Copacabana Runners

Doenças cardíacas - Prevenção de doença cardíaca e seus tipos

Coração - Mikael Häggström, domínio público

O que é uma doença cardíaca

Doenças cardíacas incluem vários problemas que afetam o coração e vasos sanguíneos nele. Os tipos de doenças cardíacas incluem doença da artéria coronária, insuficiência cardíaca e arritmias cardíacas.

Tipos de doenças cardíacas - Doença da artéria coronária

A doença da artéria coronária é o tipo mais comum de doença cardíaca e a principal causa de ataques cardíacos. Quando a pessoa tem doença da artéria coronária, suas artérias ficam rígidas e estreitas. O sangue tem dificuldade de alcançar o coração, de modo que este não recebe todo o fluxo sanguíneo que precisa. 

A doença da artéria coronária pode ocasionar angina e ataque cardíaco. Angina é dor ou desconforto no peito que acontece quando o coração não recebe sangue suficiente. Angina não é um ataque cardíaco. Porém, ter angina significa que a pessoa tem maior probabilidade de sofrer um ataque cardíaco. Já o ataque cardíaco acontece quando a artéria está quase totalmente ou totalmente bloqueada, e o coração não consegue receber o sangue necessário por mais de 20 minutos.

Tipos de doenças cardíacas - Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não é capaz de bombear sangue pelo corpo da maneira como deveria. Isso significa que outros órgãos não obtêm sangue suficiente. Porém, insuficiência cardíaca não significa que o coração parou. O sinais de insuficiência cardíaca incluem:
* Falta de ar.
* Suor nas mãos, tornozelos e pernas.
* Cansaço extremo.

Tipos de doenças cardíacas - Arritmias cardíacas

As arritmias cardíacas são alterações nos batimentos do coração, as quais são inofensivas para a maioria das pessoas. À medida que se envelhece, aumenta a probabilidade de ter arritmias. Não é necessário entrar em pânico se tiver palpitações ou se o coração acelerar as vezes. Porém, se isso for acompanhado de outros sintomas, como tontura e falta de ar, deve-se chamar atendimento médico.

Prevenção de doença cardíaca

Pode-se reduzir a probabilidade de ter doença cardíaca ao fazer prevenção com os seguintes passos:
* Manter-se fisicamente ativo.
* Não fumar.
* Ter alimentação saudável.
* Manter peso normal.
* Conhecer sua pressão sanguínea e níveis de colesterol e triglicerídeos.

Anos de pressão alta podem ocasionar doenças cardíacas. Pessoas com pressão alta geralmente não apresentam sintomas. Desta forma, como prevenção, deve-se checar a pressão a cada ano e fazer tratamento caso seja necessário.

Outros testes para prevenção são o para diabetes, colesterol e triglicerídeos. Pessoas com altos níveis de glicemia sanguínea geralmente não apresentam sintomas, por isso é importante fazer exame de sangue regularmente. Ter diabetes eleva o risco para doenças cardíacas. Altos níveis de colesterol podem entupir as artérias e impedir que o coração obtenha o sangue que precisa. Isso pode ocasionar ataque cardíaco. Já os triglicerídeos são uma forma de gordura na corrente sanguínea. Altos níveis de triglicerídeos estão relacionados e doenças cardíacas em algumas pessoas. Pode ser possível abaixar os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos no sangue com exercícios físicos e alimentação saudável. O médico também pode receitar medicamentos.

Procure manter um peso saudável. Estar acima do peso eleva o risco de doença cardíaca. Atividade física e dieta equilibrada são importantes para manter um peso saudável. Tente fazer por semana pelo menos um total de 2 horas e 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou 1 hora e 15 minutos de atividade física vigorosa, ou uma combinação de atividade física moderada com vigorosa. Se você fuma, procura largar o cigarro. Caso não consiga sozinho, procure ajuda médico. Caso ingira bebida alcoólica, procure limitar a um drink por dia.

Saiba mais:
Proteja seu coração: medidas para reduzir seu risco cardíaco
Prevenção de doenças cardiovasculares
Ataque cardíaco - O que é, sintomas, prognóstico
Causas do ataque cardíaco e prevenção
Sintomas de ataque cardíaco
Diagnóstico e tratamento do ataque cardíaco
A vida depois do ataque cardíaco - Pacientes cardíacos
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Tratamento
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Diagnóstico
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Causas e fatores de risco
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Sintomas
Angina - O que é, tratamentos
Pressão alta - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Pressão alta - causas, prevenção e fatores de risco
Hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares e como baixar a pressão
Você sabe reconhecer os sintomas de um ataque cardíaco e AVC?



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2009 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: The Federal Source for Women's Health Information