Copacabana Runners

Doping e testes anti-doping

Pílulas - NIH

No esporte, doping refere-se ao uso de drogas que melhoram a performance, particularmente aquelas que são proibidas pelas organizações que regulam as competições esportivas. Outro tipo é o doping sanguíneo, tanto por transfusão como pelo uso do Hormônio Sintético de Eritropoietina (EPO). Também é considerado doping o uso de substâncias que mascaram outras formas de doping.

O doping é considerado anti-ético pela maioria das organizações esportivas, e em especial pelo Comitê Olímpico Internacional. As razões principais são a ameaça à saúde causada pelo doping, a busca igualdade de condições de competição e o efeito exemplar que o esporte "limpo" (livre de doping) tem no público.

Atualmente, tetrahidrogestrinona (THG) e modafinil estão causando controvérsia no mundo dos esportes, com muitos casos famosos de doping por essas substâncias ganhando cobertura da mídia. Alguns atletas detectados com modafinil protestaram que a substância não era proibida na época, porém a World Anti-Doping Agency (WADA) manteve as punições uma vez que modafinil é relacionada a outras substâncias já consideradas doping. Modafinil foi adicionada à lista de substâncias proibidas em 3 de Agosto de 2004, 10 dias antes da Olimpíada de Atenas.

Reação das organizações esportivas ao doping

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) foi a primeira organização mundial a levar a sério o doping. Em 1928 ela já banira atletas por doping, porém a tecnologia anti-doping disponível na época era pobre. Não foi até 1966 que e FIFA e a União Ciclística Internacional juntaram-se à IAAF no combate ao doping, seguidas pelo Comitê Olímpico Internacional no ano seguinte.

Desde aquela época o progresso da farmacologia do doping sempre era mais rápido que a habilidade das organizações esportivas implementarem testes rigorosos anti-doping, porém com a criação da World Anti-Doping Agency cada vez mais atletas tem sido pegos.

Os primeiros testes anti-doping foram feitos em 1966 e dois anos depois o Comitê Olímpico Internacional os implementou nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno. Esteróides anabolizantes tornaram-se o doping prevalente durante os anos 70 e depois que um método de detecção foi encontrado eles foram adicionados à lista de substâncias proibidas do Comitê Olímpico Internacional em 1976.

Alguns poucos comentaristas mantêm que, como a prevenção total do doping seria impossível, todas as substâncias dopantes deveriam ser legalizadas. Porém, a maioria discorda desse ponto de vista apontando que os efeitos danosos do doping a longo prazo. Com a legalização do doping todos os atletas competitivos seriam compelidos a se doparem, e o efeito seria competições equilibradas mas problemas de saúde espalhados entre os competidores.

Saiba mais:
Efeitos dos anabolizantes
Tipos de anabolizantes
Esteróides anabolizantes - Deca durabolin ou nandrolona
Esteróides Anabolizantes
Nandrolona - Deca-Durabolin

Mulheres e Músculos - Musculação Feminina e Vigorexia
LDH - Exame de lactato desidrogenase
Exercícios anaeróbicos Suplementos Protéicos X BCAA
Suplementos de creatina para performance atlética e sua segurança
Creatina - Como tomar, massa muscular, faz mal?
EPO - Eritropoietina - doping por hormônio sintético
Anabolizantes
Hipertrofia - aumentar massa muscular
Hormônio de crescimento
Hormônios
Suplementos Protéicos X BCAA
Suplementos para bodybuilding e musculação
Treinamento da força e da hipertrofia - Plano geral
Exercícios físicos para ganhar massa muscular
Musculação: Treino com qualidade para iniciantes
Musculação para iniciantes
Séries de exercícios de musculação para os iniciantes
Body Building
Tribo dos Marombeiros
Males do doping no esporte
Caso de doping Rebeca Gusmão
Whey Protein - Benefícios
Whey Protein
Ginecomastia
Suplemento jack3d pode ter matado corredora na Maratona de Londres
Suplementos Alimentares - Quem tem mania joga dinheiro no lixo e prejudica a saúde
Efedra





 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Doping (sport)" (en.wikipedia.org/wiki/Doping_(sport)).