Doença periodontal - Gengivite e periodontite

Fio dental - NIDDK Image Gallery

A doença periodontal é uma infecção da gengiva tecidos circundantes que sustentam o dente no lugar. As duas formas de doença na gengiva são gengivite, uma forma leve que é reversível com boa higiene oral, e periodontite, uma forma mais severa que pode danificar os tecidos moles e osso que sustenta o dente. Se não for tratada, periodontite pode acarretar perda de dente.

Nos primeiros estágios doença periodontal geralmente não apresenta dor, e muitas pessoas não sabem que a tem. Nos casos mais avançados, doença periodontal pode causar machucados na gengiva e dor ao mastigar.

A boa notícia é que doença periodontal pode ser prevenida. Ela não precisa ser parte do envelhecimento. Com escovação cuidadosa, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista, pode-se reduzir o risco de desenvolver doença periodontal à medida que envelhece. Se você já foi tratado para doença periodontal, continuar com uma boa rotina de higiene oral, e visitar o dentista regularmente, pode minimizar as chances dela retornar.

PUBLICIDADE

Doença periodontal é geralmente ocasionada por hábitos ruins e escovação e uso de fio de dental, os quais permitem que placa dentária se acumule nos dentes. A placa que não for removida pode endurecer e formar tártaro que a escovação não pode limpar. Somente limpeza profissional por um dentista pode remover o tártaro.

Doença periodontal pode variar de simples inflamação na gengiva até doença séria. As duas formas de doença periodontal são gengivite e periodontite

Na gengivite a gengiva fica vermelha, inchada e pode sangrar facilmente. Gengivite pode geralmente ser revertida com escovação diária, uso de fio dental e limpeza regular por um dentista. Essa forma de doença periodontal não inclui qualquer perda óssea ou de tecido que segura o dente no lugar.

Quando a gengivite não é tratada, ela pode avançar para periodontite. Na periodontite, a gengiva descola do dente e forma espaços que ficam infectados. O sistema imunológico do corpo luta contra as bactérias à medida que a placa se espalha e cresce abaixo da linha da gengiva. Toxinas bacterianas e a resposta natural do corpo à infecção começam e quebrar o osso e tecido conectivo que segura o dente no lugar. Se houver tratamento, os ossos, gengiva e tecidos que seguram o dente são destruídos. O dente pode eventualmente ficar solto e ter que ser removido.

Saiba mais:
Prevenindo doenças da gengiva
Doença periodontal - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Periodontite e Gengivite - Doença periodontal e inflamação na gengiva
Alimentação e saúde dental
Gengivite
Mononucleose - Doença do beijo
Bruxismo ou ranger os dentes


PUBLICIDADE




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2011, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: NIH SeniorHealth