Doença renal crônica - O que é, causas, fatores de risco, prevenção

Rins - NIH

O que é doença renal crônica

Temos dois rins, que são órgãos em formato de feijão cuja função principal é filtrar o sangue, remover dejetos e água extra para urinar. Os rins também controlam a pressão sanguínea e fabricam hormônios que o corpo precisa para se manter saudável. A doença renal crônica ocorre quando os rins não conseguem mais remover os dejetos e água extra do sangue como deveriam. Doença renal crônica é mais freqüentemente ocasionada por diabetes ou pressão alta.

Cada rim contém em torno de um milhão de pequenos filtros feitos de vasos sanguíneos. Diabetes e pressão alta podem danificar esses vasos sanguíneos, de modo que os rins não conseguem mais filtrar o sangue tão bem quanto deveriam. Geralmente esses danos acontecem lentamente, ao longo de muitos anos. À medida que mais e mais filtros são danificados, os rins eventualmente param de funcionar.

PUBLICIDADE

A doença renal no começo não apresenta sintomas. Testes de sangue e urina são as únicas formas de saber que a pessoa tem doença renal inicial. As pessoas com diabetes ou pressão alta deve fazer testes para doença renal. A doença renal crônica pode progredir para insuficiência renal, estágio no qual há necessidade de diálise ou transplante de rim. Doença renal também está relacionada a doença cardiovascular.

Tratamento apropriado pode ajudar a prevenir mais danos aos rins e diminuir a progressão da doença renal. 

Causas, fatores de risco para doença renal crônica

Diabetes e pressão alta são as duas principais causas de doença renal. Tanto diabetes quanto pressão alta danificam os pequenos vasos sanguíneos nos rins, e podem ocasionar doença renal crônica sem a pessoa sentir isso.

PUBLICIDADE

Há também vários outros fatores de risco para doença renal crônica. Um desses fatores de risco para doença renal é doença cardiovascular. Outro fator de risco é o histórico familiar: a pessoa que tem pai, mãe, irmão ou irmã com doença renal, possui risco maior.

Pessoas com qualquer um desses fatores de risco devem discutir com um médico sobre realizar testes para doença renal. A pessoa não pode sentir a doença renal, então é importante fazer testes se possui fatores de risco.

Prevenção da doença renal crônica

Ao tomar medidas para controlar a diabetes e pressão alta, a pessoa pode ter rins saudáveis por mais tempo. É possível controlar a diabetes e pressão alta comendo alimentos saudáveis, praticando atividades físicas, tomando os medicamentos como prescrito e visitando o médico regularmente. Se a pessoa conseguir manter os fatores de risco sob controle, especialmente a pressão sanguínea, ela poderá postergar ou até mesmo prevenir a doença renal.

Saiba mais:
Como Manter seus Rins Saudáveis
Doença renal - Sintomas e diagnóstico
Doença renal - Tratamento
Diabetes tipo 1, 2 e gestacional
Pressão alta ou hipertensão arterial
Métodos de medida da pressão arterial
Pressão Arterial
Índices de pressão arterial, colesterol e glicemia
Insuficiência renal crônica
Uréia - Teste uréia sérica e uremia
Insuficiência renal e doenças nos rins
Hemodiálise
Proteinúria e teste para doença renal
Insuficiência renal aguda


PUBLICIDADE





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: NIH SeniorHeatlh