Copacabana Runners

Dor abdominal

Intestinos - NIDDK Image Gallery

O que é dor abdominal?

A dor abdominal pode ser um dos sintomas associados a desordens passageiras ou doenças sérias. Fazer um diagnóstico definitivo da causa pode ser difícil, uma vez que várias doenças podem provocar dor abdominal. 

A dor abdominal é geralmente classificada como: sendo aguda ou crônica, por sua progressão, natureza (lancinante, insensibilidade, cólica), distribuição e pela caracterização dos fatores que a fazem piorar ou aliviar.

Tipos e mecanismos da dor abdominal

* A dor associada à inflamação do peritoneo parietal é constante, de intensidade moderada e é agravada pelas mudanças na tensão do peritoneo causada por pressão ou mudança de posição. Essa dor abdominal é geralmente acompanhada por tensão nos músculos abdominais contraindo para aliviar a tensão.

* Dor abdominal associada à obstrução da cavidade visceral
é geralmente intermitente ou cólica.

* A dor associada a alterações vasculares abdominais (trombose ou embolia) pode se súbita ou com aparição gradual, severa ou moderada. Dor associada à ruptura de um aneurisma da aorta abdominal pode irradiar para as costas, flancos ou genitais.

* Dor sentida no abdômen pode ser reflexo de outra área e a dor abdominal também pode irradiar para outros lugares do corpo.

Dor abdominal aguda

A dor abdominal aguda pode ser definida com um ataque súbito, severo de dor persistente com probabilidade de requerer intervenção cirúrgica para tratar a causa. A dor freqüentemente é associada a náusea e vômito, distensão abdominal, febre e sinais de choque.

Saiba mais:
Dores, cólicas e desconfortos abdominais
Infecção Alimentar
Dores abdominais e estomacais - gases, gravidez, dor constante
Como acabar com gases intestinais - Alimentos que causam
Excesso de gases intestinais e seus sintomas
Flatulência - Remédios para gases intestinais e estomacias
Intolerância à lactose - O que é, causas, sintomas, controle
Síndrome do intestino irritável





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2006, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Abdominal pains" (en.wikipedia.org/wiki/Abdominal_pains).