas pessoas podem permanecer assintomáticas pelo resto da vida e nunca desenvolver sintomas relacionados à doença de Chagas. Porém, estima-se que 30% das pessoas infectadas desenvolverão problemas médicos debilitantes durante o curso da vida. 

Complicações da fase crônica da doença de Chagas podem incluir:
* Anormalidades no ritmo cardíaco que podem causar morte súbita.
* Coração dilatado que não bombeia bem o sangue.
* Esôfago ou cólon dilatados, ocasionado dificuldades com alimentação e passagem das fezes.

Diagnóstico da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas pode ser feito através da observação do parasita em exame microscópico de amostra de sangue. Porém, esse método de diagnóstico somente funciona bem durante a fase aguda da infecção. O diagnóstico da doença de chagas crônica é feita após achados clínicos do paciente, assim como sua probabilidade de ter sido infectado.

Tratamento da doença de Chagas

O tratamento para doença de chagas é recomendado para todas as pessoas diagnosticadas com infecção aguda, sistema imunológico enfraquecido ou infecção congênita. Outras pessoas com doença crônica, especialmente crianças, podem se beneficiar do tratamento. Para problemas cardíacos ou gastrointestinais decorrentes da doença de Chagas, o tratamento sintomático (no qual procura-se aliviar os sintomas) pode ajudar. Os pacientes devem consultar primeiramente um clínico geral. Alguns pacientes podem ser encaminhados a um especialista, como cardiologista, gastroenterologista ou especialista em doenças infecciosas.

Prevenção e controle da doença de Chagas

Em áreas endêmicas da doença de Chagas as melhorias nas condições de habitação, e uso de inseticidas para eliminar o barbeiro, tem diminuído significativamente a proliferação da infecção. Outro instrumento importante no controle e prevenção da doença de Chagas é a seleção do sangue doado para prevenir a infecção através de transfusão. Também ajudam no controle da doença de Chagas a detecção precoce e tratamento de novos casos, incluindo casos de transmissão congênita.

Saiba mais:
Doença de Chagas - Transmissão pelo barbeiro, diagnóstico



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention